30 Setembro 2015      16:18

Está aqui

COSTA ALENTEJANA COM EXPLORAÇÃO DE PETRÓLEO

A ENI e a Galp vão perfurar no mar do Alentejo.

A Eni anunciou ontem que pretende efectuar uma perfuração ao largo da costa alentejana. Segundo Franco Conticini, da ENI, o furo do consórcio ENI-Galp vai ter lugar no próximo ano, não estando ainda fechada uma data nem o valor do investimento. Esta vai ser a primeira perfuração na costa alentejana.

Segundo o jornal O Público, na sua edição de ontem, é o preço do petróleo que está a condicionar o ritmo da prospecção em Portugal.

Há evidências desta matéria-prima no país e há interessados, mas o ritmo da pesquisa vai depender dos preços.

Há 300 milhões de anos, quando existia um grande continente que unia a África e a Europa às Américas, Portugal estava encostado àquilo que é hoje o Canadá. Do lado de lá do Atlântico já se encontraram reservas equivalentes a três mil milhões de barris de petróleo e a convicção é que deste lado do oceano, nas águas profundas e ultraprofundas da costa portuguesa, há potencial para descobertas futuras.

Essa foi uma das mensagens transmitidas por vários intervenientes na conferência sobre a exploração de petróleo em Portugal, organizada pela Entidade Nacional do Mercado dos Combustíveis (ENMC).

Imagem de capa daqui.

CAPTCHA
Image CAPTCHA
Escreva o caracteres que vê na imagem do lado direito.