Está aqui

Artigos publicados

A UNIVERSIDADE SÉNIOR DE ÉVORA E O DIA INTERNACIONAL DA MULHER

Numa realidade onde impera a participação feminina, faz todo o sentido celebrar o Dia Internacional da Mulher.

EDUCAÇÃO NÃO É PARA TODOS

Imaginemos que temos um problema de saúde. O que podemos fazer? Dirigir-nos a um hospital ou centro de saúde e certamente ninguém nos negará tratamento, seja ele bom ou mau.

Imaginemos que nos deparamos com um problema social – desemprego, agregados familiares, etc. – o que podemos fazer? Contactar a segurança social e certamente uma resposta existirá, seja ela adequada, boa ou má, mas existe!

MEDO?!?

Com as notícias recentes e a forma como são apresentadas, é comum os cidadãos tirarem conclusões distintas. A mim, o que me parece é que a comunicação social procura drama, tragédia, tudo aquilo que nos possa chocar! Não explora a notícia sucintamente, explora-a com detalhes mórbidos e que não interessam a ninguém. Basta verem o tipo de notícias sobre o atentado em Bruxelas ou mesmo notícias sobre os emigrantes que perderam a vida a caminho de Portugal.

O DIA DA MULHER É AMANHÃ!

Celebrou-se no passado dia 8 de Março o dia internacional da Mulher. Legitimo!

No entanto, o que me faz pensar, é quantas mulheres tiveram que morrer em luta pelo seu reconhecimento e quanto sofrimento passaram. Para mim o dia da mulher é todos os dias, pois todos os dias sou mulher! Mas concordo que se celebre esse dia, não com jantaradas e festarolas, mas sim que se reconheça a existência deste dia, se conheça a sua origem e principalmente se reconheça a sua importância!

E O GRANDE VENCEDOR É...

Aconteceu ontem a 88.ª cerimónia de atribuição dos Óscares. A sétima arte reconhecida em grandes filmes nesta cerimónia. Ontem não foi quase… DiCaprio quase por várias vezes tinha ganho a estatueta dourada, mas foi ontem que deixou o capitulo do “quase” e consumou merecidamente a recepção do prémio. Como eu me lembro há anos atrás do Titanic e os sonhos de menina que recordei ontem ao ver DiCaprio com Kate Winslet, os dois protagonistas de um filme de sonho de uma adolescente (na altura)!

DO 8 AO 80 AO 8

2015 foi um ano de extremos negativos! Começamos em baixas com o atentado ao Charlie Hebdo em Paris. Incredulidade, espanto, revolta, indignação… Je suis Charlie Hedbo! O mundo solidarizou-se neste mote. A liberdade de expressão foi posta em causa, consciencializando-nos sob o quão frágil podemos ser!

Mais uma vez Cristiano Ronaldo foi o melhor jogador do mundo!

O avião da Germanwings despenha-se por vontade própria do piloto, sem deixar sobreviventes!

Estado Islâmico, Estado Islâmico, Estado Islâmico, Estado Islâmico, Estado Islâmico…

EXPERIÊNCIAS DE UMA VIDA!

Há situações, momentos e ocasiões que são importantes na vida do ser humano. Muitas vezes vivemos no nosso mundo, na nossa realidade, na nossa comunidade e no seio das nossas famílias e amigos, sem repararmos no que se passa ao nosso redor. O quanto iguais e ao mesmo tempo diferentes podemos ser!

NOVAS METODOLOGIAS, NOVOS CAMINHOS!

Enquanto professora/formadora, considero essencial existir uma renovação de metodologias de forma a acompanhar a evolução do processo de ensino-aprendizagem. Recentemente estive em Itália, a realizar um curso de formação sobre “Digital Storytelling”. O storytelling (contar histórias) é sempre pessoal, ou seja, refere-se à própria pessoa. A questão do digital significa que se construirá um percurso pessoal com base em fotos e narrado na primeira pessoa e se converterá em vídeo utilizando as novas tecnologias.

IMENSAS POSSIBILIDADES

Ser um jovem cidadão nos dias de hoje pode ser difícil mas é decerto também muito fácil. Existem para os jovens inúmeras possibilidades de se melhorem a eles próprios, isto a nível pessoal ou mesmo a nível académico e/ou associativo.

QUE GRANDE (DES) GOVERNO!!!

Hoje lá na associação “x” houve eleições. Haviam três listas de candidatos. A lista do Toninho, a lista do Pedrinho e a lista da Mariazinha (sim temos que respeitar a lei da paridade). Votos feitos e contabilizados, os resultados foram os seguintes

Pedrinho – 23 votos

Mariazinha – 12 votos

Toninho – 13 votos

Abstenção – 60 associados

Páginas