Está aqui

Educação

Universidade de Évora sobe 500 lugares na investigação

A Universidade de Évora (UÉ) subiu, em 2020, cerca de 500 lugares no European Research Ranking.

O European Research Ranking é um ranking que avalia um grupo de mais de mil instituições de 27 países europeus com projetos de investigação que recebem financiamento da Comissão Europeia, e que baseia a sua classificação nos dados fornecidos pelo Serviço Comunitário de Informação para a Investigação e o Desenvolvimento (CORDIS).

Sociedade do Bem recupera tradição dos bichos-da-seda em escolas alentejanas

Quem não se lembra dos bichos-da-seda, que na Primavera encantavam as crianças de antigamente, que dessa forma tinham a oportunidade de ver nascer, crescer e transformarem-se em borboletas estes inofensivos bichinhos?

Jornadas da Comunicação em Portalegre celebram 25 anos

As “Jornadas da Comunicação” celebram em 2021 a sua 25ª edição e são o evento mais antigo do país, desenvolvido somente por alunos.

Este evento, que decorre anualmente, é organizado pelos estudantes da licenciatura de Jornalismo e Comunicação do Instituto Politécnico de Portalegre (IPP) e consiste numa semana de debates, workshops e exposições que envolvem os temas de jornalismo e comunicação organizacional, sendo que no último dia se realizam tributos a pessoas que se vão destacando nas áreas em questão.

Fraunhofer Portugal contrata profissionais para novo centro de investigação com a Universidade de Évora

A Fraunhofer Portugal pretende contratar 15 profissionais altamente qualificados nas áreas de agronomia, nanotecnologia e materiais e que irão integrar os novos centros de investigação, sediados em polos na Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD) e na Universidade de Évora.

Erasmus+ do Politécnico de Portalegre classificado como “boa prática”

O projeto europeu Eramus 3Economy+ desenvolvido pelo consórcio de três instituições de Ensino Superior públicas - Politécnico Portalegre, Universidade de Granada e Universidade de Malta - foi distinguido pela Comissão Europeia como “Good Practice Example”.

Este projeto que envolve o Instituto Politécnico de Portalegre obteve uma classificação de 92 pontos em 100 possíveis, atribuídos pela agência espanhola que gere programa Erasmus+ (SEPIE).

Escola de Hotelaria de Portalegre mostra-se em feira iberoamericana

A Cidade Romana de Ammaia, em Marvão, foi o cenário de um almoço especial, inspirado nos hábitos alimentares dos romanos que ali viveram há cerca de dois mil anos e os produtos regionais.

Este evento realizou-se com a intenção de a participação da Escola de Hotelaria e Turismo de Portalegre (EHT) na I Feira IberoAmericana Virtual de Gastronomia.

Investigadora desenvolve fiambre de peixe na Universidade de Évora

Foi no âmbito da tese de doutoramento em Ciências Agrárias e Ambientais da Universidade de Évora que Ana Teresa Ribeiro procurou, sob a orientação de Miguel Elias, Professor do Departamento de Fitotecnia, e de Rogério Mendes, investigador do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), recorrer a vários tipos de pescado de aquacultura, fibras vegetais e diferentes tecnologias de gelificação para desenvolver um produto saudável e pronto a consumir, com características semelhantes às de um fiambre de porco.

Conquistas Neuropsicomotoras e a Qualidade de Vida das Crianças

Ao longo do seu desenvolvimento, as crianças atingem grandes conquistas neuropsicomotoras como, o controlo da cabeça para apreciarem o que existe à sua volta, o controlo das mãos que lhes permite pegar em objetos, a locomoção que possibilita a sua mobilidade pelo espaço envolvente, a posição bípede, o caminhar, o subir escadas onde, pouco a pouco, vão alternando os pés, o correr ou o saltar. Esta última fase, também é conhecida como a fase de voo, onde as crianças perdem o contacto com o solo e, através da qual, reforçam a sua autoconfiança.

Politécnico de Portalegre com 2,4 M/€ para combater a crise climática

Numa parceria com o Fórum da Energia e Clima e a Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Alentejo (CCDR), o Instituto Politécnico de Portalegre (IPP) desenvolveu o “Projeto Guardiões” para combater a crise climática e que conta com um financiamento global de cerca de 2,4 milhões de euros.

Coordenado por Luís Loures, vice-presidente do IPP, este projeto pretende ser um instrumento de sensibilização, formação e informação da sociedade civil para a temática das alterações climáticas.

Universidade de Évora com projeto para adequar tecnologia às culturas em estufas

É a partir da transferência de conhecimento em agricultura de precisão, em particular na produção em estufas e com foco nas necessidades e desafios específicos do sector que a equipa do projeto Next Generation Training on Intelligent Greenhouses (NEGHTRA) conta vir a contribuir para o aumento da eficiência dos sistemas de produção e do seu potencial económico e que, Fátima Batista, Professora do Departamento de Engenharia Rural da Universidade de Évora (UÉ) e investigadora no MED, considera “aspetos fundamentais para este sector face aos desafios ambientais e societais com que atualmente no

Páginas