Está aqui

Educação

MUSEU DA PAISAGEM VAI SER REALIDADE NO ALENTEJO

Vai nascer em breve o Museu da Paisagem, direcionado para a salvaguarda da paisagem e do património imaterial do Alentejo.

O acordo já foi assinado por Bengalinha Pinto - Presidente da Câmara Municipal de Viana do Alentejo e Ceia da Silva - Presidente da Entidade Regional de Turismo do Alentejo e Ribatejo,.

A cerimónia decorreu no recém-requalificado Paço dos Henriques, em Alcáçovas.

REGRAS DA PROTEÇÃO DE DADOS MAIS EXIGENTES SÃO OBJETO DE FORMAÇÃO EM PORTALEGRE

A 4 de maio de 2016 a União Europeia fez publicar um novo "Regulamento de Proteção de Dados", prevendo um período de adaptação de dois anos, que terminam no primeiro semestre do próximo ano. Que impacto traz esta nova legislação às empresas e instituições? Ou que sanções serão agravadas para os incumpridores?

São algumas das questões que terão resposta numa ação de formação especializada organizada pelo Núcleo Empresarial de Portalegre (NERPOR) e o IAPMEI, no próximo dia 27 de setembro, em Portalegre.

VIANA DO ALENTEJO INAUGUROU NOVA BIBLIOTECA COM O HUMORISTA ALENTEJANO JORGE SERAFIM

O Município de Viana do Alentejo inaugurou no passado dia 15 de setembro, em Viana do Alentejo, a nova Biblioteca Municipal, no antigo edifício da antiga Escola de S. João.

Na cerimónia de inauguração estiveram o presidente do Município, Bengalinha Pinto, o Diretor da Direção-Geral do Livro, dos Arquivos e das Bibliotecas, Silvestre Lacerda, e a Diretora Regional de Cultura do Alentejo, Ana Paula Amendoeira, entre populares.

EM ALVITO A FRUTA É GRATUITA PARA AS CRIANÇAS DO PRÉ-ESCOLAR E DO 1.º CICLO

O município de Alvito, no Baixo Alentejo, que já distribuia fruta de forma gratuita aos alunos do 1.º ciclo, resolveu estender a medida às crianças do pré-escolar. O "Regime de Fruta Escolar", para além de distribuir fruta pelas crianças está neste momento a acompanhar pedagogicamente as crianças e as suas famílias, promovendo hábitos de consumo equilibrados e benéficos para a saúde, procurando combater assum a obesidade infantil.

AVÓS DE FERREIRA DO ALENTEJO ESTUDAM NOVAS TECNOLOGIAS

A Câmara Municipal de Ferreira do Alentejo volta a promover este ano o projeto “Avós na Net”, um programa dirigido a pessoas com mais de 55 anos e que queiram aprender a utilizar as novas tecnologias. O programa, que combate a infoexclusão e promove a confraternização entre os mais idosos, permite aos mais velhos ambientarem-se na navegação na internet, utilizando os motores de busca, explica como se fazem pesquisas eficazes e ajuda a gerir as redes sociais.

Os interessados devem inscrever-se no Arquivo Municipal de Ferreira do Alentejo. 

 

A PARTÍCULA DE DEUS ESTEVE EM ÉVORA

Fora da comunidade científica, é chamada a partícula de Deus por ser esta a partícula que permite que as demais possuam diferentes massas. Terá surgido com o Big-Bang e o nome científico é bosão de Higgs. Em padrão científico, o bosão de Higgs é uma partícula elementar bosónica e que representa a chave para explicar a origem da massa de todas as outras partículas elementares, ou seja, sem ela, nenhuma das partículas elementares teria massa, e o mundo não poderia ser como é.

O que que é isto tem a ver com Évora e o Alentejo?

POLITÉCNICO DE BEJA CRESCE E PREENCHE METADE DAS VAGAS

À imagem do homólogo de Portalegre e da Universidade de Évora (preenchida a 90%), também o Instituto Politécnico de Beja teve conseguiu um crescimento face ao ano transato. O aumento foi de 16,1%, tendo preenchido 238 das 476 vagas que tinha disponíveis, este ano letivo, na primeira fase do concurso nacional de acesso ao Ensino Superior.

PORTEL OFERECE MANUAIS E LIVROS AUXILIARES A TODOS OS ALUNOS DO CONCELHO

O município de Portel ofereceu manuais escolares e livros auxiliares a todos os alunos do concelho. Numa nota de imprensa, aquele município alentejano explica que a medida serve para atenuar "o grande esforço financeiro que o início do ano lectivo representa para as famílias", e que este apoio às famílias acontece sem interrupções nos últimos 8 anos, tendo gradualmente vindo a abranger todos os alunos do 1.º ao 9.º ano de escolaridade. Mas a medida vais mais além e inclui ainda um apoio financeiro de 100 euros a todos os alunos do secundário.

VIANA DO ALENTEJO INAUGURA NOVA BIBLIOTECA

Viana do Alentejo inaugura hoje a sua nova biblioteca municipal e conta com a participação da Diretora Regional de Cultura do Alentejo, Ana Paula Amendoeira, o presidente do Município de Viana de Viana do Alentejo, Bengalinha Pinto, e o Diretor da Direção-Geral do Livro, dos Arquivos e das Bibliotecas, Silvestre Lacerda.

A Biblioteca Municipal, que conta com dois polos nas freguesias de Aguiar e Alcáçovas, integra a Rede concelhia de Bibliotecas (BiblioVia) e a Rede de Bibliotecas da Comunidade Intermunicipal do Alentejo Central.

BRAVO NICO DESIGNADO EMBAIXADOR EPALE EM PORTUGAL

Reconhecido nacionalmente como um dos mais conhecedores nas áreas da educação de adultos, educação comunitária e educação popular, pedagogo, investigador e professor universitário, José Carlos Bravo Nico, alentejano e eborense acaba de ser designado Embaixador EPALE  - Electronic Platform for Adult Learning in Europe/Plataforma eletrónica para a educação de adultos na Europa, pela Agência Nacional para a Qualificação e o Ensino Profissional (ANQEP).

Páginas