1 Março 2016      11:56

Está aqui

E O GRANDE VENCEDOR É...

Aconteceu ontem a 88.ª cerimónia de atribuição dos Óscares. A sétima arte reconhecida em grandes filmes nesta cerimónia. Ontem não foi quase… DiCaprio quase por várias vezes tinha ganho a estatueta dourada, mas foi ontem que deixou o capitulo do “quase” e consumou merecidamente a recepção do prémio. Como eu me lembro há anos atrás do Titanic e os sonhos de menina que recordei ontem ao ver DiCaprio com Kate Winslet, os dois protagonistas de um filme de sonho de uma adolescente (na altura)!

A sétima arte é sonho de qualquer um de nós, transposto para o ecrã, que nos faz sonhar, que nos apela à imaginação e criatividade, que nos desperta emoções e tantas vezes nos faz chorar! Parabéns a todos os vencedores! Foi uma “gala e pêras”, como se diz por cá no nosso Alentejo!

Nosso, sim, dos alentejanos, aquelas almas que vivem na calma e na paz como mais nenhum ser humano vive! Não é alentejano quem quer, mas sim quem tem essa sorte ou dádiva! Há alguns dias deparei-me com um vídeo partilhado inúmeras vezes pelo Facebook, mas não liguei grande importância ao assunto. Acontece porém que passou a ser impossível ignorar “aquilo”… Sim, “aquilo”! Estava um “suposto” escritor a apresentar um livro sobre o Alentejo, ou talvez fosse sobre um não-Alentejo! Porque aquilo que ouvi não existe… talvez seja um Alentejo da imaginação daquele senhor – Também vimos muitos filmes do Texas e no Texas certamente não há só “cowboys”! Mas por “cowboy”… pasme-se estava outro individuo, semi-apresentador a anuir com a fantasia do “Quique”! “Quique” parece-me adequado, para um tipo “queque” que se diz alentejano, mas que afinal sobre o Alentejo nada sabe e que se chama Henrique qualquer coisa, que não importa referir.

Obviamente não pretendo ofender ninguém, muito menos o “Quique” pessoa de valores tão afincados e de uma família exemplar alentejana! O outro senhor, o tal “semi-apresentador” apenas manifesto a minha indignação pelo tipo de discurso que teve, mas principalmente compreendo o fracasso que a SICRadical tem tido nos últimos tempos (era uma dos meus canais preferidos), sendo ele director de programas do canal, o que é de lamentar!

Se reportássemos isto aos Óscares, tinham ganho o Óscar para o melhor livro de fantasia (para o Quique) e para o semi-apresentador o Óscar de “quase apresentador” de programas de entretenimento!

Recomendar-lhes-ia a leitura de algumas das minhas crónicas mais antigas, com destaque para a “Alentejanismos… com tradução”, pois certamente iriam aprender alguma coisa de novo, sobre o nosso tão querido Alentejo – terra de calmaria, boa gente, boa mesa e grandes tradições!

Para ambos… Do Alentejo, com Amor!

Imagem de capa daqui.

CAPTCHA
Image CAPTCHA
Escreva o caracteres que vê na imagem do lado direito.