Baixo Alentejo

PROCURAM-SE DONATIVOS PARA INSTALAR DETECTOR DE TROVOADAS EM SERPA

O Grupo Blitzortung - Portugal está a implementar no país uma rede de detectores de trovoada e, para o efeito, lançou ontem uma campanha de angariação de fundos para poder comprar um equipamento que será instalado em Serpa, no Baixo Alentejo.

CUBA LEADER VOLTOU

A icónica Feira Cuba Leader, que deixou marcas na memória coletiva da região no Baixo Alentejo, volta agora como "Feira do Cante e das Tradições", entre 30 de junho e 2 de julho,

ALVITO OFERECE SESSÕES GRATUITAS DE HIDROGINÁSTICA

Durante os meses de julho e agosto, a Câmara Municipal de Alvito disponibiliza na Piscina Municipal, sessões gratuitas de hidroginástica.

As sessões realizam-se todas as terças e quintas-feiras, das 19.00 às 20.00 horas.

Os exercícios aquáticos realizados em piscina permitem benefícios relevantes no âmbito da prevenção, da reabilitação e do treino desportivo, como a redução do risco de lesões, incremento da condição cardiorespiratória e fortalecimento muscular.

CARLOS MIGUEL ASSINA HOJE CONTRATOS DE FINANCIAMENTO EM ÉVORA E MOURA

O Secretário de Estado das Autarquias Locais, Carlos Miguel, participa esta manhã na cerimónia de assinatura do contrato de financiamento, no âmbito do Programa Equipamentos Urbanos de Utilização Coletiva, para conclusão da sede da Associação de Dadores Benévolos de Sangue de Évora.

A iniciativa tem lugar na Associação de Dadores Benévolos de Sangue, na Rua da Mouraria, 56, em Évora. Carlos Miguel estará, no mesmo âmbito, à hora de almoço em Moura, no Baixo Alentejo, para assinatura do contrato de financiamento para beneficiação da Casa Mortuária de Santo Amador, em Moura.

ALDEIA QUE O ALQUEVA ENGOLIU DÁ NOME A EXPOSIÇÃO ÚNICA

O Museu da Luz inaugura, na próxima 5ª feira, dia 29 de junho, a exposição temporária À Luz de uma nova História: Arqueologia nos novos caminhos da água, com uma mostra dos inúmeros vestígios do passado preservados no subsolo e que Alqueva permitiu trazer à luz do dia, durante os trabalhos de mobilização de terras para a construção das diversas barragens, canais, reservatórios e condutas que constituem o Empreendimento de Fins Múltiplos de Alqueva.

BAIXO ALENTEJO ESTÁ A VALORIZAR O CARDO

Para além da sopa e do queijo o cardo não parece ter muito mais utilizações. Parece que não tem mas esta ideia redutora está a mudar e a responsabilidade é do Centro de Biotecnologia Agrícola e Agro-Alimentar do Alentejo (Cebal), em Beja, no Baixo Alentejo, que desenhou o projecto Valorização Económica do Cardo (ValBioTecCynara) e que está a estudar todas as possíveis utilizações desta herbácea perene-

COMANDO DISTRITAL DE OPERAÇÕES DE SOCORRO DE BEJA ALERTA PARA PERÍODO CRÍTICO

O Comando Distrital de Operações de Socorro de Beja alerta que durante o Período Crítico, que começou ontem, 22 de junho e decorre até 30 de setembro,  não é permitido:

1 - Realizar queimadas para renovação de pastagens;

2- Queimar matos cortados e amontoados e qualquer tipo de sobrantes de exploração (exceto se decorrente de exigências fitossanitárias de cumprimento obrigatório, a qual deverá ser realizada com a presença de uma unidade de um corpo de bombeiros ou uma equipa de sapadores  florestais);

3 - Lançar balões com mecha acesa ou quaisquer tipo de foguetes;

CASTRO VERDE CELEBRA DISTINÇÃO COMO RESERVA MUNDIAL DA BIOSFERA

O Município de Castro Verde no Baixo Alentejo mobiliza hoje, 21 de junho, as "forças vivas" do concelho para celebrar a distinção pela UNESCO como Reserva Mundial da Biosfera, atribuída há precisamente uma semana em Paris. 

À autarquia, Associação de Agricultores do Campo Branco e comunidade juntam-se representantes de várias entidades regionais e nacionais como a Liga para a Protecção da Natureza. A iniciativa decorre pelas 19h30 nos Paços do Município e conta com a participação de vários corais e músicos locais..

ALQUEVA É UM BOM EXEMPLO NO USO DE DINHEIRO COMUNITÁRIO

A 8.ª reunião da Comissão de Acompanhamento do Alentejo 2020 tem tem estado a avaliar a execução dos projectos apoiados com fundos europeus e destacou ontem em Beja o projecto Alqueva como bom exemplo na utilização de fundos comunitários. Acompanhados pelo presidente do Conselho de Administração da EDIA, José Pedro Salema, Rudolf Niessler, director da Direção-geral de Política Regional e Urbana da Comissão Europeia, elogiou o impacto económico de Alqueva na região e Roberto Grilo, presidente da CCDR Alentejo, aproveitou a satisfação de Niessler para realçar que o Alentejo sabe utilizar os f

ALJUSTREL COM "CONSUMO DE ÁGUA ANORMALMENTE ELEVADO"

O Município de Aljustrel faz hoje saber em comunicado que está descontente com a qualidade do serviço prestado pela empresa responsável pelo abastecimento de água à população e vai por isso deixar de pagar a água.

A acusação foi feita pelo próprio presidente do município, Nelson Brito, que considerou como "péssimo serviço" o abastecimento de água, que acontece há mais de um mês, que os transtornos para a população são inaceitáveis e que já fez saber da sua intenção em suspender os pagamentos à empresa gestora das águas para abastecimento da população.

Páginas