Baixo Alentejo

MORA ORGANIZA PIQUENIQUE PARA MAIS DE 4 MIL PESSOAS

São mais de 4.000 as pessoas esperadas este domingo, 28 de Maio, na Mata Nacional de Cabeção, em Mora, no Alentejo Central, para participar no 22º Piquenicão Nacional, um evento que é promovido pela Confederação Nacional de Reformados, Pensionistas e Idosos (MURPI) e que tem o apoio do município local.

NOVO LINCE LIBERTADO EM MÉRTOLA

A Herdade das Romeiras, em Mértola, recebeu um novo lince-ibérico, vindo de Espanha para repovoar o Alentejo. Trata-se de uma fêmea que foi libertada no início desta semana e chama-se Nara.

Segundo o  Instituto de Conservação da Natureza e Florestas (ICNF), o núcleo populacional de linces nesta região já está consolidado, contando com oito fêmeas reprodutoras e nascimentos no meio pelo segundo ano, num total de 34 linces no Parque Natural do Vale do Guadiana.

KÁTIA GUERREIRO NO ALMARTE, EM ALMODÔVAR

Kátia Guerreiro é cabeça de cartaz no próximo domingo, 28 de maio, no Festival Internacional de Artes de Rua - Almarte, em Almodôvar, no Baixo Alentejo. A fadista vai acompanhada pelos músicos Pedro Castro e Luís Guerreiro, na guitarra portuguesa, João Veiga, na viola, e Francisco Gaspar, na viola baixo, para apresentarem o seu mais recente álbum, "Até ao Fim" e irão cruzar-se com os alentejanos Monda, com quem partilham o palco nesse dia.

EMBRAER VAI LANÇAR CLUBE DE FORNECEDORES

O gigante brasileiro da aeronáutica, detentor de parte da OGMA – Indústria Aeronáutica de Portugal, SA e com duas fábricas em Évora, prepara-se para criar um Clube de Fornecedores de forma a apoiar PME's do ramo.

NASCEU NOVO CENTRO CRISTÓVÃO COLON EM CUBA

A autarquia de Cuba inaugurou este fim-de-semana um novo Posto de Turismo e o novo Centro Cristóvão Colon. Localizado bem no centro da vila, o antigo edifício do BPI passou desde sábado, dia 20, a albergar estes dois equipamentos municipais, numa intenção da autarquia em localizar estes serviços numa zona com maior afluência de pessoas, podendo assim servir melhor a oferta turística do concelho e os seus visitantes.

ARTES VOLTAM ÀS RUAS DE ALMODÔVAR

Almodôvar recebe no próximo fim-de-semana mais um Festival Internacional de Artes na Rua, o ALMARTE. A iniciativa promove as Artes de Rua como artes circenses, magia, teatro de rua, marionetas, stand-up commedy, homens estátua, danças e arruadas, bem como uma mostra de artesanato e gastronomia local.

Aquela vila do Baixo Alentejo vai experimentar três dias de animação, com entrada livre. O Festival arranca na próxima sexta-feira e dura até domingo, 29 de maio.

 

GUADIANA MAIS NAVEGÁVEL EM 2018

O rio Guadiana vai ser mais navegável a partir de 2018, ano em que será lançado o concurso para a realização de uma obra que vai permitir a navegabilidade do rio no troço entre o antigo porto mineiro do Pomarão, em Mértola, e a vila algarvia de Alcoutim.

Estas novidades foram o resultado de reunião realizada em Mértola, e que juntou que diversas entidades ligadas a este projeto, e de onde surgiu uma programação futura sobre ao processo de navegabilidade do rio.

NOVA CAÇA AO OURO TOCA NO ALENTEJO

Vão ser efetuados furos em busca de ouro e cobre no Alentejo e Algarve.

Estes furos a grande profundidade serão essencialmente feitos no concelho de Alcoutim, mas atinge também o concelho de Mértola, ao abrigo do contratado em 2014 entre o Estado e a empresa Bolt Resources.

Em consulta pública está um outro projeto da empresa Ozdogu que pretende também pesquisar metais preciosos nos referidos concelhos, mas também em Almodôvar e Loulé.

 

Imagem de ouroabsoluto.com.br

LINCE IBÉRICO LIBERTADO EM MÉRTOLA MORREU ATROPELADO

O Neco, um lince ibérico libertado quinta-feira no vale do Guadiana morreu atropelado na zona de Mértola, no Baixo Alentejo e foi recolhido esta madrugada por uma Vigilante da Natureza do Departamento Conservação da Natureza e Florestas do Alentejo.

O Instituto de Conservação da Natureza e das Florestas (ICNF) adiantou em comunicado que o lince foi encontrado por um morador na quinta-feira à noite na Estrada Municipal entre Mértola e Corte Gafo de Cima, distrito de Beja, conforme avança o Observador.

FESTIVAL INTERNACIONAL DE BANDA DESENHADA "ANIMA" BEJA

A Banda Desenhada volta a animar o Centro Histórico da Cidade de Beja com a XIII edição do Festival Internacional de Banda Desenhada de Beja. Ao todo contam-se 18 exposições, 10 países representados, vários lançamentos de livros e sessões de autógrafos e mais de 60 editores no Mercado do Livro, que transforma o local na maior livraria do país durante o período do evento, com centenas de action figures, arte original, posters, prints e, claro, muitos livros.

Páginas