Baixo Alentejo

RASTREIO DO CANCRO DA MAMA ATÉ 15 DE SETEMBRO EM OURIQUE

Ourique, no Baixo Alentejo, tem a decorrer uma campanha de rastreio do cancro da mama até 15 de setembro. A unidade móvel estará em Garvão até dia 22 de agosto. A 23 e 24 de agosto é a vez de Santana da Serra e a partir de 25 de agosto até 15 de setembro, o rastreio estará em Ourique.

.

Matias Damásio, Anselmo Ralph e Ana Moura são os cabeças de cartaz de mais uma edição da Feira D’Aires que começa dia 22 setembro, em Viana do Alentejo.

RESERVAS DE ÁGUA "GARANTEM ABASTECIMENTO PÚBLICO" NO ALENTEJO

Numa reunião que decorreu ontem em Évora e que juntou governo, autarcas, Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas, da Empresa de Desenvolvimento e Infra-Estruturas do Alqueva, da Agência Portuguesa do Ambiente, da Águas de Portugal e das Comunidades Intermunicipais do Alto Alentejo, do Alentejo Central, do Alentejo Litoral e do Baixo Alentejo, o secretário de estado do Ambiente, Carlos Martins, garantiu que as reservas de água são suficientes para garantir o abastecimento público no Alentejo, afastando os "piores cenários" com base em estudos realizados às necessidades de água e

150 TONELADAS DE PEIXE RETIRADAS DE BARRAGENS ALENTEJANAS

O Secretário de Estado do Ambiente, Carlos Martins esteve ontem em Évora para uma reunião com autarcas alentejanos, a Associação de Regantes da Vigia, o Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas, da Empresa de Desenvolvimento e Infra-Estruturas do Alqueva, a Agência Portuguesa do Ambiente, a Águas de Portugal e as Comunidades Intermunicipais do Alto Alentejo, do Alentejo Central, do Alentejo Litoral e do Baixo Alentejo a discutir a situação de seca extrema que atinge sobretudo o sul do Alentejo.

SERPA DISTRIBUI WIFI GRATUITO EM TODO O CONCELHO

O município de Serpa está a alargar a rede de acesso à Internet wifi a todo o concelho e sem custos para os utilizadores, num processo que se prevê concluído até ao final deste ano.

A rede é acessível em espaços e edifícios públicos em todas as freguesias do concelho, de forma gratuita e sem tempo limite de utilização.

ÁGUA: RESTA MENOS DE 8% DA BARRAGEM DO MONTE DA ROCHA EM OURIQUE

A barragem do Monte da Rocha em Ourique, que serve 5 concelhos do Baixo Alentejo, está a menos de 8% da sua capacidade e tem o nível das águas de tal maneira baixos que deixou à vista uma aldeia submersa que não se via há mais de 30 anos. Está proibido o beberamento de animais naquela albufeira, os furos da região secaram na totalidade e em muitas das localidades já só chega água transportada em autotanques.

BARRANCOS É 1.º LUGAR NO RANKING DO DESEMPREGO NACIONAL

O jornal Dinheiro Vivo elaborou um ranking com base nos dados mais recentes publicados pelo Instituto de Emprego e Formação Profissional e pelo Instituto Nacional de Estatística, que não dispõe de dados atualizados em relação à população activa e concluiu que a Vila de Barrancos, no Baixo Alentejo, tem o valor mais alto  de desemprego do país, com um rácio de 10,4%.

Apesar destes rácios subestimarem a taxa de desemprego uma vez que contabilizam a população total do concelho, idosos, estudantes, todos os inativos, Barrancos apresenta o mais alto valor de desemprego do país.

FERREIRA DO ALENTEJO DEDICA DIA AOS IDOSOS, EM PASSEIOS À PRAIA

O município de Ferreira do Alentejo, no Baixo Alentejo, fez uma parceria com as juntas de freguesia do concelho e criou o programa "Vamos à Praia", que dedica as sextas-feiras dos meses de verão aos idosos, em passeios à praia de S. Torpes, em pleno Parque Natural do Sudoeste Alentejano.

CALOR OBRIGA A VINDIMAS ANTECIPADAS NO ALENTEJO

Pelo menos para a Casa Agrícola Alexandre Relvas, as vindimas levam este ano 3 semanas de avanço, tudo devido à seca extrema. A vindima em Redondo, no Alentejo Central, Évora e Vidigueira já começou a 1 de agosto, quando habitualmente é feita a partir da última semana deste mês.

Em declarações à agência Lusa, a que o Sapo 24 dá destaque, Alexandre Relvas diz esperar uma quebra de produção na ordem dos 45%, mas “boa qualidade” dos vinhos.

ALENTEJO COM RISCO MUITO ELEVADO DE EXPOSIÇÃO À RADIAÇÃO UV

Portugal Continental apresenta hoje um risco ‘muito elevado’ de exposição à radiação ultravioleta (UV) e o Alentejo não é excepção, de acordo com o Instituto Português do Mar e da Atmosfera.

Recomenda-se por isso o uso de óculos de sol com filtro UV, chapéu, ‘t-shirt’, guarda-sol e protetor solar, além de desaconselhar a exposição das crianças ao sol.

As temperaturas vão oscilar em Portalegre entre 20 e 33 graus, no Litoral Alentejano entre 16 e 38 graus, em Évora entre 15 e 37 graus, e em Beja entre 16 e 36 graus.

Páginas