Está aqui

Alentejo

FESTIVAL DO CARACOL EM PORTALEGRE ANGARIA FUNDOS PARA INFANTÁRIO

Começa hoje e decorre até dia 27 de agosto, aliando sabor à solidariedade. Trata-se da 3.ª edição da Feira Gastronómica do Caracol, em Portalegre, cujas receitas revertem para o Infantário de S. Cristóvão, que vive, segundo a organização, "tempos difíceis".

Ao todo estarão à disposição dos apreciadores cerca de uma dezena de receitas de caracol, confeccionadas pelo Grão-Mestre da Confraria do Caracol de Portugal, Belmiro Domingos e que podem ser saboreadas todos os dias entre as 16h00 e as 00h00.

CHINELOS DE CORTIÇA JÁ ANDAM POR TODO O MUNDO

AsPortuguesas são uma marca de chinelos feitos em cortiça, amigas do ambiente, nascidas da parceria da Ecochic e da Amorim Cork Ventures, do Grupo Amorim. AsPortuguesas nasceram em 2016 e já são exportadas para Médio Oriente, Estados Unidos da América, França, Alemanha e Reino Unido.

Há 11 modelos disponíveis e os preços variam entre 30 e os 35 euros.

FILMES ANTIGOS SOBRE A OLARIA DE VIANA DO ALENTEJO CHEGAM AO PÚBLICO

Viana do Alentejo, no Alentejo Central, conhecida além fronteiras sobretudo pela arte dos chocalhos, património da UNESCO, e pela sua olaria, que está a ser alvo de um documentário de António Menezes, prepara-se para projetar publicamente dois filmes que retratam o contexto da produção oleira nas décadas de 60 e 70 do século passado.

DIA MUNDIAL DA FOTOGRAFIA CELEBRADO EM ELVAS COM MARATONA FOTOGRÁFICA

O Museu Municipal de Fotografia João Carpinteiro, em Elvas, está a convidar profissionais e amadores a fotografar o Forte de Santa Luzia em Elvas, numa maratona de fotografia que decorre hoje e tem como tema o Forte de Santa Luzia.

FESTIVAL DO CRATO COMEÇA HOJE

O maior dos festivais de verão do Alentejo começa hoje e decorre até 26 de agosto, no Crato, Alto Alentejo.

17º GRANDE PRÉMIO DE ATLETISMO EM VIANA DO ALENTEJO

Viana do Alentejo volta a receber a 24 de setembro, o Grande Prémio de Atletismo Feira D'Aires, que decorre durante a histórica feira e volta a homenagear Luís Filipe Martins Branco, "uma personalidade que muito contribuiu para o desenvolvimento do desporto no Concelho", conforme se lê em comunicado emitido pela autarquia alentejana.

UVA A UVA, COMO SE FAZ VINHO NA ADEGA MAYOR

A Adega Mayor, do Grupo Nabeiro, em Campo Maior, está a lançar uma nova experiência de enoturismo que promete levantar um pouco o véu sobre o processo pelo qual as uvas passam até se transformarem em vinho.

Esta experiência, "Uva a Uva, até um Vinho Mayor”, dá a oportunidade a todos os visitantes de viver a cultura alentejana, conhecer os segredos e técnicas da vindima manual e todo o processo de transformação e produção de vinho, assim como visitar a Adega e realizar um workshop vínico, naquela prestigiada adega, assim como almoçar.

PAIS EM REDE PROMOVEM PROGRAMAS DE VERÃO EM GRÂNDOLA PARA CRIANÇAS COM DEFICIÊNCIA

PAIS EM REDE é um movimento cívico, de âmbito nacional, composto por “famílias especiais” e por cidadãos solidários, cuja função é constituir-se em parceiro social, capaz de unir vozes para comunicar, discutir, organizar e propor soluções, e, em consequência, mudar as mentalidades, na mira de uma progressiva qualidade de vida das pessoas com incapacidades e das suas famílias. Uma das dificuldades dos pais com crianças especiais é encontrar programas de verão capazes de responder aos desafios que levantam estas crianças.

RASTREIO DO CANCRO DA MAMA ATÉ 15 DE SETEMBRO EM OURIQUE

Ourique, no Baixo Alentejo, tem a decorrer uma campanha de rastreio do cancro da mama até 15 de setembro. A unidade móvel estará em Garvão até dia 22 de agosto. A 23 e 24 de agosto é a vez de Santana da Serra e a partir de 25 de agosto até 15 de setembro, o rastreio estará em Ourique.

TURISMO NO ALENTEJO CONTINUA EM CRESCIMENTO

De acordo com o Instituto Nacional de Estatística (INE) e se comparar-mos o número de dormidas no Alentejo em junho de 2016 e junho de 2017, apuramos um crescimento de 11,4%, distribuídas por aumentos de 7,7% nas dormidas de turistas residentes e 18,6% de turistas não residentes.

Neste mesmo mês e em relação aos proveitos, regista-se um aumento de proveitos de 20,9% quando comparados com o mesmo período do ano anterior.

O rendimento médio por quarto subiu no período homólogo dos 30,9 euros para os 36,6 euros.

Páginas