Está aqui

Alentejo

MAIS UM VINHO ALENTEJANO EM DESTAQUE MUNDIAL

Depois do “Conde D’Ervideira branco 2016” ter sido considerado um dos melhores brancos do mundo, agora foi o “Monte da Ravasqueira Syrah Viognier 2013” que conquistou uma medalha de ouro no Syrah Masters 2017, numa edição que decorreu em Bumpkin, na Inglaterra.

O certame é promovido pela prestigiada publicação europeia “The Drink Business” e junta em competição dezenas de vinhos desta casta ancestral e que chegaram dos mais variados cantos do mundo.

FRANCESES INVESTEM NA MESSEJANA

Não tem praia, mas isso também nunca foi um requisito para que a empresa francesa Moustikit – produtora de redes mosquiteiras – avançasse com um investimento que garantirá cerca de 40 postos de trabalho nesta localidade do concelho de Aljustrel, com cerca de 900 habitantes.

O projeto ainda está em fase de desenvolvimento, mas existe uma sinergia entre responsáveis da empresa francesa, autarquia e entidades públicas de modo a que esta fábrica seja em breve uma realidade e possa ter o impacto desejado na economia local.

 

A Praia da Messejana

REGRAS DA PROTEÇÃO DE DADOS MAIS EXIGENTES SÃO OBJETO DE FORMAÇÃO EM PORTALEGRE

A 4 de maio de 2016 a União Europeia fez publicar um novo "Regulamento de Proteção de Dados", prevendo um período de adaptação de dois anos, que terminam no primeiro semestre do próximo ano. Que impacto traz esta nova legislação às empresas e instituições? Ou que sanções serão agravadas para os incumpridores?

São algumas das questões que terão resposta numa ação de formação especializada organizada pelo Núcleo Empresarial de Portalegre (NERPOR) e o IAPMEI, no próximo dia 27 de setembro, em Portalegre.

HÁ UMA PROCISSÃO ALENTEJANA QUE CHEGA A TER 4 QUILÓMETROS DE EXTENSÃO

Embora a organização não tenha números objetivos acerca do número de fiéis que participaram na quarta-feira na Procissão dos Pendões, em Elvas, garante que em extensão da procissão contabilizou 4 quilómetros. 

A Procissão dos Pendões é considerada o ponto alto das tradicionais festas do Senhor Jesus da Piedade e Feira de São Mateus que decorrem até dia 1 de outubro, na cidade de Elvas e, por isso é considerada como uma das maiores manifestações religiosas do país.

CAPOULAS SANTOS ATRIBUI MEDALHA DE HONRA À ASSOCIAÇÃO DE CRIADORES DO PORCO ALENTEJANO

O Governo atribuiu ontem a Medalha de Honra do Ministério da Agricultura à Associação dos Criadores do Porco Alentejano (ACPA), por distinguir o “valioso e excecional contributo para o desenvolvimento e a valorização da agricultura e do mundo rural".

Capoulas Santos, ministro da  no despacho que atribui a medalha à ACPA defende que a associação tem “procurado conservar e melhorar” o porco de raça alentejana, através do fomento da produção dos animais na sua região natural, preferencialmente nas áreas de montado de sobro e azinho.

AERONEO VAI MESMO PARA BEJA. PROCESSO FOI DESBLOQUEADO

A Câmara Municipal de Beja avança em comunicado que se congratula com a publicação do despacho que "desbloqueia o processo de instalação das infraestruturas aeronáuticas da empresa Aeroneo em Beja", em Diário da República.

O município de Beja tem denunciado aquilo a que chama de sucessivos atrasos "no processo de instalação da unidade industrial da AeroNeo no Aeroporto de Beja", responsabilizando o Governo" e de estruturas dele dependentes" pela" falta de resolução" neste processo.

HERDADE ALENTEJANA RECEBE PRÉMIO INTERNACIONAL POR BOAS PRÁTICAS AMBIENTAIS

A Herdade dos Outeiros Altos, que produz vinhos e produtos biológicos e que criou o primeiro vinho DOC Alentejo Biológico, em Estremoz, venceu o prémio internacional “Goldener Korken 2017”, por boas práticas ecológicas e sustentáveis na produção de vinho, o que faz dela a primeira entidade a receber tal distinção em Portugal.

FERREIRA DO ALENTEJO LANÇA INVESTIMENTOS DE 2 MILHÕES DE EUROS

O município de Ferreira do Alentejo, no Baixo Alentejo aprovou esta semana investimentos e aquisições na ordem dos 2 milhões de euros. Segundo Aníbal Reis Costa, presidente daquele município, os investimentos aprovados visam a melhoria das condições de vida das populações e a requalificação de espaços públicos, feitos em final de mandato por motivos "de ordem burocrática".

REGUENGOS DE MONSARAZ CELEBRA PATRIMÓNIO E NATUREZA COM CAMINHADA, PADINHAS E CHÁ

Reguengos de Monsaraz vai participar a 23 de setembro nas Jornadas Europeias do Património com a caminhada “Escritas no Horizonte”, acompanhada pelo "Mestre Tavares" especialista em reconhecimento de plantas aromáticas e medicinais.

 O ponto de encontro para a caminhada é no Largo D. Nuno Álvares Pereira, em Monsaraz, às 9h, e a chegada será na praia fluvial de Monsaraz, cerca das 12h, onde haverá um piquenique partilhado. A autarquia vai oferecer padinhas com ervas doces para o repasto e o Mestre Tavares fará chá com as ervas apanhadas pelos participantes durante a caminhada.

ALENTEJO DEBATE PLANO DE AÇÃO PARA UMA ECONOMIA CIRCULAR

A Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Alentejo (CCDRA) organiza no próximo dia 25 de setembro um grande debate em torno do plano de acção para uma economia circular e com a apresentação de um estudo de caso da indústria corticeira e a participação entre outros, do presidente da CCDRA, Roberto Grilo e do ministro do ambiente, João Pedro Matos Fernandes.

A sessão decorre a partir das 14h30 em Évora, no auditório da CCDRA.

Páginas