Alentejo Litoral

VOLUNTÁRIOS RECOLHEM 14 TONELADAS DE LIXO DAS PRAIAS ALENTEJANAS

A Associação Brigada do Mar juntou cerca de 400 voluntários internacionais e durante 11 dias andou a recolher lixo nos cerca de 45 quilómetros de praias do litoral alentejano, entre Melides e Tróia, juntando mais de 14 toneladas de resíduos.

O lixo resulta sobretudo da falta de cuidado dos veraneantes, das actividades piscatórias e do que as marés trazem às praias. Apesar de ser ainda uma grande quantidade de lixo recolhida, a organização defende que os números têm caído, sobretudo devido à regularidade das recolhas, que são feitas desde 2009.

MÍTICA EN2 COM UM DOS MAIS BELOS TROÇOS NO ALENTEJO

A histórica rota 66, nos Estados Unidos, berço do primeiro Motel e do primeiro McDonald's do mundo, foi imortalizada por Hollywood. Esta estrada museu norte-americana começa em Chicago, Illinois, e atravessa os estados do Missouri, Kansas, Oklahoma, Texas, Novo México e Arizona terminando em Santa Mónica, na Califórnia, totalizando 3 755 km. Mas o país, particularmente o Alentejo, também tem um dos mais belos troços de estrada do mundo, a EN2.

SINES COM FEIRA DO MAR EM JUNHO

A economia do mar tem uma feira dedicada em Sines, no Litoral Alentejano. O evento, que vai para a segunda edição, decorre entre 16 e 18 de junho, inclui mostras empresariais, uma conferência sobre turismo do mar, visitas à caravela Vera Cruz e ao farol de Sines, observação do fundo do mar, visitas à lota, showcooking e a pratica de desportos náuticos. 

SANTIAGRO EM CONTAGEM DECRESCENTE NO LITORAL ALENTEJANO

A trigésima edição da Santiagro, a Feira da Agropecuária e do Cavalo de Santiago do Cacém, em Santiago do Cacém, prepara-se para receber cerca de 40 mil visitantes entre 25 e 28 deste mês.

Para celebrar os 30 anos do certame que é uma mostra de agricultura, essencialmente sobre as culturas do arroz, tomate e a pecuária do Alentejo Litoral, estará patente durante a feira uma exposição fotográfica sobre a evolução da feira desde os primeiros anos até à atualidade. Para além disso o certame conta com os espectáculos de Mickael Carreira, Virgul, Dengaz e Matias Damásio.

ZONA MINEIRA DE GRÂNDOLA TRANSFORMADA EM EMPREENDIMENTO

A conhecida zona mineira do Lousal, em Grândola, de onde se explorava pirite e que foi encerrada em 1988, vai ser alvo de uma transformação profunda e reconvertida num empreendimento imobiliário, o Lousal Mining Village.

CONFRARIA DO PEIXE NASCE EM SINES

A ideia nasceu à mesa de um restaurante no Porto de Sines e junta já hoje 80 confrades, presididos pelo Grão-Mestre António Cristóvão, que é também presidente da Fundação para a Investigação e Inovação Tecnológica, uma das fundadoras da Confraria. Falamos da Confraria do Peixe, que pretende preservar por um lado a relação nacional com o mar e com a pesca e por outro defender a sustentabilidade dos recursos pesqueiros e a qualidade do peixe e do marisco nacional.

MOSCATEL ROXO DE SETÚBAL NA LISTA DOS MELHORES DO MUNDO

O moscatel roxo de Setúbal de 2013, produzido pela Venâncio Costa de Lima, foi eleito o melhor da sua caregoria no Challenge Internationale du Vin em Bordéus. O concurso internacional de vinhos avaliou mais de 4 mil vinhos, de 38 países, distribuídos por 11 categorias.

Uma garrafa de 50 centilitros custa habitualmente 23 €. 

Imagem de capa da Câmara Municipal de Palmela.

GÁS AMERICANO VÊ SINES COMO A PORTA DE ENTRADA NA EUROPA

A estratégia energética norte-americana passa por tornar o país no maior exportador de gás natural liquefeito do mundo. A declaração é da responsável da embaixada dos Estados Unidos da América em Portugal, Herro Mustafa, feita ontem num almoço-debate organizado pela Câmara Americana de Comércio em Portugal. E Portugal, particularmente o Porto de Sines, é visto como a porta de entrada na europa pelo gás americano.

JOSÉ MARIA DA FONSECA LEVA VINHO ALENTEJANO AOS CINCO CONTINENTES

A José Maria da Fonseca, um dos maiores produtores vinícolas do país, com mais de 650 hectares de vinha distribuídos pelo Alentejo, Douro e Setúbal, e que faturou cerca de 20 milhões de euros em 2016, exportou o ano passado cerca de 80% do vinho que produziu, para 70 países, dispersos pelos cinco continentes e pretende aumentar a sua taxa de exportação em mais 10% para este ano. Para o efeito continua a adquirir área de vinha no país e investiu em 2001 15 milhões de euros num centro de vinificação que lhe vieram a permitir vinificar 6,5 milhões de litros de vinho por ano.

PRAIA DE GALAPINHOS NA ARRÁBIDA ELEITA COMO MELHOR DESTINO EUROPEU

A eleição de melhor destino europeu do ano, organizado pelo site European Best Destination, recaiu este ano sobre a Praia de Galapinhos, no Parque Natural da Arrábida, Costa de Setúbal.

Ao todo estavam a concurso 15 zonas balneares de Croácia, França, Itália, Espanha e Portugal e a eleita foi a bela praia de Galapinhos, que recolheu mais votos no site.

Páginas