Alentejo Litoral

Pandemia contribui para redução das emissões poluentes no país

A associação ambientalista ZERO anunciou que a redução no uso de carvão e a quebra da atividade económica em 2020, devido à pandemia, originaram uma das maiores alterações nas emissões poluentes em Portugal, que caíram 24% entre as dez unidades mais poluidoras.

Sines: Holanda prevê carregamentos de hidrogénio a partir de 2025

O porto holandês de Roterdão prevê começar a receber os primeiros carregamentos de hidrogénio verde a partir de 2025.  

Núcleo Museológico de Grândola abre com peças de Christian Louboutin

Uma instalação do criador Christian Louboutin com quatro peças, incluindo uma mala inspirada em Portugal, vai ser apresentada ao público, este sábado, na abertura do Núcleo Museológico de São Pedro, em Grândola.

Segundo a Lusa, a Câmara Municipal de Grândola refere, em comunicado, que a instalação é composta por quatro peças consideradas ícones do designer francês de calçado: a Tote Bag da coleção PORTUGABA, lançada em 2019 e inspirada em Portugal, e os sapatos Melina, Pigalle Strass e Divazeppa.

Sines diz estar “pronta” para receber projetos de hidrogénio

A Câmara Municipal de Sines revelou estar pronta para receber os grandes projetos anunciados para o hidrogénio verde, que vão envolver os municípios vizinhos, nomeadamente na produção de energia solar, prometendo “novidades” para breve.

Em declarações à agência Lusa, Nuno Mascarenhas, presidente da autarquia, diz que não tem muita informação além da que vem na comunicação social (projetos de produção de hidrogénio verde para exportação que envolvem pelo menos sete mil milhões de euros) mas admite que tem tido “algumas reuniões”.

Governo sorteia casas de renda acessível no Alentejo

O Instituto da Habitação e da Reabilitação Urbana (IHRU) vai abrir um novo concurso de renda acessível, com 54 casas de norte a sul do país. As candidaturas abrem a 7 de abril e as habitações serão atribuídas por sorteio, avança o jornal ECO.

Investimento de 2,3 M/€ reforça vigilância e controlo costeiro

A Secretaria Geral do Ministério da Administração Interna (SGMAI) aprovou um projeto de 2,3 milhões de euros para reforçar a capacidade operacional da Guarda Nacional Republicana na área da vigilância e controlo costeiro.

Grande parte desta verba - 75% dos custos, o que representa 1,7 milhões de euros - são financiados por fundos comunitários através de um projeto aprovado pela SGMAI, enquanto Autoridade Responsável do Fundo para a Segurança Interna.

Central fotovoltaica em Santiago do Cacém é contestada por população

O projeto que prevê uma central solar fotovoltaica no concelho de Santiago do Cacém, num investimento de mil milhões de euros, está a ser contestado pela população, através de uma petição pública.

Segundo a agência Lusa, a empresa Prosolia Energy quer construir a central solar “The Happy Sun is Shining” (THSiS) na freguesia de São Domingos e Vale de Água, e o Estudo de Impacte Ambiental (EIA) do projeto esteve em consulta pública até dia 18 de março.

Alentejo: equipamentos culturais e monumentos reabrem segunda-feira

A Direção Regional de Cultura do Alentejo anunciou que os equipamentos culturais, monumentos e sítios afetos à entidade vão reabrir ao público a partir de segunda-feira, dia 5 de abril.

Odemira cria fundo de 50 mil euros para apoiar agentes culturais

A Câmara Municipal de Odemira criou um Fundo de Apoio Extraordinário aos Agentes Culturais do concelho, no valor total de 50 mil euros, devido à pandemia de covid-19.

Em comunicado enviado à agência Lusa, o município anunciou a constituição do fundo e revelou que a fase de candidaturas está aberta e decorre até ao dia 30 deste mês.

De acordo com a autarquia, o objetivo é “minimizar o impacto da suspensão da atividade dos artistas e associações do concelho em consequência da pandemia da covid-19”.

Carlão dá espetáculo nas comemorações do 25 de Abril em Grândola

A Câmara Municipal de Grândola anunciou que a noite de 24 de abril vai ser comemorada com um showcase exclusivo do artista Carlão, com transmissão em direto no Facebook do município às 22h, a partir do Cine Granadeiro Auditório Municipal.

Páginas