Alentejo Litoral

PAIS EM REDE PROMOVEM PROGRAMAS DE VERÃO EM GRÂNDOLA PARA CRIANÇAS COM DEFICIÊNCIA

PAIS EM REDE é um movimento cívico, de âmbito nacional, composto por “famílias especiais” e por cidadãos solidários, cuja função é constituir-se em parceiro social, capaz de unir vozes para comunicar, discutir, organizar e propor soluções, e, em consequência, mudar as mentalidades, na mira de uma progressiva qualidade de vida das pessoas com incapacidades e das suas famílias. Uma das dificuldades dos pais com crianças especiais é encontrar programas de verão capazes de responder aos desafios que levantam estas crianças.

.

Matias Damásio, Anselmo Ralph e Ana Moura são os cabeças de cartaz de mais uma edição da Feira D’Aires que começa dia 22 setembro, em Viana do Alentejo.

RESERVAS DE ÁGUA "GARANTEM ABASTECIMENTO PÚBLICO" NO ALENTEJO

Numa reunião que decorreu ontem em Évora e que juntou governo, autarcas, Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas, da Empresa de Desenvolvimento e Infra-Estruturas do Alqueva, da Agência Portuguesa do Ambiente, da Águas de Portugal e das Comunidades Intermunicipais do Alto Alentejo, do Alentejo Central, do Alentejo Litoral e do Baixo Alentejo, o secretário de estado do Ambiente, Carlos Martins, garantiu que as reservas de água são suficientes para garantir o abastecimento público no Alentejo, afastando os "piores cenários" com base em estudos realizados às necessidades de água e

150 TONELADAS DE PEIXE RETIRADAS DE BARRAGENS ALENTEJANAS

O Secretário de Estado do Ambiente, Carlos Martins esteve ontem em Évora para uma reunião com autarcas alentejanos, a Associação de Regantes da Vigia, o Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas, da Empresa de Desenvolvimento e Infra-Estruturas do Alqueva, a Agência Portuguesa do Ambiente, a Águas de Portugal e as Comunidades Intermunicipais do Alto Alentejo, do Alentejo Central, do Alentejo Litoral e do Baixo Alentejo a discutir a situação de seca extrema que atinge sobretudo o sul do Alentejo.

ALCÁCER DO SAL VENCE AÇÃO JUDICIAL CONTRA "A GIGANTE" EDP

Em causa estava o usufruto por parte do EDP, enquanto concessionária da rede de baixa tensão de "uma receita indevida pela disponibilização dos apoios a diversos operadores de telecomunicações" e que levou o Município de Alcácer do Sal a intentar uma ação judicial contra esta empresa reclamando o pagamento de uma indemnização num valor não revelado.

A disputa foi resolvida em tribunal arbitral, com a condenação da EDP a "pagar ao município de Alcácer do Sal 50% de toda a receita que auferiu desde o ano de 2008 ao ano de 2017", segundo comunicado da autarquia.

S. TORPES, A PRAIA COM A ÁGUA MAIS QUENTE DO PAÍS

As praias portuguesas não são sinónimo de água quente. Mesmo as do Algarve, com temperaturas mais tépidas, não se podem chamar de praias de água quente. A única excepção no país é a praia de S. Torpes, em Sines, cuja temperatura da água costuma geralmente andar próxima dos 30 graus, ora com ondas, ora calma como uma lagoa. Está a ler bem, 30 graus, como numa banheira em casa, o que atrai um número crescente de veraneantes.

ILHA DO PESSEGUEIRO COM CADA VEZ MAIS RESTRIÇÕES

O Instituto de Conservação da Natureza e das Florestas tem aumentado as restrições em torno da Ilha do Pessegueiro, no Lugar de Porto Covo, inserida no Parque Natural do Sudoeste Alentejano e Costa Vicentina, na Costa Alentejana. Desde 2013 que não se pode nadar junto à ilha, a pesca lúdica está interdita e a coima mínima para os prevaricadores é de 500 euros.

ODEMIRA: MAIS ANTIGA MANIFESTAÇÃO DE ESCRITA DA PENÍNSULA IBÉRICA EM EXPOSIÇÃO

As estelas com escrita do Sudoeste, "um símbolo privilegiado da herança histórica da serra que separa o Algarve do Alentejo e a mais antiga manifestação de escrita da península Ibérica que ainda hoje se encontra por decifrar" têm uma exposição de arqueologia dedicada na Vila de Odemira, entre 17 de agosto e 15 de outubro.

LITORAL ALENTEJANO REFORÇA SERVIÇOS DE SAÚDE NAS PRAIAS

Com a época balnear a fazer chegar ao Litoral Alentejano milhares de veraneantes, a Unidade de Saúde do Litoral Alentejano tem reforçado os meios disponíveis para poder prestar serviços de saúde ao "acréscimo" sazonal de população. Segundo dados da própria Unidade de Saúde, entre 20 e 30% dos utentes dos serviços de saúde em época balnear são veraneantes que residem fora da região.

AMBIENTALISTAS PROTESTAM CONTRA EXPLORAÇÃO DE PETRÓLEO NO ALENTEJO

Cerca de 400 ambientalistas, com o apoio das autarquias de Aljezur e de Odemira, protestam hoje na Praia de Odeceixe, contra a prospeção de petróleo na Costa Vicentina e no Sudoeste Alentejano. Segundo a organização, os ambientalistas vão desenhar com os seus corpos a mensagem "Não ao Furo", dirigidas pelo desenhador de arte aérea, John Quigley.

O consórcio liderado pela petrolífera italiana Eni com a Galp, vai avançar com o furo exploratório ao largo de Sines, na costa alentejana, entre abril e junho de 2018, segundo informação da GALP.

Páginas