Está aqui

Internacional

ALENVIBES: UM FESTIVAL ORIGINAL NUM JARDIM DE PORTALEGRE

A organização descreve-o como música independente e consciente amplificada. Falamos do original festival que se desenrola na Jardim junto ao Museu das Tapeçarias em Portalagre e que junta vários músicos independentes, Operators, Dj’s e MC's, popular  "por trazer consigo discos de vinil e conjuntos de colunas caseiras de alta frequência".

O AlenVibes decorre entre 1 e 2 de setembro e conta com diversos nomes nacionais e internacionais de Reggae, Rub-a-dub e Jungle e conta com a curadoria de Luís Garção.

CHINELOS DE CORTIÇA JÁ ANDAM POR TODO O MUNDO

AsPortuguesas são uma marca de chinelos feitos em cortiça, amigas do ambiente, nascidas da parceria da Ecochic e da Amorim Cork Ventures, do Grupo Amorim. AsPortuguesas nasceram em 2016 e já são exportadas para Médio Oriente, Estados Unidos da América, França, Alemanha e Reino Unido.

Há 11 modelos disponíveis e os preços variam entre 30 e os 35 euros.

PAIS EM REDE PROMOVEM PROGRAMAS DE VERÃO EM GRÂNDOLA PARA CRIANÇAS COM DEFICIÊNCIA

PAIS EM REDE é um movimento cívico, de âmbito nacional, composto por “famílias especiais” e por cidadãos solidários, cuja função é constituir-se em parceiro social, capaz de unir vozes para comunicar, discutir, organizar e propor soluções, e, em consequência, mudar as mentalidades, na mira de uma progressiva qualidade de vida das pessoas com incapacidades e das suas famílias. Uma das dificuldades dos pais com crianças especiais é encontrar programas de verão capazes de responder aos desafios que levantam estas crianças.

ALENTEJO DESENVOLVE SISTEMA REVOLUCIONÁRIO DE BOMBEAMENTO FOTOVOLTAICO PARA IRRIGAÇÃO

A Universidade de Évora é parceira de um projeto europeu, o MASLOWATEN, um consórcio de 3 Universidades, 7 empresas, e 3 instituições de irrigação de 5 países diferentes, que está a desenvolver tecnologia de bombeamento fotovoltaico para irrigação e que tem instalado um sistema na Herdade de S. Barnabé e Vale de Calenas, em Alter do Chão, no Distrito de Portalegre. Esta nova solução ecológica consiste no uso de sistemas de bombagem fotovoltaica para irrigação agrícola que pretendem não consumir electricidade convencional.

INCIDENTE COM PRODUTO TÓXICO NA EMBRAER EM ÉVORA

A PSP de Évora registou ontem, 12 de agosto, um incidente com produto tóxico na fábrica da Embraer em Évora. Uma fuga de peróxido de cromo estará na origem do incidente que provocou ferimentos ligeiros num trabalhador e num dos bombeiros que interveio no local.

O derrame do produto tóxico foi combatido com pó de absorção e recolhido pelos bombeiros, que fizeram deslocar para a zona do incidente, 15 operacionais e cinco veículos. Segundo a PSP não houve contaminação para o exterior da fábrica.

Imagem de capa de magazineindependente.com

LEGO INSPIRA SISTEMA DE CONSTRUÇÃO COM BLOCOS DE CORTIÇA

É semelhante ao sistema de montagem LEGO e permite construir qualquer estrutura, parede ou mobiliário, tanto para interior como para exterior, sem ferramentas, sem parafusos, sem cola. Isso é Corkbrick, uma empresa portuguesa que desenvolveu um sistema inovador de blocos de cortiça que, à semelhança das peças Lego, permite criar e construir em casa ou no escritório qualquer tipo de estrutura ou mobiliário sem o recurso a ferramentas.

1.º FESTIVAL INTERNACIONAL DE BLUES DO ALENTEJO COMEÇA AMANHÃ

Shirley King, Budda Power Blues e Maria João, Fast Eddie Nelson e Chino & The Big Bet são nomes suficientemente sonantes para os apreciadores e curiosos dos Blues darem um salto entre amanhã e sábado, 11 e 12 de agosto,  ao Reguengos Wine & Blues Fest, o 1.º Festival Internacional de Blues do Alentejo, em Reguengos de Monsaraz, no Alentejo Central.

O festival tem entradas gratuitas,  está integrado na ExpoReg – 25ª Exposição de Atividades Económicas, é organizado pelo Município de Reguengos de Monsaraz e produzido pela Trovas Soltas.

ALENTEJO: "PETRÓLEO NÃO NOS VAI TRAZER NENHUMA RIQUEZA"

A Eurodeputada Marisa Matias, eleita pelo Bloco de Esquerda, esteve ontem em Odemira para "dizer não ao furo" de petróleo ao largo da Costa Alentejana. Para Marisa Matias, que falava num comício em Vila Nova de Milfontes, a população tem "um ano para impedir a prospeção de petróleo", que não "nos vai trazer nenhuma riqueza" e que a lógica de empresas "como a Galp não é fazer riqueza para as populações".

Para já dia 12 de agosto está agendada uma manifestação organizada pelas associações ambientalistas na praia de Odeceixe.

SINES COM AMPLIAÇÕES DE MOLHE PARA NAVIOS DE MAIORES DIMENSÕES

O Porto de Sines lançou no final da semana um concurso de empreitada de 88 milhões, para a execução da 3.ª fase de ampliação do molhe Leste. Esta intervenção visa melhorar as condições de acesso e manobras a navios de maiores dimensões, bem como aumentar a capacidade de abrigo à agitação marítima.

O molhe leste vai sofrer nova intervenção, numa ampliação de cerca de 750 metros de extensão.

Imagem de capa de portugalfotografiaaerea.blogspot.pt

 

MARVÃO E VALÊNCIA DE ALCÁNTARA UNIDAS EM FESTIVAL DE CINEMA

O Periferias – Festival Internacional de Cinema de Marvão e Valência de Alcántara decorre entre 14 e 20 de agosto e pretende, segundo a organização, levar o cinema junto das populações dos dois lados da fronteira, num esforço para criar novos públicos e estimular vivências culturais diferenciadoras.

Páginas