6 Setembro 2017      14:37

Está aqui

O SONHO... DE UMA CIDADE EDUCADORA!

“...que sabemos dos lugares é coincidirmos com eles durante um certo tempo no espaço que são. O lugar estava ali, a pessoa apareceu, depois a pessoa partiu, o lugar continuou, o lugar tinha feito a pessoa, a pessoa havia transformado o lugar.”

José Saramago

Uma cidade Educadora deve trabalhar a escola como espaço comunitário, deve trabalhar a cidade como grande espaço educador, deve permitir que os cidadãos possam aprender na cidade, com a cidade e com as pessoas. Esta mesma cidade deve valorizar as aprendizagens baseadas na experiência de cada um e priorizar a formação de valores.

Évora faz parte da Rede Territorial Portuguesa de Cidades Educadoras desde Novembro de 2001, no entanto ainda nos dias de hoje, existem munícipes da nossa cidade que nem sabem que Évora é uma Cidade Educadora, muito menos o que se faz nesse âmbito.

O conceito de Cidade Educadora tem na sua génese a ideia de que educar é uma responsabilidade de toda a sociedade, e de que a Educação não se deve centrar exclusivamente na Escola, mas abranger todo o tipo de educação (formal, não-formal e informal) incluindo o movimento associativo, sendo por isso um direito de todos e ao longo de toda a vida. De acordo com a Carta das Cidades Educadoras (AICE; 2004) “Todos os habitantes de uma cidade terão o direito de desfrutar, em condições de liberdade e igualdade, os meios e oportunidades de formação, entretenimento e desenvolvimento pessoal que ela lhes oferece”.

Évora tem todas as condições para ser efetivamente uma cidade educadora, mas para tal tem que estar organizada com todos os agentes do concelho, de forma a ser possível trabalhar com todos e para todos. Évora irá ter uma equipa que trabalhe novos projectos educativos para ela própria e com todas as entidades do Concelho. Évora irá trabalhar as questões da mobilidade e garantir acessos e respostas para todos. Évora irá estar atenta às estruturas dos seus agentes, potenciando condições dignas de trabalho, potenciadoras de resultados positivos. Évora irá que ser para miúdos e graúdos. Évora irá promover o voluntariado como acção por excelência de uma cidadania activa. Évora irá garantir a proximidade com todos. Évora irá ser respeitadora da diversidade, promotora do diálogo e não discriminatória. Évora irá aprender com outros e ensinar outros tantos, garantido um crescimento de experiência feito. Évora irá potenciar a educação de forma sustentável e natural. Évora irá…

Évora irá um dia ser uma cidade educadora por natureza, sem sequer precisar deste título! É um sonho para já, mas talvez um dia não muito longe, venha a ser realidade!

CAPTCHA
Image CAPTCHA
Escreva o caracteres que vê na imagem do lado direito.