Está aqui

Negócios e Empresas

MAIS UM VINHO ALENTEJANO EM DESTAQUE MUNDIAL

Depois do “Conde D’Ervideira branco 2016” ter sido considerado um dos melhores brancos do mundo, agora foi o “Monte da Ravasqueira Syrah Viognier 2013” que conquistou uma medalha de ouro no Syrah Masters 2017, numa edição que decorreu em Bumpkin, na Inglaterra.

O certame é promovido pela prestigiada publicação europeia “The Drink Business” e junta em competição dezenas de vinhos desta casta ancestral e que chegaram dos mais variados cantos do mundo.

FRANCESES INVESTEM NA MESSEJANA

Não tem praia, mas isso também nunca foi um requisito para que a empresa francesa Moustikit – produtora de redes mosquiteiras – avançasse com um investimento que garantirá cerca de 40 postos de trabalho nesta localidade do concelho de Aljustrel, com cerca de 900 habitantes.

O projeto ainda está em fase de desenvolvimento, mas existe uma sinergia entre responsáveis da empresa francesa, autarquia e entidades públicas de modo a que esta fábrica seja em breve uma realidade e possa ter o impacto desejado na economia local.

 

A Praia da Messejana

CAPOULAS SANTOS ATRIBUI MEDALHA DE HONRA À ASSOCIAÇÃO DE CRIADORES DO PORCO ALENTEJANO

O Governo atribuiu ontem a Medalha de Honra do Ministério da Agricultura à Associação dos Criadores do Porco Alentejano (ACPA), por distinguir o “valioso e excecional contributo para o desenvolvimento e a valorização da agricultura e do mundo rural".

Capoulas Santos, ministro da  no despacho que atribui a medalha à ACPA defende que a associação tem “procurado conservar e melhorar” o porco de raça alentejana, através do fomento da produção dos animais na sua região natural, preferencialmente nas áreas de montado de sobro e azinho.

AERONEO VAI MESMO PARA BEJA. PROCESSO FOI DESBLOQUEADO

A Câmara Municipal de Beja avança em comunicado que se congratula com a publicação do despacho que "desbloqueia o processo de instalação das infraestruturas aeronáuticas da empresa Aeroneo em Beja", em Diário da República.

O município de Beja tem denunciado aquilo a que chama de sucessivos atrasos "no processo de instalação da unidade industrial da AeroNeo no Aeroporto de Beja", responsabilizando o Governo" e de estruturas dele dependentes" pela" falta de resolução" neste processo.

HERDADE ALENTEJANA RECEBE PRÉMIO INTERNACIONAL POR BOAS PRÁTICAS AMBIENTAIS

A Herdade dos Outeiros Altos, que produz vinhos e produtos biológicos e que criou o primeiro vinho DOC Alentejo Biológico, em Estremoz, venceu o prémio internacional “Goldener Korken 2017”, por boas práticas ecológicas e sustentáveis na produção de vinho, o que faz dela a primeira entidade a receber tal distinção em Portugal.

ALENTEJO DEBATE PLANO DE AÇÃO PARA UMA ECONOMIA CIRCULAR

A Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Alentejo (CCDRA) organiza no próximo dia 25 de setembro um grande debate em torno do plano de acção para uma economia circular e com a apresentação de um estudo de caso da indústria corticeira e a participação entre outros, do presidente da CCDRA, Roberto Grilo e do ministro do ambiente, João Pedro Matos Fernandes.

A sessão decorre a partir das 14h30 em Évora, no auditório da CCDRA.

SUECOS DA BOHUS BIOTECH INVESTEM 5,6 MILHÕES EM SOUSEL

A biotecnológica sueca Bohus Biotech, prepara-se para investir 5,6 milhões de euros numa unidade de produção de dispositivos médicos na Zona Industrial de Sousel, no Alto Alentejo. A autarquia avança que já estabeleceu um protocolo de colaboração e um contrato de arrendamento da futura unidade, que já está em construção e que prevê iniciar produção no primeiro semestre de 2018.

Com este investimento a autarquia adianta que serão criados 12 postos de trabalho.

Imagem de capa de stromstadstidning.se

MINEIROS DE ALJUSTREL ENTRAM EM GREVE

Os mineiros da Somincor, do grupo multinacional canadiano Lundin Mining, em Aljustrel, avançaram com aviso de greve entre 3 e 7 de outubro. Os trabalhadores avançam para a greve por defenderem o fim do regime de laboração contínua no fundo da mina e pela progressão na carreira, como avançou o Sindicato dos Trabalhadores da Indústria Mineira.

O POLVO É REI NA ZAMBUJEIRA DO MAR E TEM UM FESTIVAL DEDICADO

Arroz de polvo, escabeche de polvo, polvo à lagareiro, feijoada de polvo, salada de polvo, enfim, a gastronomia do polvo dá-se a conhecer num festival gastronómico que conta já com 4 edições e prepara-se para repetir o sucesso dos anos transatos. Falamos do Festival do Polvo, que entre 22 e 24 de setembro, anima os restaurantes locais na Zambujeira do Mar, em Odemira, na Costa Alentejana.

MOURA E BARRANCOS LANÇAM AZEITE ALENTEJANO COM AROMA A MAÇÃ

A Cooperativa Agrícola de Moura e Barrancos juntou a um dos seus melhores azeites, o Azeite Virgem Extra Premium CAMB, um aroma de erva e maçã verde. De textura fina, o azeite revela um ligeiro sabor amendoado, em contraste com um amargo moderado e um fim picante.

O Azeite Virgem Extra Premium CAMB leva uma já longa lista de distinções onde destacamaos a medalha de ouro em 2016 em Los Angeles, nos Estados Unidos, duas estrelas de ouro ITQI Bruxelas, uma medaha de ouro do International Olive Oil Council) e uma medalha de ouro em Nova Iorque em 2017.

Páginas