Está aqui

Opinião

A Fraca forte

Condenada a 15 anos de prisão, Fraca já passara 12 anos nesse lugar imundo, que seriam os piores da sua vida. Iria sair em breve, em liberdade condicional. Nuca lhe passou pela cabeça poder acabar neste lugar onde cada dia era um desafio à sobrevivência. A prisão onde foi parar era a pior de todas. Conhecida amplamente por ser uma prisão de alta-segurança, agregava em aí toda a pior espécie de animais criminosos.

O provérbio Talvez

Se não existisse o “às vezes”

Projetos ambientais também devem ser desenvolvidos a nível municipal

As mudanças climáticas são o grande problema ambiental que a humanidade terá que enfrentar agora e durante a próxima década. Umbilicalmente ligado a este problema estão a escassez de água, a perda de biodiversidade e a gestão dos resíduos.

Neste contexto, urge a concretização do plano de ação global (adotado em 2015), o qual propõe medidas concretas para atingir, no curto e médio prazo, um mundo mais justo, próspero e ecológico.

A sardinha e o carapau

Era uma vez um mundo que deixou de existir tal como o conhecemos. Era uma vez um país que, depois da crise que mudou o mundo, se voltou para o espaço.

Como já tinha feito há muitos anos atrás, Portugal, vendo a sua terra toda atrasada decidiu sair das suas fronteiras territoriais e rumar a novos destinos.

A voz

Cantam vozes

pela solidão do povo;

porque quem canta

fá-lo pelos males que espanta

e por sonhar um caminho novo.

O prometido

foi-se prometendo;

a grandeza latifundiária

heterogénea e ordinária

nunca foi bom remendo.

O mundo é cobiçado

pelos que querem mandar;

mas é o cante pela alma cantado

neste tom tão solene e honrado

que faz do Alentejo propriedade.

 

 

Imagem de noticiasaominuto .com

Conquistas Neuropsicomotoras e a Qualidade de Vida das Crianças

Ao longo do seu desenvolvimento, as crianças atingem grandes conquistas neuropsicomotoras como, o controlo da cabeça para apreciarem o que existe à sua volta, o controlo das mãos que lhes permite pegar em objetos, a locomoção que possibilita a sua mobilidade pelo espaço envolvente, a posição bípede, o caminhar, o subir escadas onde, pouco a pouco, vão alternando os pés, o correr ou o saltar. Esta última fase, também é conhecida como a fase de voo, onde as crianças perdem o contacto com o solo e, através da qual, reforçam a sua autoconfiança.

Toda a gente precisa de um coração

Toco em ti como se de uma nuvem te tratasses. Com toda a delicadeza que tenho num dedo. É mágico e frágil. Um coração tão lindo e puro.

Com as nossas mãos entrelaçadas como se a nossa vida apenas dependesse disso, os nossos olhos falam o que as nossas bocas não conseguem, falam sem darem pelas horas passarem.

Como disse, tudo gira à volta da magia mais bonita que já conhecera. Um pedaço de arte que voa para além das estrelas. Todos precisam de uma inspiração e eu encontrei a tua alma.

Todos precisam de um coração jovem e selvagem e eu tenho o teu.

Vila Viçosa – Razões para uma candidatura, rumo à mudança

Vila Viçosa precisa de um novo caminho. A constatação deste facto, talvez partilhada por uma larga maioria, tem como consequência o dever moral de participação cívica dos Calipolenses na construção de uma alternativa válida.

As últimas décadas, no que aos sucessivos executivos camarários diz respeito, tiveram como herança uma estagnação visível em diversas áreas, cujo principal resultado foi a deterioração da qualidade de vida no concelho, aliada a uma total ausência de perspectivas e projetos de futuro.

O carapau e a sardinha

Esta é a semana de falarmos sobre o casal de assaltantes mais famosos da região sul de Portugal, o carapau Besugo e a sardinha Bexiga. Na próxima semana, contar-vos-ei a história da sardinha e do carapau, que são personagens completamente diferentes.

O carapau Besugo e a sardinha Bexiga nasceram em zonas diferentes. Besugo nasceu em Peniche e Bexiga em Sines. Conheceram-se num intercâmbio de escolas de peixes, quando ambos frequentavam um curso técnico-profissional de engenharia de instalações.

Obrigado Évora, olá Viana do Alentejo!

«... uma abstenção habitual acaba por transformar o homem. Até pela cara se consegue adivinhar quem  é um homem que se tem vencido a si próprio diariamente, ou quem é um homem que se entrega com

 passividade ao dia a dia. »  in   'A Vontade de Poder'  de Friedrich Nietzsche

 

Se há pessoas que necessitam de estímulos e desafios para se sentirem realizadas, essas tipificam exactamente a minha forma de ser e estar para me sentir útil.

Páginas