Está aqui

Curiosidades

FESTIVAL DO CARACOL EM PORTALEGRE ANGARIA FUNDOS PARA INFANTÁRIO

Começa hoje e decorre até dia 27 de agosto, aliando sabor à solidariedade. Trata-se da 3.ª edição da Feira Gastronómica do Caracol, em Portalegre, cujas receitas revertem para o Infantário de S. Cristóvão, que vive, segundo a organização, "tempos difíceis".

Ao todo estarão à disposição dos apreciadores cerca de uma dezena de receitas de caracol, confeccionadas pelo Grão-Mestre da Confraria do Caracol de Portugal, Belmiro Domingos e que podem ser saboreadas todos os dias entre as 16h00 e as 00h00.

UVA A UVA, COMO SE FAZ VINHO NA ADEGA MAYOR

A Adega Mayor, do Grupo Nabeiro, em Campo Maior, está a lançar uma nova experiência de enoturismo que promete levantar um pouco o véu sobre o processo pelo qual as uvas passam até se transformarem em vinho.

Esta experiência, "Uva a Uva, até um Vinho Mayor”, dá a oportunidade a todos os visitantes de viver a cultura alentejana, conhecer os segredos e técnicas da vindima manual e todo o processo de transformação e produção de vinho, assim como visitar a Adega e realizar um workshop vínico, naquela prestigiada adega, assim como almoçar.

ÉVORA: REMODELAÇÃO DO SALÃO CENTRAL ARRANCOU COM LIMPEZA E SONDAGENS ARQUEOLÓGICAS

Município e Universidade de Évora já deram início a sondagens arqueológicas no antigo edifício do Salão Central Eborense, após trabalhos de limpeza do entulho que ali se acumulava há décadas.

Segundo informação da autarquia, "as sondagens decorrem de imperativos legais e, em virtude do edifício se situar em área de sensibilidade arqueológica" e por ser necessário "proceder a intervenção de salvaguarda e registo de eventuais elementos e vestígios patrimoniais ali existentes, antes da obra municipal para ali programada".

MONSARAZ OU MONSANTO? UMA VENCERÁ AS 7 MARAVILHAS DE PORTUGAL

Restam duas aldeias na disputa pelo título de Aldeia Monumento no concurso 7 Maravilhas de Portugal. A eliminatória do passado domingo deixou para trás Evoramonte, no Alentejo, Estoi, no Algarve, Almeida e Sortelha, na Guarda e Idanha-a-Velha, de Castelo Branco, apurando para a finalíssima a bela alentejana Monsaraz e Monsanto, de Castelo Branco.

A vencedora só será conhecida a 3 de setembro e nós, desculpem a franqueza, estamos a "torcer" por Monsaraz.

FERREIRA DO ALENTEJO DEDICA DIA AOS IDOSOS, EM PASSEIOS À PRAIA

O município de Ferreira do Alentejo, no Baixo Alentejo, fez uma parceria com as juntas de freguesia do concelho e criou o programa "Vamos à Praia", que dedica as sextas-feiras dos meses de verão aos idosos, em passeios à praia de S. Torpes, em pleno Parque Natural do Sudoeste Alentejano.

MONSARAZ A UM PASSO DE SER ELEITA NAS 7 MARAVILHAS DE PORTUGAL

A vila de Monsaraz, no Alentejo Central, vai ser votada no próximo domingo, 13 de agosto, na gala de eleição do concurso 7 Maravilhas de Portugal – Aldeias, na categoria Monumento. A votação tem início às 9h, através de um número de telefone que será indicado durante a emissão da RTP1, e decorre até quase ao final da gala, que acontece em Monsanto, a partir das 21h, com transmissão em direto na televisão pública.

TEMPLO ROMANO DE ÉVORA RECEBE INTERVENÇÃO URGENTE

O icónico Templo Romano de Évora vai sofrer a partir de hoje, 11 de agosto, obras de conservação e restauro com carácter urgente, resultado de "problemas que se têm verificado no material pétreo", como adianta a Direção Regional de Cultura do Alentejo em comunicado.

A intervenção durará 4 meses e os "visitantes ficarão privados de apreciar o monumento na sua totalidade. Contudo, encontra-se já prevista a realização de visitas organizadas que permitirão a visita do público mesmo no decurso da intervenção", conforme se pode ler no mesmo comunicado. 

600 FIGURANTES RECRIAM 2 MIL ANOS DE HISTÓRIA EM BEJA

O município de Beja promove a 12 de agosto o 3.º Cortejo Histórico, integrado na 4ª edição das Festas em Honra e Louvor de Santa Maria.

TRADIÇÃO, BESTAS, CARROÇAS E O BANHO DE SÃO ROMÃO EM SANTO ANDRÉ

A recriação do Banho de São Romão, uma tradição nascida num tempo que ninguém sabe precisar, volta a ser o ponto alto das festas tradicionais da Costa de Santo André, em Grândola, onde "os homens arregaçavam as calças e as mulheres as saias" e iam ao banho, numa praia cheia de gente vinda de toda a região, em carroças puxadas por bestas, onde se partilha o alimento, se dança no areal e se desfila num cortejo etnográfico magnífico.

HÁ UMA CERVEJA ARTESANAL NO ALENTEJO QUE É MUITO EXCLUSIVA

No mês em que se comemora o dia internacional da cerveja, fomos conhecer uma artesanal particularmente alentejana.

Os portugueses bebem cada mais cerveja e apreciam cada vez mais cerveja, o que não significa necessariamente o mesmo. Os dados indicam que cerca de três milhões de lares consumiram cerveja em casa no último ano, representando 76 por cento deste universo em Portugal. Este produto é consumido maioritariamente por indivíduos entre os 26 e os 45 anos, especialmente do sexo masculino.

Páginas