Está aqui

Literatura

Os tapetes voltam às ruas de Arraiolos

A iniciativa “O Tapete está na Rua”, promovida pela Câmara Municipal de Arraiolos, volta à vila alentejana entre 6 e 10 de junho, para salvaguardar, divulgar e dar a conhecer os “saberes e saberes fazer” da região.

A iniciativa integra um conjunto de atividades culturais, nomeadamente o artesanato, recriação histórica, espetáculos, exposições e produtos locais com especial destaque para a “Mostra de Tapetes de Arraiolos” no Centro Histórico da Vila.

Elvas recebe abertura nacional da Semana da Leitura

A abertura oficial da Semana da Leitura vai este ano acontecer na cidade de Elvas.

Esta iniciativa que é, segundo o município alentejano, uma das “mais icónicas do Plano Nacional de Leitura” (PNL), decorre entre os dias 18 e 23 de março e começa com a abertura oficial, da qual faz parte a assinatura do protocolo do Plano Local de Leitura, prevista para as 09:30, na Biblioteca Municipal de Elvas Dra. Elsa Grilo.

Ana Markl apresenta novo livro em Santiago do Cacém

“O Sábado a Ler...”, uma iniciativa da Câmara Municipal de Santiago do Cacém, apresenta, este sábado, pelas 16:00, na Biblioteca Municipal Manuel da Fonseca, em Santiago do Cacém, o livro “Avó, Onde É Que Estavas No 25 De Abril?” de Ana Markl.

Em comunicado, a autarquia refere que esta iniciativa está inserida nas comemorações dos 50 anos do 25 de Abril.

Escritor Valter Hugo Mãe em Vila Nova de Santo André

A Biblioteca Municipal Manuel José “do Tojal”, em Vila Nova de Santo André, recebe, no dia 16 de março, às 21:30, o escritor Valter Hugo Mãe.

De acordo com a Câmara Municipal de Santiago do Cacém, este encontro insere-se no programa das Comemorações dos 50 anos do 25 de Abril, e vai ter a moderação do jornalista João Morales e entrada livre.

A mesma fonte destaca que Valter Hugo Mãe publicou o seu primeiro romance, “O Nosso Reino”, há 20 anos e o mais recente, “Deus na Escuridão”, já em 2024.

Sérgio Godinho festeja 25 de Abril em Évora

No âmbito das comemorações dos 50 anos do 25 de Abril, o município de Évora traz Sérgio Godinho à cidade para um concerto a realizar-se no dia 24 de abril, na Praça de Giraldo.

Em comunicado, a autarquia refere que, “para além de ser um nome grande da música portuguesa, Sérgio Godinho é, reconhecidamente, um cantautor umbilicalmente ligado à Revolução”.

Após o concerto de Sérgio Godinho, pela meia-noite, canta-se a “Grândola Vila Morena”, de Zeca Afonso, com a participação dos Cantares de Évora. A noite termina com o já aguardado fogo-de-artifício.

Prémio Florbela Espanca distingue obras de ficção

A Câmara Municipal de Vila Viçosa vai premiar, este ano, obras literárias inéditas de expressão portuguesa no âmbito da ficção, no âmbito do Prémio Literário Florbela Espanca.

Em comunicado, a autarquia refere que vai aceitar os trabalhos concorrentes, “independentemente da nacionalidade do autor”, que deverão ser entregues na Câmara Municipal de Vila Viçosa, localizada na Praça da República, até às 17:00 do dia 15 de setembro de 2024.

Alcácer do Sal Celebra os 50 Anos do 25 de Abril com Rui Veloso

Rui Veloso, cantor e compositor

O concelho de Alcácer do Sal está prestes a viver um momento especial e carregado de significado enquanto celebra os 50 anos do 25 de Abril de 1974. Este marco histórico, que assinalou o fim de décadas de ditadura em Portugal, será homenageado com um programa extenso e significativo, organizado pela autarquia local.

A programação abrange várias áreas, desde exposições e palestras históricas até espetáculos culturais e musicais, criando uma atmosfera de celebração e reflexão.

Prémio de Conto Manuel da Fonseca já está a receber candidaturas

A Câmara Municipal de Santiago do Cacém abre, a partir de hoje e até dia 12 de abril, o período de entrega de obras ao Prémio de Conto Manuel da Fonseca.

Em comunicado, a autarquia explica que este prémio, concebido anualmente, “contribui para a revelação de novos escritores na nossa língua ao distinguir uma colectânea de contos originais, escritos em português, por autor maior de idade de nacionalidade portuguesa, ou a cidadãos naturais e/ou residentes em países de língua oficial portuguesa”.

A minha imagem no escuro

Deixei a luz apagada ao entrar em casa. Não fiz o esforço de ligar o interruptor e fazer com que a corrente passasse para as lâmpadas do candeeiro que me alumiavam a sala. No escuro, não se via nada, além das luzes da tuas dos postes que iluminavam alguns espaços e dos carros que ocasionalmente passavam. Essa noite era pouco movimentada e não sei, até hoje, explicar porque não acendi a luz ao entrar em casa. Talvez fosse medo que alguém me detetasse num espaço que era o meu mas que receava.

Évora: Tiago Salgueiro apresenta livro na Galeria de Exposições da Casa de Burgos

Tiago Passão Salgueiro, Historiador

A obra "Do Japão para o Alentejo - A embaixada Japonesa Tenshö em Évora e Vila Viçosa no ano de 1584", da autoria de Tiago Passão Salgueiro, será apresentada no próximo dia 29 de fevereiro pelas 18 horas, na Galeria de Exposições da Casa de Burgos.

Este livro lança luz sobre a visita de quatro jovens nobres japoneses a Évora e Vila Viçosa no século XVI, numa iniciativa organizada pela Companhia de Jesus. Convertidos ao Cristianismo pelos Jesuítas, estes jovens integravam uma delegação que se dirigia a Roma para prestar homenagem ao Papa.

Páginas