Está aqui

Literatura

MOURA LEVA BIBLIOTECA À PISCINA

O projecto “Livros a Nadar” regressou à Piscina Municipal de Moura agora que o calor domina o Alentejo, sendo que o objectivo de promover o livro e a leitura mantém-se com a iniciativa, que decorre aos fins-de-semana, entre as 10h00 e as 13h00.

Entre livros, jornais e revistas da bilblioteca pública local, foram mais de 3 centenas as pessoas que usufruiram do serviço inovador naquela piscina do Baixo Alentejo no ano que passou e que este ano está disponível no local até 10 de setembro.

 

EXTREMADURA ESPANHOLA CELEBRA DIA DE PORTUGAL COM O ALENTEJO

Amanhã, 10 de junho, o país celebra o Dia de Portugal, Camões e as Comunidades portuguesas, e o Governo Regional da Extremadura espanhola junta-se às celebrações com um programa que se desenrola em várias localidades, com atividades relacionadas com a música, a arte, a literatura, o cinema e a gastronomia e artesanato de Portugal.

 A gastronomia portuguesa terá por exemplo uma relevância especial neste Dia de Portugal com a “Rota do Petisco”, uma rota da tapa portuguesa em 25 bares e restaurantes de Badajoz e 21 estabelecimentos em Cáceres, de 9 a 11 de Junho.

O ESCRITOR QUE LEVOU O DRAMA DO ALENTEJO À LITERATURA

Fialho de Almeida, o médico alentejano que nunca exerceu, nascido a 7 de maio de 1857, em Vila de Frades na Vidigueira, dedicou a sua vida ao jornalismo e à escrita e foi o primeiro escritor a fazer entrar na literatura o Alentejo e o seu drama.

JOSÉ CALIXTO LANÇA HOJE REFLEXÃO SOBRE GESTÃO AUTÁRQUICA

José Calixto, Presidente da Câmara Municipal de Reguengos de Monsaraz, apresenta hoje o seu segundo livro.

Intitulado “Sentir Reguengos” este livro tem a particularidade de ter os direitos de autor totalmente cedidos à Associação Humanitária - Bombeiros Voluntários de Reguengos de Monsaraz.

A apresentação decorre hoje, 25 de abril, pelas 21:30h, na 21.ª edição da Feira do Livro desta cidade alentejana.

.

Para consultar o programa da 21.ª edição da Feira do Livro de Reguengos de Monsaraz clique aqui.

ASSOCIAÇÃO DE ESCRITORES DO ALENTEJO LANÇA NOVO PRÉMIO LITERÁRIO

O novo prémio literário que homenageia o romancista e contista alentejano já desaparecido Joaquim Mestre, daí ter recebido o seu nome, é lançado nas comemorações do Dia Mundial do Livro, a 23 de abril, e visa promover, defender e valorizar a Língua Portuguesa e a Identidade e Diversidade cultural da Região Alentejo, as suas tradições, incentivar a Criação Literária nas modalidades de conto e romance e o gosto pela Leitura e pela Escrita.

BIOGRAFIA DE ANTÓNIO ARNAUT APRESENTADA EM REGUENGOS DE MONSARAZ

António Arnaut, considerado o “pai” do Serviço Nacional de Saúde (SNS), vai estar presente no dia 25 de abril, pelas 17h30, na Feira do Livro de Reguengos de Monsaraz para a apresentação da sua biografia, um livro da autoria dos jornalistas Luís Godinho e Ana Luísa Delgado, no mesmo dia em que é homenageado pelo município alentejano com a Chave de Honra.

ODEMIRA EM TRIBUTO A ARY DOS SANTOS

Odemira vai homenagear o poeta e declamador português José Carlos Ary dos Santos com o espetáculo “Somos Ary – Tributo a José Carlos Ary dos Santos”.

O tributo vai ser realizado no dia 8 de abril, pelas 21.30 horas, no Cineteatro Camacho Costa, em Odemira, e está inserido nas comemorações “Abril em Odemira”. As entradas serão gratuitas.

 “Somos Ary” será um espetáculo irreverentemente diferente e marcado pela música e canções escritas pelo poeta e que se misturarão com performances poéticas e outras experiências sensoriais.

"PRIMAVERA LITERÁRIA BRASILEIRA" VISITA ÉVORA

Já na sua quarta edição, a “Primavera Literária Brasileira” (“Printemps Littéraire Brésilien") vai passar por Évora na sua edição 2017.

Também com passagens por Lisboa, Óbidos e Sintra, este espaço de promoção e discussão literária em torno da língua e cultura lusófona, já começou, na Sorbonne, em Paris, na passada semana, e chega a Portugal no dia 30 de março e, além de Portugal, terá presença em França, Bélgica e Espanha, como avança a Lusa.

FESTIVAL INTERNACIONAL DE BANDA DESENHADA REGRESSA A BEJA

A edição passada foi um sucesso e a de 2017 também se espera que venha a ser.

De 26 de maio a 11 de junho, o centro histórico de Beja volta a receber o Festival Internacional de Banda Desenhada, a sua XIII edição e que será composta por várias apresentações de projetos, presença de autores convidados, sessões de autógrafos, conversas, concertos desenhados, lançamento de livros, workshops, etc.

 

Imagem de divulgandobd.blogspot.pt

Páginas