Está aqui

Música

ALENVIBES: UM FESTIVAL ORIGINAL NUM JARDIM DE PORTALEGRE

A organização descreve-o como música independente e consciente amplificada. Falamos do original festival que se desenrola na Jardim junto ao Museu das Tapeçarias em Portalagre e que junta vários músicos independentes, Operators, Dj’s e MC's, popular  "por trazer consigo discos de vinil e conjuntos de colunas caseiras de alta frequência".

O AlenVibes decorre entre 1 e 2 de setembro e conta com diversos nomes nacionais e internacionais de Reggae, Rub-a-dub e Jungle e conta com a curadoria de Luís Garção.

FESTIVAL DO CRATO JÁ VIBRA NO ALTO ALENTEJO

O maior dos festivais de verão do Alentejo começou ontem e decorre até 26 de agosto, no Crato, Alto Alentejo. Hoje é dia de Silent Party.

FESTIVAL DO CRATO COMEÇA HOJE

O maior dos festivais de verão do Alentejo começou ontem e decorre até 26 de agosto, no Crato, Alto Alentejo.

MONDA DEDICAM NOVO VÍDEO AOS "OLHOS AZUIS" DO ALENTEJO

O projecto Monda nasceu no ano passado no Alentejo e espelha a alma e a vontade alentejanas de três criativos músicos que reinventaram as "Modas". Jorge Roque, na voz e viola, Pedro Zagalo no piano e Herlander Medinas no contrabaixo e voz.

A alma e a riqueza do cancioneiro alentejano estão nas suas melodias, que, numa nova abordagem, preservam a genuinidade do cante, os sentimentos alentejanos e, claro está, o sotaque. Neste novo vídeo, feito com amigos, os Monda cantam a moda "Fui-te ver estavas lavando", dedicado a "quem tiver olhos azuis".

JARDIM DE PAPEL EM CAMPO MAIOR CELEBRA A BELEZA DAS FESTAS DO POVO

O Jardim de Papel de Campo Maior nasceu após a consagração das Festas do Povo nos prémios do Turismo de Portugal em 2011. Segundo a organização, município e Associação das Festas do Povo "algo tinha de ser feito para assinalar esse marco único, congratular todos os envolvidos na ornamentação das ruas e elevar a alma de um povo que, mesmo numa conjuntura menos positiva, proporcionou ao país e ao Mundo umas Festas únicas e singulares, que trouxeram a Campo Maior cerca de um milhão e meio de visitantes". 
 

A PARADA DOS PASSARULHOS EM ÉVORA

Todos os domingos de Agosto, os finais de tarde, entre as 17h00 e as 19h00, do Parque Infantil do Jardim Público de Évora são animados pela parada de Passarulhos, marionetas gigantes aviformes e ruidosas, conduzidas por um pastor de pássaros que as levará, e ao público presente, ao grande objectivo: o ninho. Esta animação é inspirada na mais recente criação da companhia PIMTeatro e inclui uma Oficina com Asas, que antecede a parada e é aberta à participação das crianças e pais presentes.

GRÂNDOLA CONTA COM MAIS DE 100 MIL PARTICIPANTES NA FEIRA DE AGOSTO

A Feira de Agosto, festa popular de Grândola, que decorre entre 24 e 28 deste mês no parque de feiras e exposições daquela vila na Costa Alentejana, conta este ano atrair mais de 100 mil participantes. Para o efeito conta com Agir, Miguel Araújo, Matias Damásio, Resistência e Sérgio Godinho no seu cartaz de espectáculos.

KÁTIA GUERREIRO, SÓNIA ARAÚJO, ANA MOURA E DAVID CARREIRA EM NISA

É feira e um festival, o Nisa em Festa, que arranca hoje, 11 de agosto e que se prolonga até à próxima segunda-feira, 14 de agosto, em Nisa, no Alto Alentejo. Para além dos mais de 60 expositores de venda de produtos regionais, artesanato e gastronomia, o certame anual daquela vila alentejana conta com um programa de espetáculos que inclui a 11, o Coro Sénior de Nisa, a Sociedade Musical Nisense, a Orquestra Clássica do Sul com a participação dos solistas Carlos Alves e Sérgio Charrinho, Kátia Guerreiro e a Dj Isabel Figueira.

1.º FESTIVAL INTERNACIONAL DE BLUES DO ALENTEJO COMEÇA AMANHÃ

Shirley King, Budda Power Blues e Maria João, Fast Eddie Nelson e Chino & The Big Bet são nomes suficientemente sonantes para os apreciadores e curiosos dos Blues darem um salto entre amanhã e sábado, 11 e 12 de agosto,  ao Reguengos Wine & Blues Fest, o 1.º Festival Internacional de Blues do Alentejo, em Reguengos de Monsaraz, no Alentejo Central.

O festival tem entradas gratuitas,  está integrado na ExpoReg – 25ª Exposição de Atividades Económicas, é organizado pelo Município de Reguengos de Monsaraz e produzido pela Trovas Soltas.

TRADIÇÃO, BESTAS, CARROÇAS E O BANHO DE SÃO ROMÃO EM SANTO ANDRÉ

A recriação do Banho de São Romão, uma tradição nascida num tempo que ninguém sabe precisar, volta a ser o ponto alto das festas tradicionais da Costa de Santo André, em Grândola, onde "os homens arregaçavam as calças e as mulheres as saias" e iam ao banho, numa praia cheia de gente vinda de toda a região, em carroças puxadas por bestas, onde se partilha o alimento, se dança no areal e se desfila num cortejo etnográfico magnífico.

Páginas