Está aqui

Ambiente

HERDADE ALENTEJANA RECEBE PRÉMIO INTERNACIONAL POR BOAS PRÁTICAS AMBIENTAIS

A Herdade dos Outeiros Altos, que produz vinhos e produtos biológicos e que criou o primeiro vinho DOC Alentejo Biológico, em Estremoz, venceu o prémio internacional “Goldener Korken 2017”, por boas práticas ecológicas e sustentáveis na produção de vinho, o que faz dela a primeira entidade a receber tal distinção em Portugal.

REGUENGOS DE MONSARAZ CELEBRA PATRIMÓNIO E NATUREZA COM CAMINHADA, PADINHAS E CHÁ

Reguengos de Monsaraz vai participar a 23 de setembro nas Jornadas Europeias do Património com a caminhada “Escritas no Horizonte”, acompanhada pelo "Mestre Tavares" especialista em reconhecimento de plantas aromáticas e medicinais.

 O ponto de encontro para a caminhada é no Largo D. Nuno Álvares Pereira, em Monsaraz, às 9h, e a chegada será na praia fluvial de Monsaraz, cerca das 12h, onde haverá um piquenique partilhado. A autarquia vai oferecer padinhas com ervas doces para o repasto e o Mestre Tavares fará chá com as ervas apanhadas pelos participantes durante a caminhada.

ALENTEJO DEBATE PLANO DE AÇÃO PARA UMA ECONOMIA CIRCULAR

A Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Alentejo (CCDRA) organiza no próximo dia 25 de setembro um grande debate em torno do plano de acção para uma economia circular e com a apresentação de um estudo de caso da indústria corticeira e a participação entre outros, do presidente da CCDRA, Roberto Grilo e do ministro do ambiente, João Pedro Matos Fernandes.

A sessão decorre a partir das 14h30 em Évora, no auditório da CCDRA.

COMUNIDADES SUSTENTÁVEIS E ARQUITETURA – UMA INVASÃO DE CINEMA EM ÉVORA

Évora será a tela de projeção de várias iniciativas que visam a promoção vários temas através do cinema.

De 21 a 23 de setembro, decorrerá o Festival de Cinema Heritales que celebra os Patrimónios Cultural da Humanidade, este ano sob a temática das “Comunidades Sustentáveis”.

OURIKA! O NOVO PARADIGMA DA ENERGIA SOLAR ESTÁ NO ALENTEJO

Vai ser a primeira grande central solar da Europa a produzir energia sem tarifas garantidas ou outros subsídios estatais e está no Alentejo.

Ourique – por ser a melhor localização da Europa para instalação de uma central solar fotovoltaica em regime de mercado, por ter a máxima irradiação solar na Europa continental e pela proximidade à RNT - Rede Nacional de Transporte de Eletricidade – foi o local escolhido para a localização da Ourika.

8 MILHÕES PARA ABASTECIMENTO DE ÁGUA NO ALENTEJO

Vão ser investidos perto de 7,9 milhões de euros milhões de euros para garantir o abastecimento público de água ao concelho de Serpa, no distrito de Beja.

O investimento pertence à AgdA - Águas Públicas do Alentejo e garante três obras, sendo a mais expendiosa a reabilitação e ampliação da ETA - Estação de Tratamento de Água da albufeira do Enxoé, contemplando a instalação de uma unidade de produção de energia fotovoltaica para autoconsumo e a construção de uma nova estação elevatória.

SIMPÓSIO IBÉRICO "A CAL NA ARTE E NO PATRIMÓNIO EDIFICADO" NA UNIVERSIDADE DE ÉVORA

Já está disponível o programa do I Simpósio Ibérico "A cal na arte e no património edificado" que terá lugar nos próximos dias 19 e 20 de Outubro, na Universidade de Évora, numa organização da CLEPUL | ARTIS-IHA, da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa e do Laboratório HERCULES, da Universidade de Évora.
 

UM REGRESSO ÀS AULAS AMIGO DO AMBIENTE

O regresso às aulas está à porta e é hora de novos materiais e livros começarem a tomar o seu espaço no quotidiano de milhares de alunos. Este regresso às aulas pode e deve ser mais ecológico e amigo do ambiente, sobretudo no que concerne ao que fazer com o material velho e utilizado.

A Sociedade Ponto Verde dá algumas dicas fáceis de seguir e que podem fazer toda a diferença.

 

Reciclar o material escolar

SERÁ O NORTE ALENTEJANO SUSTENTÁVEL?

Esta é a pergunta central que dá origem às Jornadas para o Desenvolvimento Rural do Norte Alentejano - inseridas na Feira Agrícola - e que se realizarão em Portalegre, a 15 e 16 de setembro.

A organização está a cargo da AGRICERT, em colaboração com a Escola Superior Agrária de Elvas, a Associação dos Criadores de Bovinos da Raça Alentejana e a Associação dos Agricultores do Distrito de Portalegre.

BIKÉVORA ENCHE CIDADE DE ÉVORA DE CICLISTAS

Amanhã, 9 de setembro, arranca mais uma edição do Bikévora, um dos maiores eventos de bicicleta do Alentejo. A edição de 2017 inclui várias atividades de família e provas mais exigentes. Falamos de passeios de cicloturismo uma maratona BTT, que parte da Praça do Giraldo rumo aos Cromeleuqes e até de circuitos de bicicleta e triciclo para crianças.

Páginas