Está aqui

Alto Alentejo

FESTIVAL DO CARACOL EM PORTALEGRE ANGARIA FUNDOS PARA INFANTÁRIO

Começa hoje e decorre até dia 27 de agosto, aliando sabor à solidariedade. Trata-se da 3.ª edição da Feira Gastronómica do Caracol, em Portalegre, cujas receitas revertem para o Infantário de S. Cristóvão, que vive, segundo a organização, "tempos difíceis".

Ao todo estarão à disposição dos apreciadores cerca de uma dezena de receitas de caracol, confeccionadas pelo Grão-Mestre da Confraria do Caracol de Portugal, Belmiro Domingos e que podem ser saboreadas todos os dias entre as 16h00 e as 00h00.

DIA MUNDIAL DA FOTOGRAFIA CELEBRADO EM ELVAS COM MARATONA FOTOGRÁFICA

O Museu Municipal de Fotografia João Carpinteiro, em Elvas, está a convidar profissionais e amadores a fotografar o Forte de Santa Luzia em Elvas, numa maratona de fotografia que decorre hoje e tem como tema o Forte de Santa Luzia.

FESTIVAL DO CRATO COMEÇA HOJE

O maior dos festivais de verão do Alentejo começa hoje e decorre até 26 de agosto, no Crato, Alto Alentejo.

UVA A UVA, COMO SE FAZ VINHO NA ADEGA MAYOR

A Adega Mayor, do Grupo Nabeiro, em Campo Maior, está a lançar uma nova experiência de enoturismo que promete levantar um pouco o véu sobre o processo pelo qual as uvas passam até se transformarem em vinho.

Esta experiência, "Uva a Uva, até um Vinho Mayor”, dá a oportunidade a todos os visitantes de viver a cultura alentejana, conhecer os segredos e técnicas da vindima manual e todo o processo de transformação e produção de vinho, assim como visitar a Adega e realizar um workshop vínico, naquela prestigiada adega, assim como almoçar.

INCÊNDIOS COLOCAM VENDA DE MADEIRA A MENOS 20% DO SEU VALOR REAL

A denúncia foi feita por João Branco, Presidente da Direção Nacional da Quercus, aos microfones da Rádio Portalegre, a propósito dos incêndios em Nisa e cujas espécies perdidas que integram a floresta autóctone do Alto Alentejo, onde se contam carvalhos, sobreiros e zimbrais, poderão "levar até 200 anos a serem recuperadas".

RESERVAS DE ÁGUA "GARANTEM ABASTECIMENTO PÚBLICO" NO ALENTEJO

Numa reunião que decorreu ontem em Évora e que juntou governo, autarcas, Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas, da Empresa de Desenvolvimento e Infra-Estruturas do Alqueva, da Agência Portuguesa do Ambiente, da Águas de Portugal e das Comunidades Intermunicipais do Alto Alentejo, do Alentejo Central, do Alentejo Litoral e do Baixo Alentejo, o secretário de estado do Ambiente, Carlos Martins, garantiu que as reservas de água são suficientes para garantir o abastecimento público no Alentejo, afastando os "piores cenários" com base em estudos realizados às necessidades de água e

ALENTEJO DESENVOLVE SISTEMA REVOLUCIONÁRIO DE BOMBEAMENTO FOTOVOLTAICO PARA IRRIGAÇÃO

A Universidade de Évora é parceira de um projeto europeu, o MASLOWATEN, um consórcio de 3 Universidades, 7 empresas, e 3 instituições de irrigação de 5 países diferentes, que está a desenvolver tecnologia de bombeamento fotovoltaico para irrigação e que tem instalado um sistema na Herdade de S. Barnabé e Vale de Calenas, em Alter do Chão, no Distrito de Portalegre. Esta nova solução ecológica consiste no uso de sistemas de bombagem fotovoltaica para irrigação agrícola que pretendem não consumir electricidade convencional.

150 TONELADAS DE PEIXE RETIRADAS DE BARRAGENS ALENTEJANAS

O Secretário de Estado do Ambiente, Carlos Martins esteve ontem em Évora para uma reunião com autarcas alentejanos, a Associação de Regantes da Vigia, o Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas, da Empresa de Desenvolvimento e Infra-Estruturas do Alqueva, a Agência Portuguesa do Ambiente, a Águas de Portugal e as Comunidades Intermunicipais do Alto Alentejo, do Alentejo Central, do Alentejo Litoral e do Baixo Alentejo a discutir a situação de seca extrema que atinge sobretudo o sul do Alentejo.

JARDIM DE PAPEL EM CAMPO MAIOR CELEBRA A BELEZA DAS FESTAS DO POVO

O Jardim de Papel de Campo Maior nasceu após a consagração das Festas do Povo nos prémios do Turismo de Portugal em 2011. Segundo a organização, município e Associação das Festas do Povo "algo tinha de ser feito para assinalar esse marco único, congratular todos os envolvidos na ornamentação das ruas e elevar a alma de um povo que, mesmo numa conjuntura menos positiva, proporcionou ao país e ao Mundo umas Festas únicas e singulares, que trouxeram a Campo Maior cerca de um milhão e meio de visitantes". 
 

ELVAS: HOTEL CONVENTO DE S. PAULO INAUGURADO EM DEZEMBRO DE 2018

O primeiro projeto do programa Revive, que cede à exploração de privados edifícios históricos, foi o Convento de São Paulo em Elvas, em Outubro do anos passado e, segundo o Grupo Vila Galé, o vencedor do concurso, o hotel que está a nascer no edifício, num investimento de 5 milhões de euros, está a cumprir prazos e vai ser inagurado em dezembro de 2018.

Estamos a falar do hotel Vila Galé Elvas Spa & Conference, de 66 quartos, dois restaurantes, spa, piscina exterior, salas para coferências e eventos e que vai criar 50 postos de trabalho.

Páginas