Está aqui

Exposições

Os tapetes voltam às ruas de Arraiolos

A iniciativa “O Tapete está na Rua”, promovida pela Câmara Municipal de Arraiolos, volta à vila alentejana entre 6 e 10 de junho, para salvaguardar, divulgar e dar a conhecer os “saberes e saberes fazer” da região.

A iniciativa integra um conjunto de atividades culturais, nomeadamente o artesanato, recriação histórica, espetáculos, exposições e produtos locais com especial destaque para a “Mostra de Tapetes de Arraiolos” no Centro Histórico da Vila.

Parque Mineiro de Aljustrel recebe 3000 visitantes

O Parque Mineiro de Aljustrel recebeu cerca de 3000 visitantes nos primeiros três meses de atividade, funcionando apenas com visitas por marcação, dirigidas essencialmente à população e a instituições do município.

Em declarações à agência Lusa, Carlos Teles, presidente da Câmara Municipal de Aljustrel, afirmou que “são três meses com uma média de 1000 visitantes por mês, o que nos motiva e agrada bastante. Por isso, fazemos um balanço extremamente positivo” deste período.

Sérgio Godinho festeja 25 de Abril em Évora

No âmbito das comemorações dos 50 anos do 25 de Abril, o município de Évora traz Sérgio Godinho à cidade para um concerto a realizar-se no dia 24 de abril, na Praça de Giraldo.

Em comunicado, a autarquia refere que, “para além de ser um nome grande da música portuguesa, Sérgio Godinho é, reconhecidamente, um cantautor umbilicalmente ligado à Revolução”.

Após o concerto de Sérgio Godinho, pela meia-noite, canta-se a “Grândola Vila Morena”, de Zeca Afonso, com a participação dos Cantares de Évora. A noite termina com o já aguardado fogo-de-artifício.

Exposição em Castro Verde retrata mulheres dos campos do Sul entre a 1ª República e o pós-25 de Abril

A realidade das mulheres trabalhadoras rurais do Alentejo entre a 1.ª República e o pós-25 de Abril é dada a conhecer numa exposição que no Museu da Ruralidade, em Entradas, concelho de Castro Verde (Beja).

A mostra, intitulada “Mulheres dos Campos do Sul – 1.ª República, Estado Novo e Revolução de Abril”, é inaugurada às 18:00, no Museu da Ruralidade, e integra o programa comemorativo dos 50 Anos do 25 de Abril em Castro Verde, organizado pela câmara.

Património e gastronomia de Santiago do Cacém conquistam Bolsa de Turismo de Lisboa

Álvaro Beijinha, presidente da Câmara de Santiago do Cacém

A Rota dos Museus do município de Santiago do Cacém e a riqueza do seu património histórico foi dada a conhecer durante a Bolsa de Turismo de Lisboa (BTL), edição 2024, que decorreu entre 28 de fevereiro e 3 de março na FIL, em Lisboa. A Rota dos Museus, vencedor da categoria "mais património" nos prémios Mais Alentejo 2023, insere-se na estratégia turística da Câmara Municipal e integra o Museu Municipal de Santiago do Cacém, o Moinho da Quintinha, as Ruínas Romanas de Miróbriga, o Museu Rural de Abela, o Museu de Arqueologia de Alvalade e o Museu da Farinha de São Domingos.

Alcácer do Sal Celebra os 50 Anos do 25 de Abril com Rui Veloso

Rui Veloso, cantor e compositor

O concelho de Alcácer do Sal está prestes a viver um momento especial e carregado de significado enquanto celebra os 50 anos do 25 de Abril de 1974. Este marco histórico, que assinalou o fim de décadas de ditadura em Portugal, será homenageado com um programa extenso e significativo, organizado pela autarquia local.

A programação abrange várias áreas, desde exposições e palestras históricas até espetáculos culturais e musicais, criando uma atmosfera de celebração e reflexão.

Cripta arqueológica do castelo de Alcácer do Sal celebra 4º aniversário

A Cripta Arqueológica do Castelo de Alcácer do Sal comemora o seu 4º aniversário e para celebrar esta ocasião especial, o museu preparou uma série de atividades empolgantes para as crianças. Os festejos estão agendados para os dias 18 e 19 de abril (quarta e quinta-feira). No dia 18, a Cripta estará aberta num horário alargado, das 9h às 24h, com entrada gratuita para o público em geral.

Évora expõe imagens de Alfredo Cunha com "olhar de quem era criança no 25 de Abril"

Alfredo Cunha, fotojornalista

Um total de 36 fotografias do fotojornalista Alfredo Cunha que mostram “o olhar de quem era criança no 25 de Abril” de 1974 vai estar exposto em Évora, a partir de 16 de março.

A mostra, intitulada “O Tempo de Todas as Perguntas”, com inauguração marcada para o dia 16 de março, poderá ser visitada até outubro, no Centro de Arte e Cultura (CAC) da Fundação Eugénio de Almeida (FEA).

Feira do Queijo do Alentejo conta com mais de 160 expositores

A 23.ª edição da Feira do Queijo do Alentejo vai ter lugar no Parque de Feiras e Exposições de Serpa a partir de hoje, sexta-feira, até domingo, com entrada livre.

Em comunicado, a Câmara Municipal de Serpa adianta que são mais de 160 expositores que irão estar presentes no evento, entre produtores de queijo, enchidos, mel, doçaria, artesanato, tasquinhas, stands institucionais de entidades regionais e criadores de ovinos.

Universidade de Évora cria prémio para alunos do secundário

A Universidade de Évora (UÉ) acaba de lançar a todas as escolas secundárias do país o desafio de participar no seu mais recente Prémio “UÉ Liberdade – Nos 50 anos do 25 de Abril”, que tem como objetivo estimular a produção de obras literárias em língua portuguesa, nos domínios da prosa narrativa e da poesia lírica, da composição musical e da pintura.

Páginas