1 Dezembro 2015      21:30

Está aqui

EXPERIÊNCIAS DE UMA VIDA!

Há situações, momentos e ocasiões que são importantes na vida do ser humano. Muitas vezes vivemos no nosso mundo, na nossa realidade, na nossa comunidade e no seio das nossas famílias e amigos, sem repararmos no que se passa ao nosso redor. O quanto iguais e ao mesmo tempo diferentes podemos ser!

A questão da multiculturalidade abriu-me horizontes ao frequentar uma formação com 30 participantes, 12 nacionalidades, 2 formadores, numa zona isolada da Suíça, com o foco primordial de interligar culturas. Palestina, Kosovo, Israel, Portugal, Itália, Espanha, Roménia, Irlanda, Suíça, Tunísia, Bulgária e Reino Unido, juntos a debater os “nossos mundos” juntos.

A paisagem era arrepiante, com uma beleza extraordinariamente inspiradora, situada no vale, nos Alpes Suíços. Com o mundo todo para nós, naquele lugar, cumprindo regras impostas para que toda a metodologia funcionasse, tivemos uma semana com uma dinâmica incrível, em verdadeira educação não-formal. 30 pessoas que não se conheciam de parte nenhuma, iniciaram por realizar uma actividade de uma hora a qual consistia em realizar 30 tarefas distintas, pelo que a colaboração era essencial para cumprir o desafio proposto. Foi simplesmente brilhante a forma como todos se organizaram para com o maior empenho, ser possível cumprir o objectivo proposto. Dado o mote de saída, quebrado o gelo, trabalhou-se durante uma semana afincadamente focando estereótipos, cultura e identidade, oportunidades, conflitos e desafios, complementado por uma “janela cultural” onde todos os participantes tiveram oportunidades de apresentar a sua identidade cultural, ao apresentar o seu país.

Foi sem dúvida inesquecível por todas as particularidades metodológicas, pelo enriquecimento cultural, pela localização, pelo espírito de grupo, pelas sensações, pelas partilhas, pela cooperação e pelas amizades que foi possível estabelecer.

As oportunidades devem ser aproveitadas e eu sinto que consegui realmente absorver o essencial e ainda mais um bocadinho.

Obrigada aos formadores que nos proporcionaram esta oportunidade, este desafio e espectacular espírito de grupo. Obrigada a todos os que partilharam comigo esta fantástica semana nos Alpes, principalmente pelo contributo que deram para a minha consciência, conceito de respeito e humanidade pessoal!

Ficou provado que o saber não tem idade, fronteiras, raças, etnias… O céu é o limite! Enriqueci, creio que me possa ter tornado um melhor ser humano, melhorado as minhas competências e vivi certamente a experiência de uma vida!

CAPTCHA
Image CAPTCHA
Escreva o caracteres que vê na imagem do lado direito.