Está aqui

Teatro

Festival “Sons com História” regressa a Castelo de Vide em agosto

O Festival “Sons com História” vai decorrer nos dias 21 e entre 27 e 29 de agosto em Castelo de Vide, em locais considerados “emblemáticos” da vila alentejana, anunciou a câmara municipal à agência Lusa.

Esta segunda edição contempla três espetáculos e uma missa cantada, revela ainda a organização. No ano passado, o certame foi adiado devido à pandemia da covid-19, mas este ano a organização quer retomar a iniciativa, cujo “pontapé de saída”, no dia 21 de agosto, vai ser dado com um concerto na Praça de Armas do Castelo local, pelas 21:30.

Teatro Garcia de Resende em Évora volta à agenda cultural em junho

O Teatro Garcia de Resende, em Évora, vai voltar a constar na agenda cultural da cidade, a partir de junho, após mais de um ano sem acolher espetáculos, devido a obras de reabilitação.

Em declarações à agência Lusa, o presidente da Câmara de Évora, Carlos Pinto de Sá, afirmou que “as obras estão em conclusão, segue-se um período de limpeza e de reequipamento, durante os meses de abril e maio, e o teatro, provavelmente, abrirá no início de junho”.

Odemira cria fundo de 50 mil euros para apoiar agentes culturais

A Câmara Municipal de Odemira criou um Fundo de Apoio Extraordinário aos Agentes Culturais do concelho, no valor total de 50 mil euros, devido à pandemia de covid-19.

Em comunicado enviado à agência Lusa, o município anunciou a constituição do fundo e revelou que a fase de candidaturas está aberta e decorre até ao dia 30 deste mês.

De acordo com a autarquia, o objetivo é “minimizar o impacto da suspensão da atividade dos artistas e associações do concelho em consequência da pandemia da covid-19”.

Santiago do Cacém e Sines recebem 100 espetáculos de teatro

O projeto Litoral EmCena irá apresentar, ao longo de dois anos, um total de 100 espetáculos de teatro, de companhias nacionais e estrangeiras, nos concelhos de Santiago do Cacém e Sines, avança a Lusa.

A iniciativa, promovida pela associação AJAGATO, em parceria com as câmaras de Santiago do Cacém e Sines, aposta na “apresentação mensal de espetáculos de teatro de companhias profissionais” nas cidades de Sines, Santiago do Cacém e Vila Nova de Santo André e nas freguesias rurais dos dois municípios do litoral alentejano.

Dia Mundial do Teatro celebrado no Alentejo

A Direção Regional de Cultura do Alentejo (DRCAlentejo) assinala hoje o Dia Mundial do Teatro com a publicação da Mensagem de Helen Mirren lida por alunos da Universidade de Évora.

A DRCAlentejo promove a leitura a três vozes da Mensagem de Helen Mirren (Reino Unido), uma atriz de teatro, cinema e televisão, numa colaboração com o Mestrado e a Licenciatura em Teatro/Artes Cénicas, da Escola de Artes da Universidade de Évora.

Bienal Internacional de Marionetas de Évora apenas com companhias nacionais

A Bienal Internacional de Marionetas de Évora (BIME) vai realizar-se este ano apenas com a participação de companhias nacionais, devido à pandemia de covid-19, revelou o diretor do Centro Dramático de Évora (Cendrev).

Em declarações à agência Lusa, José Russo afirmou que “estamos a ser confrontados com um conjunto de respostas de companhias a dizer que vai ser impossível assegurar as viagens para Portugal, nomeadamente do Brasil e do Reino Unido, mas não só”.

Obras coreográficas de Évora presentes no centenário de Saramago

Duas criações da Companhia de Dança Contemporânea de Évora, baseadas na obra de José Saramago, vão fazer parte do Programa Comemorativo do Centenário do nascimento do escritor, que arranca em novembro deste ano e termina em 2022.

De acordo com a Lusa, a Companhia de Dança Contemporânea de Évora (CDCE) revelou ter assinado um memorando de colaboração com a Fundação Saramago, precisamente no âmbito do Programa de Comemorativo do Centenário do nascimento de José Saramago (1922-2022).

Sociedade Harmonia Eborense pede donativos em campanha de crowdfunding

A Sociedade Harmonia Eborense vai fazer 172 anos no próximo dia 23 de abril e corre o risco de fechar portas definitivamente, tendo lançado uma campanha de crowdfunding que permita estabilizar o funcionamento do estabelecimento.

De acordo com o Observador, em menos de uma semana, a campanha já reuniu cerca de 8.500 euros. A Sociedade suspendeu atividade em março do ano passado, tendo voltado a abrir em julho, mantendo alguma programação cultural, de exposições a exibições de filmes, com restrições de lotação (40 pessoas).

Vila Viçosa investe 613 mil euros na reabilitação do Cineteatro Florbela Espanca

O Cineteatro Florbela Espanca, em Vila Viçosa, encerrado há nove anos, vai ser reabilitado por iniciativa da câmara, num investimento superior a 613 mil euros, com apoios comunitários.

A informação foi divulgada pelo vice-presidente do município, Luís Nascimento, que indicou à agência Lusa que a obra está prevista começar neste primeiro trimestre e ficar concluída em 2022.

Cinco artistas mudam-se para o Alentejo para dar asas à criatividade

O Craveiral Farmhouse, em São Teotónio, no Alentejo, vai ser a casa de uma residência artística por onde passarão cinco artistas de além-fronteiras, entre 5 e 26 de janeiro.

De acordo com a Marketeer, este programa, designado por Blank Residency, resulta de uma parceria com a plataforma londrina Blank100 e oferece aos artistas o alojamento necessário, mas também um estúdio sem local fixo de forma a garantir o desenvolvimento da criatividade.

Páginas