Está aqui

Lazer

FESTIVAL DO CARACOL EM PORTALEGRE ANGARIA FUNDOS PARA INFANTÁRIO

Começa hoje e decorre até dia 27 de agosto, aliando sabor à solidariedade. Trata-se da 3.ª edição da Feira Gastronómica do Caracol, em Portalegre, cujas receitas revertem para o Infantário de S. Cristóvão, que vive, segundo a organização, "tempos difíceis".

Ao todo estarão à disposição dos apreciadores cerca de uma dezena de receitas de caracol, confeccionadas pelo Grão-Mestre da Confraria do Caracol de Portugal, Belmiro Domingos e que podem ser saboreadas todos os dias entre as 16h00 e as 00h00.

DIA MUNDIAL DA FOTOGRAFIA CELEBRADO EM ELVAS COM MARATONA FOTOGRÁFICA

O Museu Municipal de Fotografia João Carpinteiro, em Elvas, está a convidar profissionais e amadores a fotografar o Forte de Santa Luzia em Elvas, numa maratona de fotografia que decorre hoje e tem como tema o Forte de Santa Luzia.

FESTIVAL DO CRATO COMEÇA HOJE

O maior dos festivais de verão do Alentejo começa hoje e decorre até 26 de agosto, no Crato, Alto Alentejo.

17º GRANDE PRÉMIO DE ATLETISMO EM VIANA DO ALENTEJO

Viana do Alentejo volta a receber a 24 de setembro, o Grande Prémio de Atletismo Feira D'Aires, que decorre durante a histórica feira e volta a homenagear Luís Filipe Martins Branco, "uma personalidade que muito contribuiu para o desenvolvimento do desporto no Concelho", conforme se lê em comunicado emitido pela autarquia alentejana.

UVA A UVA, COMO SE FAZ VINHO NA ADEGA MAYOR

A Adega Mayor, do Grupo Nabeiro, em Campo Maior, está a lançar uma nova experiência de enoturismo que promete levantar um pouco o véu sobre o processo pelo qual as uvas passam até se transformarem em vinho.

Esta experiência, "Uva a Uva, até um Vinho Mayor”, dá a oportunidade a todos os visitantes de viver a cultura alentejana, conhecer os segredos e técnicas da vindima manual e todo o processo de transformação e produção de vinho, assim como visitar a Adega e realizar um workshop vínico, naquela prestigiada adega, assim como almoçar.

TURISMO NO ALENTEJO CONTINUA EM CRESCIMENTO

De acordo com o Instituto Nacional de Estatística (INE) e se comparar-mos o número de dormidas no Alentejo em junho de 2016 e junho de 2017, apuramos um crescimento de 11,4%, distribuídas por aumentos de 7,7% nas dormidas de turistas residentes e 18,6% de turistas não residentes.

Neste mesmo mês e em relação aos proveitos, regista-se um aumento de proveitos de 20,9% quando comparados com o mesmo período do ano anterior.

O rendimento médio por quarto subiu no período homólogo dos 30,9 euros para os 36,6 euros.

.

Matias Damásio, Anselmo Ralph e Ana Moura são os cabeças de cartaz de mais uma edição da Feira D’Aires que começa dia 22 setembro, em Viana do Alentejo.

ÉVORA: REMODELAÇÃO DO SALÃO CENTRAL ARRANCOU COM LIMPEZA E SONDAGENS ARQUEOLÓGICAS

Município e Universidade de Évora já deram início a sondagens arqueológicas no antigo edifício do Salão Central Eborense, após trabalhos de limpeza do entulho que ali se acumulava há décadas.

Segundo informação da autarquia, "as sondagens decorrem de imperativos legais e, em virtude do edifício se situar em área de sensibilidade arqueológica" e por ser necessário "proceder a intervenção de salvaguarda e registo de eventuais elementos e vestígios patrimoniais ali existentes, antes da obra municipal para ali programada".

MONSARAZ OU MONSANTO? UMA VENCERÁ AS 7 MARAVILHAS DE PORTUGAL

Restam duas aldeias na disputa pelo título de Aldeia Monumento no concurso 7 Maravilhas de Portugal. A eliminatória do passado domingo deixou para trás Evoramonte, no Alentejo, Estoi, no Algarve, Almeida e Sortelha, na Guarda e Idanha-a-Velha, de Castelo Branco, apurando para a finalíssima a bela alentejana Monsaraz e Monsanto, de Castelo Branco.

A vencedora só será conhecida a 3 de setembro e nós, desculpem a franqueza, estamos a "torcer" por Monsaraz.

S. TORPES, A PRAIA COM A ÁGUA MAIS QUENTE DO PAÍS

As praias portuguesas não são sinónimo de água quente. Mesmo as do Algarve, com temperaturas mais tépidas, não se podem chamar de praias de água quente. A única excepção no país é a praia de S. Torpes, em Sines, cuja temperatura da água costuma geralmente andar próxima dos 30 graus, ora com ondas, ora calma como uma lagoa. Está a ler bem, 30 graus, como numa banheira em casa, o que atrai um número crescente de veraneantes.

Páginas