Está aqui

Cinema

EXTREMADURA ESPANHOLA CELEBRA DIA DE PORTUGAL COM O ALENTEJO

Amanhã, 10 de junho, o país celebra o Dia de Portugal, Camões e as Comunidades portuguesas, e o Governo Regional da Extremadura espanhola junta-se às celebrações com um programa que se desenrola em várias localidades, com atividades relacionadas com a música, a arte, a literatura, o cinema e a gastronomia e artesanato de Portugal.

 A gastronomia portuguesa terá por exemplo uma relevância especial neste Dia de Portugal com a “Rota do Petisco”, uma rota da tapa portuguesa em 25 bares e restaurantes de Badajoz e 21 estabelecimentos em Cáceres, de 9 a 11 de Junho.

BEJA REVIVE IMPONÊNCIA DOS SEUS TEMPOS ROMANOS

O Centro Histórico de Beja prepara-se para reviver a grandeza e imponência de Pax Julia, a cidade romana influente na península ibérica num período que vai sensivelmente desde o século II antes de Cristo até ao século IV.

Beja volta assim a trajar-se a preceito para receber nos dias 2 a 4 de junho mais uma edição do Festival Beja Romana.

A VIDA ERRANTE DE AL BERTO CHEGA A PORTALEGRE

O documentário de Pedro Caldas “Al Berto, a vida errante” chega esta semana a Portalegre.

Depois da exibição em Évora, será Portalegre a receber o documentário sobre o poeta alentejano no ano do 20.º aniversário da sua morte, a 31 de maio, no CAEP - Centro de Artes do Espetáculo de Portalegre, pelas 21:30h.

A produção surge pela mão da Chiaroscuro e conta com o apoio do Cinema- Fora - dos  Leões/Universidade de Évora, e do CAE Portalegre/Câmara Municipal de Portalegre e com o financiamento do ICA, além do patrocínio das Câmaras Municipais de Lisboa e Sines.

O BELO E O SUBLIME DA MÚSICA CLÁSSICA OUVIDA NUMA PEDREIRA ALENTEJANA

Viana do Alentejo, uma vila do Alentejo Central, arriscou bem quando há 5 anos decidiu juntar música clássica a um cenário único em beleza e acústica, uma pedreira de mármore desativada. Ao evento chamou Festival Pedreira dos Sons e desde então o público tem crescido e aumentado em heterogeneidade. A mesma que leva a juntar nesta 5.ª edição o cante alentejano, a projeção de imagem e a música clássica.

PASSIONE NA ABERTURA DO FESTIVAL DE CINEMA DE PORTEL

Os célebres Passione, com João Mendonza (voz), Carlos Xavier (piano) e Pedro Zagalo (piano), um projecto na área do pop lírico que interpreta músicas de compositores reconhecidos mundialmente, como Andrea Bocelli, Il Divo, José Carreras, Leonard Cohen e Luciano Pavarotti, vão abrir o XV Festival de Cinema – O Castelo em Imagens, em Portel, no próximo domingo, dia 14, às 21h00.

XV FESTIVAL DE CINEMA DE PORTEL DESTACA O NEOREALISMO

Arranca a 14 de maio a XV edição do Festival de Cinema - O Castelo em Imagens, em Portel, no Alentejo Central com a participação do seu diretor artístico, Lauro António.

Este ano o Festival de Cinema conta com o projecto Passione, com uma semana de sessões de projecção dedicadas inteiramente à temática dos castelos e à sétima arte.

A valorizar este ano a temática do festival está a mostra cinematográfica em torno do neorealismo italiano.

NÚCLEO EMPRESARIAL DE PORTALEGRE APRESENTA INCENTIVOS FISCAIS AO CINEMA DO ALENTEJO

O Núcleo Empresarial de Portalegre - NERPOR, vai realizar uma sessão de divulgação nas suas instalações no próximo dia 5 de Maio pelas 14.45 h em parceria com o ICA (Instituto do Cinema e Audiovisual, IP) e o Instituto Politécnico de Beja sobre a importância das Film Comission para a região Alentejo.

CINEMA: EX-ALUNOS DO POLITÉCNICO DE PORTALEGRE PREMIADOS

Foi com a curta-metragem de animação "Lugar em Parte Nenhuma", que Bárbara Oliveira e João Rodrigues, dois ex-alunos do Instituto Politécnico de Portalegre (IPP) foram premiados no Festival MONSTRA - O Festival de Animação de Lisboa.

A curta-metragem foi mesmo duplamente premiada ao vencer os prémios de Melhor Curta de Estudantes Portuguesa e a mesma distinção atribuída pelo "Júri Júnior".

HÁ CINEMA EM ÉVORA

E é já no dia 1 de março que, na SOIR Joaquim António de Aguiar vai exibir, pelas 21:30h, “A Toca do Lobo” de Catarina Mourão.

ELVAS COM FESTIVAL DE CINEMA DE GUERRA DA RAIA

Elvas dedica um festival de cinema à Guerra, o Festival de Cinema de Guerra da Raia. A iniciativa decorre de 13 a 21 de janeiro e conta com a exibição de 10 filmes no Auditório São Mateus em Elvas. A iniciativa é uma organização da AIAR, Associação de Desenvolvimento pela Cultura, conta com o apoio da Câmara Municipal de Elvas e da Direção Regional de Cultura do Alentejo, e a programação é da produtora Leopardo Filmes, do produtor Paulo Branco.

Páginas