Está aqui

Cinema

Vila Viçosa investe 613 mil euros na reabilitação do Cineteatro Florbela Espanca

O Cineteatro Florbela Espanca, em Vila Viçosa, encerrado há nove anos, vai ser reabilitado por iniciativa da câmara, num investimento superior a 613 mil euros, com apoios comunitários.

A informação foi divulgada pelo vice-presidente do município, Luís Nascimento, que indicou à agência Lusa que a obra está prevista começar neste primeiro trimestre e ficar concluída em 2022.

Cinco artistas mudam-se para o Alentejo para dar asas à criatividade

O Craveiral Farmhouse, em São Teotónio, no Alentejo, vai ser a casa de uma residência artística por onde passarão cinco artistas de além-fronteiras, entre 5 e 26 de janeiro.

De acordo com a Marketeer, este programa, designado por Blank Residency, resulta de uma parceria com a plataforma londrina Blank100 e oferece aos artistas o alojamento necessário, mas também um estúdio sem local fixo de forma a garantir o desenvolvimento da criatividade.

Évora organiza ciclo de cinema em homenagem a realizador italiano Fellini

O grupo Cinema-fora-dos Leões (C-f-L), a Direção Regional de Cultura do Alentejo e a Universidade de Évora estão a organizar um ciclo de cinema que vai homenagear o realizador italiano Federico Fellini (1920-2020), nos meses de novembro e dezembro, a propósito do centenário do seu nascimento.

O evento, denominado “Sob o Signo de Fellini”, tem início esta quinta-feira, 5 de novembro, no auditório Soror Mariana, na cidade de Évora.

Mulheres empresárias do Alentejo e Algarve reúnem-se em Sevilha

Empresárias alentejanas, algarvias e andaluzas vão reunir-se em Sevilha nos próximos dias 21 e 22 de outubro, no âmbito do I fórum INTREPIDA plus, adianta o portal Mais Algarve.

A iniciativa é organizada pela Fundación Tres Culturas del Mediterrâneo com o apoio do programa INTERREG VA Espanha-Portugal (POCTEP), e visa permitir a troca de ideias, a criação de sinergias e a aprendizagem entre empresárias da Eurorregião (Andaluzia, Algarve e Alentejo).

Grândola recebe exibição do novo filme português “Golpe de Sol”

O mais recente filme do realizador Vicente Alves do Ó, “Golpe de Sol”, vai ser exibido no próximo dia 2 de setembro no Cine Granadeiro Auditório Municipal, em Grândola, adianta o portal infocul.pt.

Numa sessão especial às 21h, a projeção conta com a presença dos atores Oceana Basílio, Ricardo Pereira, Nuno Pardal, Ricardo Barbosa e ainda do realizador Vicente Alves do Ó.

Festa do Cinema Italiano chega a Beja em novembro

A Festa do Cinema Italiano vai realizar-se em mais de 10 cidades portuguesas, incluindo Beja, de 10 a 12 de novembro, no Pax Júlia Auditório Municipal, adianta a agência Lusa.

A informação é avançada pela organização, a cargo da Associação Il Sorpasso, com o apoio da Embaixada de Itália, do Instituto Italiano de Cultura de Lisboa, do LUCE Cinecittà e da Câmara Municipal de Lisboa. O evento estava previsto para abril, mas foi adiado devido à pandemia de covid-19.

“Cantares e Saberes” sensibiliza para a prevenção de incêndios em Gavião

A ação “Cantares e Saberes” vai-se realizar no próximo sábado, dia 29 de agosto, em Atalaia, no concelho de Gavião, numa iniciativa da associação cultural “Panóplia”, que pretende sensibilizar para a prevenção de incêndios através das artes visuais e da música.

Grândola recebe Encontro da Canção de Protesto em setembro

Entre os dias 17 e 20 de setembro, irá realizar-se uma nova edição do Encontro da Canção de Protesto em Grândola, com espetáculos musicais, exposições e documentários dedicados à temática do exílio; e colóquios, sessões testemunhais e de canto livre em que estarão presentes figuras relacionadas com os universos de José Mário Branco e com a canção de protesto.

Évora exibe ciclo de cinema de autor em homenagem à nouvelle vague

O grupo Cinema-fora-dos Leões (C-f-L) e a associação cultural “Oniros” estão a organizar o ciclo de cinema “La vie c'était l'écran”, que homenageia o realizador francês Éric Rohmer a propósito do centenário do seu nascimento, no auditório Soror Mariana, da Universidade de Évora.

O Festival Internacional de Cinema de Marvão vai decorrer esta semana

O Periferias - Festival Internacional de Cinema de Marvão e Valência de Alcântara regresso já esta semana, de 6 a 11 de agosto, numa dezena de lugares da raia de Portugal e Espanha.

Serão cerca de 20 filmes, nesta edição VIII, numa versão compactada do festival, que cumprirá todas as regras da DGS. A estreia cabe ao filme "O que arde", do realizador galego Oliver Laxe.

Mas apesar de mais curto, o festival apresenta algumas novidades, como por exemplo, uma sessão drive-in, em Carbajo, Espanha, no dia 7, ou propostas de cinema online.

Páginas