Está aqui

Sociedade

PAIS EM REDE PROMOVEM PROGRAMAS DE VERÃO EM GRÂNDOLA PARA CRIANÇAS COM DEFICIÊNCIA

PAIS EM REDE é um movimento cívico, de âmbito nacional, composto por “famílias especiais” e por cidadãos solidários, cuja função é constituir-se em parceiro social, capaz de unir vozes para comunicar, discutir, organizar e propor soluções, e, em consequência, mudar as mentalidades, na mira de uma progressiva qualidade de vida das pessoas com incapacidades e das suas famílias. Uma das dificuldades dos pais com crianças especiais é encontrar programas de verão capazes de responder aos desafios que levantam estas crianças.

RASTREIO DO CANCRO DA MAMA ATÉ 15 DE SETEMBRO EM OURIQUE

Ourique, no Baixo Alentejo, tem a decorrer uma campanha de rastreio do cancro da mama até 15 de setembro. A unidade móvel estará em Garvão até dia 22 de agosto. A 23 e 24 de agosto é a vez de Santana da Serra e a partir de 25 de agosto até 15 de setembro, o rastreio estará em Ourique.

TURISMO NO ALENTEJO CONTINUA EM CRESCIMENTO

De acordo com o Instituto Nacional de Estatística (INE) e se comparar-mos o número de dormidas no Alentejo em junho de 2016 e junho de 2017, apuramos um crescimento de 11,4%, distribuídas por aumentos de 7,7% nas dormidas de turistas residentes e 18,6% de turistas não residentes.

Neste mesmo mês e em relação aos proveitos, regista-se um aumento de proveitos de 20,9% quando comparados com o mesmo período do ano anterior.

O rendimento médio por quarto subiu no período homólogo dos 30,9 euros para os 36,6 euros.

ÉVORA: REMODELAÇÃO DO SALÃO CENTRAL ARRANCOU COM LIMPEZA E SONDAGENS ARQUEOLÓGICAS

Município e Universidade de Évora já deram início a sondagens arqueológicas no antigo edifício do Salão Central Eborense, após trabalhos de limpeza do entulho que ali se acumulava há décadas.

Segundo informação da autarquia, "as sondagens decorrem de imperativos legais e, em virtude do edifício se situar em área de sensibilidade arqueológica" e por ser necessário "proceder a intervenção de salvaguarda e registo de eventuais elementos e vestígios patrimoniais ali existentes, antes da obra municipal para ali programada".

INCÊNDIOS COLOCAM VENDA DE MADEIRA A MENOS 20% DO SEU VALOR REAL

A denúncia foi feita por João Branco, Presidente da Direção Nacional da Quercus, aos microfones da Rádio Portalegre, a propósito dos incêndios em Nisa e cujas espécies perdidas que integram a floresta autóctone do Alto Alentejo, onde se contam carvalhos, sobreiros e zimbrais, poderão "levar até 200 anos a serem recuperadas".

RESERVAS DE ÁGUA "GARANTEM ABASTECIMENTO PÚBLICO" NO ALENTEJO

Numa reunião que decorreu ontem em Évora e que juntou governo, autarcas, Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas, da Empresa de Desenvolvimento e Infra-Estruturas do Alqueva, da Agência Portuguesa do Ambiente, da Águas de Portugal e das Comunidades Intermunicipais do Alto Alentejo, do Alentejo Central, do Alentejo Litoral e do Baixo Alentejo, o secretário de estado do Ambiente, Carlos Martins, garantiu que as reservas de água são suficientes para garantir o abastecimento público no Alentejo, afastando os "piores cenários" com base em estudos realizados às necessidades de água e

ALENTEJO COM TEMPERATURAS ACIMA DOS 40º NOS PRÓXIMOS DIAS

O Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) prevê a subida das temperaturas nos próximos dias e um fim de semana com muito calor. Para o Alentejo as previsões são de temperaturas máximas que podem ultrapassar os 40.º.

Beja está hoje com 39.º, Évora com 38.º e Portalegre com 37.ª, sendo que o calor deve manter-se até quarta-feira que vem, e no domingo, com novo aumento de temperatura, prevê-se que pelo menos Évora chegue aos 40 .º de temperatura máxima.

ALENTEJO DESENVOLVE SISTEMA REVOLUCIONÁRIO DE BOMBEAMENTO FOTOVOLTAICO PARA IRRIGAÇÃO

A Universidade de Évora é parceira de um projeto europeu, o MASLOWATEN, um consórcio de 3 Universidades, 7 empresas, e 3 instituições de irrigação de 5 países diferentes, que está a desenvolver tecnologia de bombeamento fotovoltaico para irrigação e que tem instalado um sistema na Herdade de S. Barnabé e Vale de Calenas, em Alter do Chão, no Distrito de Portalegre. Esta nova solução ecológica consiste no uso de sistemas de bombagem fotovoltaica para irrigação agrícola que pretendem não consumir electricidade convencional.

150 TONELADAS DE PEIXE RETIRADAS DE BARRAGENS ALENTEJANAS

O Secretário de Estado do Ambiente, Carlos Martins esteve ontem em Évora para uma reunião com autarcas alentejanos, a Associação de Regantes da Vigia, o Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas, da Empresa de Desenvolvimento e Infra-Estruturas do Alqueva, a Agência Portuguesa do Ambiente, a Águas de Portugal e as Comunidades Intermunicipais do Alto Alentejo, do Alentejo Central, do Alentejo Litoral e do Baixo Alentejo a discutir a situação de seca extrema que atinge sobretudo o sul do Alentejo.

SECA MOTIVA REUNIÃO COM SECRETÁRIO DE ESTADO DO AMBIENTE EM ÉVORA

O Secretário de Estado do Ambiente, Carlos Martins, está hoje em Évora para uma reunião com autarcas alentejanos, a Associação de Regantes da Vigia, o Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas, da Empresa de Desenvolvimento e Infra-Estruturas do Alqueva, a Agência Portuguesa do Ambiente, a Águas de Portugal e as Comunidades Intermunicipais do Alto Alentejo, do Alentejo Central, do Alentejo Litoral e do Baixo Alentejo.

Páginas