Política Nacional

PORTEL INAUGURA NOVAS ETAR EM ALQUEVA E AMIEIRA

Portel tem duas novas estações de tratamento de águas residuais, que vão ser inaguradas no dia 3 de julho pelo Secretário de Estado do Ambiente, Carlos Martins e pelo presidente do município, José Manuel Grilo.

CATARINA MARTINS HOJE EM ÉVORA

A coordenadora nacional do Bloco de Esquerda, Catarina Martins, vai estar hoje, 29 de junho, em Évora, para uma visita à feira anual daquela cidade alentejana, a Feira de São João. A iniciativa prevê uma intervenção de Catarina Martins, âs 18h00, no stand que aquela força política ocupa na feira.

CARLOS MIGUEL ASSINA HOJE CONTRATOS DE FINANCIAMENTO EM ÉVORA E MOURA

O Secretário de Estado das Autarquias Locais, Carlos Miguel, participa esta manhã na cerimónia de assinatura do contrato de financiamento, no âmbito do Programa Equipamentos Urbanos de Utilização Coletiva, para conclusão da sede da Associação de Dadores Benévolos de Sangue de Évora.

A iniciativa tem lugar na Associação de Dadores Benévolos de Sangue, na Rua da Mouraria, 56, em Évora. Carlos Miguel estará, no mesmo âmbito, à hora de almoço em Moura, no Baixo Alentejo, para assinatura do contrato de financiamento para beneficiação da Casa Mortuária de Santo Amador, em Moura.

MINISTRO DO AMBIENTE HOJE EM ÉVORA PARA DEBATER ECONOMIA DO FUTURO

Évora recebe hoje, 26, de junho, o Ministro do Ambiente, João Pedro Fernandes, para um debate acerca da Economia Circular. A iniciativa decorre às 14h30, no auditório da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Alenteo (CCDRA)

Este novo modelo de desenvolvimento económico ao contrário do vigente que é linear (matéria-prima, produto, resíduo), é assente na circularidade, ou seja, matéria-prima, produto, reciclagem, reutilização, evitando, desta forma, o consumo de recursos naturais não renováveis e, conferindo, assim, sustentabilidade ao processo.

GOVERNO AUTORIZA MEDICINA NUCLEAR EM ÉVORA

Na passada sexta-feira, 23 de junho, o Governo autorizou o HESE - Hospital do Espírito Santo de Évora a adquirir serviços de medicina nuclear.

Como publicado por portaria em Diário da Republica, o HESE está autorizado a assumir um encargo plurianual até ao montante de 482.427,00€ (mais IVA) para a aquisição serviços de medicina nuclear, uma especialidade médica que aplica pequenas fontes de radiação ligadas a moléculas específicas para estudar aspetos particulares do doente e da doença.

SECRETÁRIA DE ESTADO PARA A CIDADANIA E A IGUALDADE NO ALENTEJO

A Secretária de Estado para a Cidadania e a Igualdade, Catarina Marcelino, vai estar no Alentejo, em Évora, amanhã, 26 de junho, para participar na sessão de encerramento da conferência “Desafios na Proteção de Crianças e Jovens - O debate intersectorial e interdisciplinar «Explorar os caminhos (não) percorridos»”

PSD PROPÔS PARAGEM NO ALENTEJO DE COMBOIOS SINES/CAIA, ESQUERDA CHUMBOU

Ps, PCP, PEV e BE chumbaram ontem projecto de resolução do PSD que pedia paragem em três zonas Alentejo de comboios da futura ligação ferroviária de mercadorias Sines/Caia. Este projecto, há cerca de um ano a aguardar na Assembleia da República, obteve apenas o votos favoráveis de PSD, CDS e PAN.

O PSD propunha a paragem dos comboios em Évora, Vendas Novas e na Zona de Mármores, para que as empresas pudessem beneficiar deste transporte.

500 MILHÕES DE EUROS PARA O LITORAL ALENTEJANO

Foi apresentado pela CIMAL – Comunidade Intermunicipal do Alentejo Litoral, esta semana, um Plano de Mobilidade para a sub-região, já com o foco no novo plano de investimento, em 2025, e que visa suprimir algumas necessidades de investimento nesta área alentejana.

ÉVORA: PROCURADORA-GERAL DA REPÚBLICA DEBATE PROTECÇÃO DE MENORES

O João tem 2 anos e vive com a mãe, Isabel, que é toxicodependente. A mãe já esteve várias vezes internada numa comunidade terapêutica juntamente com o menino, mas acabou por ser expulsa da última vez. Ao mesmo tempo deixou de poder beneficiar do RSI por falta de apresentação de documentos. Consegue pagar a renda de casa com a ajuda de uma pessoa amiga e vai tendo ajuda de voluntárias de um Centro Paroquial do local onde mora, que lhe dão roupa, toalhitas e fraldas e vão acompanhando o João no jardim infantil que este frequenta.

PEDRO MARQUES EM ÉVORA PARA AVALIAR PROGRAMA JESSICA

O Evento Anual JESSICA 2017 realiza-se no próximo dia 28 de Junho, pelas 10h30 no Páteo de S. Miguel, na Fundação Eugénio de Almeida, em Évora, e conta com a presença do Ministro do Planeamento e das Infraestruturas, Pedro Marques.

Páginas