29 Março 2016      11:46

Está aqui

MEDO?!?

"ECOS DA CONSCIÊNCIA"

Com as notícias recentes e a forma como são apresentadas, é comum os cidadãos tirarem conclusões distintas. A mim, o que me parece é que a comunicação social procura drama, tragédia, tudo aquilo que nos possa chocar! Não explora a notícia sucintamente, explora-a com detalhes mórbidos e que não interessam a ninguém. Basta verem o tipo de notícias sobre o atentado em Bruxelas ou mesmo notícias sobre os emigrantes que perderam a vida a caminho de Portugal.

Obviamente todos temos pelo menos receio do futuro, uma vez que as ameaças do Estado Islâmico são constantes e considerando os avanços, para quando Portugal? Mas Portugal, aqui à beira mar plantado, com um povo tão tranquilo não será certamente uma ameaça premente, mas sim um membro da Comunidade Europeia com muito pouco poder, isto comparado com a Alemanha, França e outros já atingidos em atentados terroristas.

Facto é que a vida não pára e como tal não podemos estagnar, tal só aconteceria se existissem medidas extremas que nos fizessem efectivamente parar. Em termos pessoais e trabalhando em projectos europeus, obrigatoriamente estou sujeita a diversas mobilidades dentro da Europa e normalmente estas acontecem sempre após qualquer tipo de tragédia – “karma” o meu, possivelmente! Nunca deixei de as realizar, até porque além de serem obrigações profissionais não devemos sujeitar-nos ao medo, pois tudo pode acontecer em qualquer lugar (ainda que ache muito remoto um acontecimento deste género no Alentejo).

Não tenho medo, mas confesso ter algum receio. Não viajo de avião com a mesma descontração de há 2 ou 3 anos atrás, não ando de metro ou outro transporte público com tanta tranquilidade, inclusivamente dou comigo a pensar em possibilidades! Se o objectivo destes radicais era criar clima de suspeição e insegurança, confesso que, na minha óptica, cobardemente conseguiram!

Não sei se o que escrevo hoje é uma crónica de insegurança ou uma crónica de motivação, mas garanto-vos que parar, só o farei se for obrigada e medo não mostrarei… Mas receio, sim tenho!

 

Imagem daqui

CAPTCHA
Image CAPTCHA
Escreva o caracteres que vê na imagem do lado direito.