Está aqui

Tecnologia

Universidade de Évora quer sequestrar CO2 para combater as alterações climáticas

A Universidade de Évora (UÉ) acabou de dar um passo assinalável no combate às alterações climáticas após a realização de um estudo onde foram identificados potenciais locais para instalações-piloto de armazenamento geológico de CO2, uma tecnologia que evita a libertação para a atmosfera do dióxido de carbono produzido pelas indústrias dos setores electroprodutor, siderúrgico ou cimenteiro.

Covid-19: Altice Portugal reforça as redes de comunicação

Novamente com os portugueses em confinamento, a Altice procura dar melhor resposta e minimizar o impacto na vida dos Portugueses. Neste sentido, vai proceder a novas ampliações e a um maior reforço de rede por todo o território nacional face ao expectável progressivo aumento de tráfego na rede fixa, com o previsível aumento do teletrabalho e o confinamento.

Évora vai instalar os supercomputadores mais potentes do País

O Laboratório computacional de alto desempenho para análise de big data da Universidade de Évora (BigData@UE) vai contar, no início deste ano, com dois equipamentos NVIDIA DGX A100, de capacidade global de 2x5 petaflops, 16 GPUs A100, 640GB de memória das GPUs e 2 TB de memória RAM. Com um desempenho equivalente a 10 mil PCs, este equipamento adquirido pela UÉ é único no nosso país e representou um investimento superior a 400 mil Euros.

Última Hora: Cabo submarino transatlântico ancorou hoje em Sines

A EllaLink anunciou hoje que o seu sistema de cabos submarinos de baixa latência de última geração já ancorou em Sines na ZILS, a partir de onde se estabelecerá a ligação à América Latina. Deverá ficar plenamente operacional no segundo trimestre deste ano, proporcionando um nível de conectividade internacional sem precedentes entre os dois continentes e que chegará à Europa através de Portugal.

Ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior na Universidade de Évora

O ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (MCTES), Manuel Heitor, vai estar presente na Universidade de Évora (UÉ) hoje, terça-feira, para participar na iniciativa “Um dia a pensar o futuro da Universidade de Évora”, organizada pela instituição académica.

Pilotos de aviões supersónicos equipados com marca alentejana

Da unidade fabril alentejana da U-Aerospace – do grupo empresarial francês Ulmer Aeronautique – instalada em Ponte de Sor, saem máscaras de oxigénio para pilotos de aviões supersónicos de todo o mundo.

Segundo avança um artigo da jornalista Paula Mourato, no MedioTejo.net, este ano, o grupo francês conta começar a produzir também capacetes no complexo aeronáutico do aeródromo municipal de Ponte de Sor, criando cerca de 30 novos postos de trabalho através da empresa LD Helmet e que já equipa algumas tripulações dos helicópteros do INEM, e outros pilotos no mundo inteiro.

 

Começar 2021 com a foto perfeita

Uma boa foto é o que toda a gente procura. Ao entrar em 2021, vamos deixar algumas dicas para tirar a foto perfeita, que tem os seus segredos.

Além do fotógrafo, da máquina, do cenário e outras circunstâncias também a pessoa fotografada pode dar pequenos contributos que podem ser decisivos, a começar pela disposição.

Jodee Ball, uma fotógrafa profissional do Ohio (Estados Unidos) indica seis truques para que não saia nas fotos como se fossem fotografias para o Cartão do Cidadão.

Primeiro descontraia, não esteja em frente à câmera com rigidez.

Google vai andar pelas ruas do Alentejo

Se vive no distrito de Évora, não estranhe ver um carro esquisito passar à sua porta com múltiplas câmaras instaladas no tejadilho. É que os carros da Google vão andar pelo Alentejo, equipados com câmaras e tecnologia de ponta, para captar imagens das ruas de modo a atualizar os mapas das suas aplicações, nomeadamente a Street View e a Google Earth, e que permitem ao utilizador visualizar ruas e estradas no serviço de navegação.

Ellalink visitou trabalhos de instalação ao cabo que vai ligar Brasil a Sines

O CEO da empresa Ellalink, Philippe Dumont, visitou esta semana os trabalhos que estão a decorrer para a instalação da CLS – Cable Landing Station do Cabo da Ellalink, localizada no Sines Tech – Innovation & Data Center Hub, na ZILS – Zona Industrial e Logística de Sines.

A visita de Philippe Dumont contou com a presença de Filipe Costa e Isabel Caldeira Cardoso, CEO e administradora executiva da entidade aicep Global Parques.

Construção do cabo submarino que liga Sines a Fortaleza já teve início

A ligação do Brasil à Europa, entre Fortaleza e Sines, através de um cabo submarino de dados, iniciou-se esta segunda-feira, num investimento de 170 milhões de euros.

De acordo com a aicep, esta infraestrutura será implementada pelo consórcio Ellalink, no âmbito do projeto BELLA (Building European Link to Latin America), que “agrega as redes de ciência europeia e sul-americana, e é financiado pela Comissão Europeia e por fundos privados”.

Páginas