Está aqui

Artigos publicados

PARA QUE NÃO VOLTE A ACONTECER

A Comissão Europeia confirmou esta semana a saída de Portugal do Procedimento por Défice Excessivo. Em termos práticos, é muito importante sublinhar que o País e os portugueses estão verdadeiramente de parabéns. Foi um esforço muito grande que os portugueses fizeram para se livrar deste espartilho. Dum espartilho onde nunca deveríamos ter entrado.

Portugal esteve os últimos 8 anos sujeito ao Procedimento por Défice Excessivo. Desde 2009 (da então famigerada governação de José Sócrates) que nos encontramos perante as amarras desta complexa exigência.

TINHA A MANIA DOS VERBOS

O marafado do gaiato era esperto e ligeiro como as cobras. Andava sempre à cata de conseguir saber mais e de fazer melhor. O marafado do moço, ou o moço marafado, era da cidade. Tinha a esperteza e a sageza de quem convive há muito com o desenrascanço. Podia ter-lhe dado para pior, podia não saber muito na escola. Mas tinha a escola da vida.

TINTO ALENTEJANO SOMA E SEGUE

O vinho alentejano soma e segue. São às centenas as distinções e medalhas que vão recheando as marcas de vinho alentejanas.

Desta vez foi nos “Decanter World Wine Awards” - uma das maiores e mais importantes competições mundiais de vinho - onde mais de 200 especialistas decidiram atribuir ao “BLOG by Tiago Cabaço bivarietal ’13” a distinção de “Best in Show – Best Red Blend” (melhor no concurso na categoria de vinhos tintos de lote/blend), algo que acontece pela primeira vez a um vinho alentejano vinho alentejano neste concurso.

ÉVORA SERÁ CAPITAL DO TURISMO SUSTENTÁVEL

No próximo dia 1 de junho, Évora vai ser a capital do turismo Sustentável quando decorrer a primeira iniciativa do Green Project Awards: a Conferência “Turismo Sustentável”.

Esta iniciativa pertence à Agência Portuguesa do Ambiente, à Quercus e à GCI, e conta com a colaboração e apoio do Turismo de Portugal.

DEPUTADO ALENTEJANO CONTRA A BUSCA DE PETRÓLEO

Foi debatido esta semana, na Assembleia da República, o Projeto de Resolução sobre a suspensão dos contractos para prospeção de hidrocarbonetos no Algarve e na Costa Alentejana e o deputado socialista eleito por Beja, Pedro do Carmo, votou a favor da suspensão da prospeção, indo contra o próprio partido que representa, que se absteve.

BEJA NO ROTEIRO DO AMOR

A cidade de Beja está apaixonada!

A capital sul alentejana vai passar a integrar a “Europe in love” – a Rede Europeia das Cidades com Histórias de Amor, em grande parte devido aos amores de Mariana Alcoforado e do marquês de Chamilly.

Com Beja nesta rede europeia estão cidades de mais dez países como, por exemplo, Verona, em Itália, casa dos famosos “Romeu e Julieta”.

A iniciativa pertence à Fundação Bodas de Isabel, de Teruel, Espanha.

 

Imagem de wallpaper-boom.com

NO CRATO O MUNDO VAI CHAMAR-NOS LOUCOS

Após as confirmações de David Fonseca e Bezegol na semana passada, surgem mais 3 nomes para a edição 2018 do Festival do Crato.

Agora são os nomes de Matias Damásio, Mundo Segundo & Sam The Kid os nomes que vão dar as boas-vindas aos campistas no festival que decorrerá de 23 a 26 de agosto.

 

Imagem de guiadacidade.pt

MOSTRA INTERNACIONAL DE TEATRO ANIMA O LITORAL ALENTEJANO

Vão ser 15 os espetáculos da 18ª MITSA - Mostra Internacional de Teatro de Santo André.

Esta edição 2017 começa hoje, sábado 27 de maio e vai estender-se até 28 de junho.

Serão 15 espetáculos, 36 sessões, em 14 localidades do litoral alentejano, em Setúbal e em Lisboa.

A VIDA ERRANTE DE AL BERTO CHEGA A PORTALEGRE

O documentário de Pedro Caldas “Al Berto, a vida errante” chega esta semana a Portalegre.

Depois da exibição em Évora, será Portalegre a receber o documentário sobre o poeta alentejano no ano do 20.º aniversário da sua morte, a 31 de maio, no CAEP - Centro de Artes do Espetáculo de Portalegre, pelas 21:30h.

A produção surge pela mão da Chiaroscuro e conta com o apoio do Cinema- Fora - dos  Leões/Universidade de Évora, e do CAE Portalegre/Câmara Municipal de Portalegre e com o financiamento do ICA, além do patrocínio das Câmaras Municipais de Lisboa e Sines.

MARQUES MENDES AMANHÃ EM ARRAIOLOS

Luis Marques Mendes, ex-governante, ex-líder do PSD e comentador da televisão vai estar amanhã, 27 de maio, em Arraiolos, no Alentejo Central, para a inauguração da sede de campanha para as próximas eleições autárquicas do PSD em Arraiolos. O evento acontece às 18h00, na rua Cunha Rivara, e prossegue depois com um jantar, no Restaurante Parque dos Leitões.

Páginas