14 Maio 2014      01:00

Está aqui

Quem sucederá a Durão Barroso?

 elections2014

A pouco mais de uma semana das eleições europeias ninguém sabe qual a configuração do próximo Parlamento Europeu, nem o nome do próximo Presidente da Comissão Europeia. Mas as últimas sondagens de cada estado membro sugerem uma disputa entre os dois maiores grupos políticos, o PPE e o S&D, com vantagem para o primeiro (221 deputados para o PPE e 194 para o S&D).

Apesar de não ser por uma diferença substancial o luxemburguês Jean-Claude Juncker, apoiado pelos conservadores do PPE, parece mais próximo de vir a ser eleito Presidente da Comissão Europeia do que o alemão Martin Schulz, apoiado pelos socialistas do S&D.

Embora a escolha de quem sucederá a Durão Barroso não seja automática, já que são os chefes de estado e de governo dos 28 a negociar o próximo presidente da Comissão Europeia, será dificil que esta escolha venha a ser feita ignorando o resultado eleitoral.

Crescem contudo as especulações que havendo um empate dos dois maiores grupos políticos no Parlamento Europeu, estes terão de se coligar e farão emergir uma terceira figura, que seja consensualizada entre ambos, hipótese já rejeitada pelo menos pelo socialista Martin Shulz. 

CAPTCHA
Image CAPTCHA
Escreva o caracteres que vê na imagem do lado direito.