10 Agosto 2014      01:00

Está aqui

Estados Unidos anunciam ataque aéreo através do Twitter

As redes sociais já ultrapassam todos os parametros imagináveis e esta notícia é a prova de como os governos estão a alterar a sua forma de veicular a informação. Desta feita o secretário de imprensa do Pentágono contra-almirante John Kirby, twittou na sua conta, "Uma aeronave militar dos Estados Unidos procedeu a um ataque aéreo contra as forças Kurdas, defendendo Erbil...". Posteriormente, o Pentágono efetuou uma declaração completa na sua página do Facebook. 

tweetUSA 1

 

Uma hora apenas depois, o tweet inicial tinha sido reenviado mais de 2.000 vezes. Esse tweet veio depois de outro tweet importante no dia anterior: Na quinta-feira, o Pentágono usou a mesma conta para combater os relatos de que ataques aéreos norte-americanos tinham começado na região, desmentindo qualquer intervenção desse género.

tweetUSA 2

Durante a madrugada, a Casa Branca usou a sua conta do Twitter para anunciar as possíveis intervenções a realizar no Iraque. O secretário de imprensa da Casa Branca, Josh Earnestanunciou que o Presidente Obama iria reflectir ainda, sobre quais os próximos passos a dar e enviando posteriormente uma nota de imprensa através de email. 

Outras nações já usam as redes sociais para realizar importantes anúncios. Por exemplo, o governo de Israel tem usado o Twitter e o Facebook para actualizar informação sobre as incursões na faixa de Gaza. Disponibilizando vídeos com a destruição dos túneis ou para atualizar outros incididentes.

tweetUSA 3

 

 Fonte: Wall Street Journal