14 Agosto 2014      01:00

Está aqui

Parque em Nova Iorque inova com o CityCharge

No Bryant Park, em Nova Iorque, longe vão os dias em que se tinha de comprar um café caro, de forma a conseguir-se arranjar uma tomada onde se pudesse carregar o telemóvel. CityCharge é um projeto urbano no qual estações de carregamento alimentadas a energia solar ali foram colocadas.

Estas estações inovadoras demoraram dois anos a desenvolver e são fruto duma colaboração entre a Bryant Park Corporation, a companhia de energia solar Green Barrel Energy, Inc e do fabricante de mobiliário urbano de alta qualidade Landscape Forms.

Cada estação tem seis tipos diferentes de cabos, que podem carregar a maior parte dos aparelhos. Estão assentes em cinco rodas giratórias para poderem ser movidas ao redor do parque, consoante as necessidades, deixando espaço suficiente para eventos públicos que ocorram no parque, assim como para a sua manutenção. O painel solar redondo no topo da estação também pode ser movido para ser apontado diretamente para o sol. A estação é feita de aço de carbono, o que a protege das alterações climáticas.

“O design foi inspirado nas pessoas, e na forma como utilizam o espaço público”, disse Ignacio Ciocchini, designer industrial da CityCharge. “É redondo, fácil de mover, e tem uma mesa comunitária que encoraja a interação social”. “Está atualmente na fase de testes, sendo ainda um protótipo, mas o plano é instalar seis novas estações no Bryant Park, e depois expandir pela cidade de Nova Iorque e pelos Estados Unidos”, reafirma Ignacio Ciocchini.

Fonte: http://www.mymodernmet.com/ e de http://inhabitat.com/

CAPTCHA
Image CAPTCHA
Escreva o caracteres que vê na imagem do lado direito.