22 Março 2024      11:19

Está aqui

Reguengos de Monsaraz promove Eco Tarde com diversos jogos e atividades

O município de Reguengos de Monsaraz promove amanhã, sábado (23), no Parque da Cidade, a terceira edição da Eco Tarde, uma iniciativa dirigida ao público infantil e juvenil, que, entre as 14:30 e as 18:00,  vai contar com diversos jogos e atividades para “sensibilizar para a temática do ambiente e contribuir para a literacia científica e tecnológica, estimulando o entusiasmo pela ciência e pela aprendizagem”, explica, em comunicado, o município.

Uma das atividades da tarde é a Energia a Pedalar, promovida pelo Centro de Ciência Viva de Estremoz. Trata-se de “um módulo didático” composto por cinco bicicletas, “em que cada uma representa uma das diferentes formas de energia renovável que existe no planeta”. As bicicletas encontram-se ligadas a um mecanismo mecânico, gerando energia através das pedaladas dos participantes na atividade e simulando o uso de diferentes fontes de energias renováveis, como “as barragens e a energia potencial gravítica, as ondas e a energia, o vento e a energia eólica, o sol e a energia fotovoltaica e o movimento e a energia cinética”, enumera.

O Parque da Cidade recebe ainda, através do Centro de Ciência Viva de Estremoz, o Quiosque de Ciência, um atrelado com diversas experiências interativas acerca da luz e do sistema solar, do vulcanismo e do tempo dos dinossauros. 

Durante a tarde, o Centro de Ciência Viva de Estremoz promove igualmente um circuito de prevenção rodoviária com karts e pedais para que os mais novos possam conhecer as principais regras de circulação rodoviária, assumindo os papéis de peão, condutor ou agente da autoridade.

O CEBAL – Centro de Biotecnologia Agrícola e Agroalimentar do Alentejo também vai marcar presença nesta tarde de atividades, abordando o tema das hortas verticais para “despertar o interesse das crianças e dos jovens para o território onde vivem, promovendo o contato direto com os trabalhos na terra e com a produção de plantas ligadas à dieta e potencializando o uso e a valorização dos recursos endógenos”. O CEBAL pretende ainda, nesta Eco Tarde, “sensibilizar para o uso eficiente da água, para a importância dos alimentos saudáveis e biológicos”, tendo também um vulcão para explicar a atividade vulcânica. 

A autarquia estabeleceu, este ano, uma parceria com o Museu da Luz, que vai ser responsável pela dinamização do Jogo da Glória/Água, uma atividade centrada no Lago Alqueva e que se desenvolve “num tabuleiro que explora o tema da água e da sua importância para a sustentabilidade deste território”. Neste desafio, que tem as mesmas regras que o conhecido Jogo da Glória, os peões são os participantes, que vão ter os seus conhecimentos acerca da água, da flora e da fauna piscícola postos à prova.

A Eco Tarde conta também com o Agrupamento de Escuteiros 1085 de Reguengos de Monsaraz, que vai “realizar jogos com arco e flechas, voleibol, campo minado, bowling e construir uma mesa escutista”, e com o Observatório do Lago Alqueva e o Dark Sky Alqueva, que vão proporcionar observações solares.

A iniciativa da Eco Tarde é parte do Projeto Educativo Local, que se encontra inserido no eixo Cidadania, Sustentabilidade e Ambiente.