6 Outubro 2016      11:36

Está aqui

VIVA PORTUGAL

Voltamos a celebrar, num feriado, o dia 5 de Outubro…e como em tantos outras efemérides, poucos sabem verdadeiramente o que festeja… Para os Republicanos, é a implementação da República Portuguesa, no entanto para os Monárquicos (aqueles que ainda conhecem a história) comemora-se o 873º aniversário da pátria.

Poucos países podem gabar-se de festejar quase 9 séculos de história… poucos países encontram as suas fronteiras estáveis desde tão longínquos tempos.

A realidade é esta, mas infelizmente é pouco conhecida ou valorizada… nas celebrações da data já tivemos a sua passagem para dentro de portas, afastando do povo, a festa que devia ser dos portugueses… nas celebrações da data já tivemos um hastear de bandeira de pernas ao contrário (bem ao jeito Português), como se de um pedido de auxílio se tratasse.

Este ano, quando é devolvida a celebração as ruas, tivemos também a inovação de um pragmático discurso de Marcelo Rebelo de Sousa, que bem ao jeito de farol da nação, apontou o caminho a ser seguido… como compete ao chefe de estado, e vinha fazendo falta a já velha República.

Por parte dos restantes atores da vida pública assistimos aos já celebres aproveitamentos e fingimentos… tanto mais que nos recordamos que faz exatamente um ano desde as últimas eleições, cujo resultado permitiu a inovação na interpretação da vontade do povo, e cujos resultados ainda estão por provar… porque o difícil ainda não foi feito… e que pessoalmente desconfio que virá sob forma de impostos (ainda que indiretos).

Entretanto no outro lado do Atlântico, observamos a verdadeira luta de David contra Golias, uma luta entre um candidato (Guterres), que cumpriu todos os escrutínios possíveis, e agora se bateu contra uma adversária que entrou na corrida a 10 minutos do fim, felizmente a mais que provável vitoria desta tardia concorrente não se veio a confirmar, e António Guterres, o homem da razão e coração será o próximo secretário geral da ONU.
Acabo como comecei esta crónica… celebremos o 5 de Outubro… por uma, ou por outra razão,

Viva Portugal.

Imagem de capa da pt.wikipedia.org

 

CAPTCHA
Image CAPTCHA
Escreva o caracteres que vê na imagem do lado direito.