5 Outubro 2016      12:26

Está aqui

É O FIM DO ROAMING MAS ZORRINHO PEDE GARANTIAS

O eborense e eurodeputado Carlos Zorrinho exigiu ontem no Parlamento Europeu, em Estrasburgo, garantias na defesa dos direitos dos cidadãos a propósito do fim do Roaming na União Europeia.

Num debate sobre o “Futuro das Telecomunicações - Uso razoável e Roaming na UE” Zorrinho exigiu harmonização e transparência na implementação do fim do Roaming para que não sejam os cidadãos que não viajam a pagar para os outros.

O eurodeputado defendeu junto da Comissão Europeia a necessidade de mecanismos que impeçam ações discricionárias e anti competitivas por parte das operadoras, a garantia da proteção de dados e a privacidade dos utilizadores e investimento nas redes e nas infraestruturas que harmonize as condições prevalecentes nos vários territórios e as adeque às pressões da procura, em particular da procura sazonal derivada dos fluxos turísticos.

De acordo com Zorrinho, a nova legislação sobre a abolição dos custos associados às chamadas entre países da UE, a entrar em vigor a partir de Junho de 2017, “tem que assegurar um melhor serviço para as pessoas e uma maior transparência para o mercado”.