Tribuna Alentejo
cvra-e-asae
Alentejo

Vinhos do Alentejo e ASAE reforçam fiscalização de autenticidade das uvas

A Comissão Vitivinícola Regional Alentejana (CVRA) e a Autoridade de Segurança Alimentar e Económica (ASAE) estabeleceram um Protocolo de Cooperação destinado a reforçar os mecanismos de fiscalização na produção vitivinícola. O objetivo é assegurar a conformidade e a autenticidade dos vinhos com Denominação de Origem Controlada (DOC) e Indicação Geográfica (IG) do Alentejo, sobretudo durante o período das vindimas, considerado determinante para a proteção da origem das uvas.

O acordo prevê a realização de ações conjuntas no terreno, procurando garantir não só a confiança dos consumidores na genuinidade dos vinhos certificados, mas também a proteção dos produtores locais perante eventuais práticas fraudulentas. A primeira intervenção no âmbito desta colaboração ocorreu no dia 3 de setembro, marcando o arranque de uma articulação reforçada entre as duas entidades.

Segundo o presidente da CVRA, Luís Sequeira, a assinatura do protocolo "traduz o compromisso da CVRA em trabalhar de forma próxima com as autoridades competentes, para garantir que os vinhos do Alentejo continuam a ser sinónimo de qualidade, autenticidade e confiança". O responsável destacou ainda que a parceria com a ASAE contribui para fortalecer a credibilidade do setor e salvaguardar a identidade da região vitivinícola alentejana.

Artigos relacionados

Preço das casas subiu mais de 17% em todo o Alentejo no primeiro semestre de 2026

Redação Alentejo

Alentejo enfrenta acentuada amplitude térmica. Temperaturas vão oscilar entre os 8º e os 21º

Redação Alentejo

Governo distribui novos tratores florestais pelos Municípios. Entre hoje e amanhã Alentejo vai receber 20 máquinas pesadas

Redação Alentejo

Alentejo 2030 destina 15 milhões à Protecção Civil regional

Redação Alentejo

Fábrica de azeite de Fortes em Ferreira do Alentejo “nunca incumpriu” qualquer regra ambiental vigente

Redação Alentejo

Vai ficar quente. Alentejo volta aos 30º de temperatura

Redação Alentejo