4 Junho 2018      07:23

Está aqui

Vidigueira lança vinho "topo de gama" com apenas 1498 garrafas

Não é por acaso que se chama "1498" o novo vinho da Adega Cooperativa de Vidigueira, Cuba e Alvito (ACV), lançado este fim-de-semana. Trata-se do ano da chegada de Vasco da Gama à Índia, há 520 anos, data celebrada por uma edição muita exclusiva de precisamente 1498 garrafas, numeradas e certificadas, apresentadas dentro de uma pequena arca de madeira de nogueira polida.

Segundo a ACV, trata-se de um vinho tinto, com um longo período de amadurecimento e gestação, óptimo para apreciadores e coleccionadores, que poderão reservar este "topo de gama", assinado pelo enólogo Luís Morgado Leão.

Os interessados deverão formalizar os pedidos através do email info@adegavidigueira.pt , fornecendo também a indicação do nome que deverá ser gravado no certificado de posse que acompanhará cada garrafa.

Vasco da Gama, que é o patrono desta Adega, recebeu como presente o título de Conde de Vidigueira por parte do rei D. Manuel I, após ter chegado a Calecute na Índia em 21 de maio de 1498. Falecido em Cochim, a 24 de dezembro de 1524, seria sepultado a seu pedido no Convento das Relíquias em Vidigueira em 1539.