9 Abril 2024      14:52

Está aqui

Vidigueira lança primeiro vinho de talha tinto

A Adega Cooperativa de Vidigueira, Cuba e Alvito acaba de lançar o seu primeiro vinho tinto de talha, intitulado “Vila de Frades 1656”, em edição limitada.

Em comunicado, a adega explica que este novo vinho apresenta “um aroma intenso a frutos vermelhos e notas terrosas oriundas das castas Aragonez, Trincadeira e Tinta Grosa, provenientes de vinhas velhas que honram a capital do vinho de talha, Vila de Frades, na Vidigueira”.

Segundo a mesma fonte, “o processo de vinificação do Vila de Frades 1656, nascido na Taberna dos Arcos, na vila que lhe dá o nome, é ancestral e com a mínima intervenção possível, respeitando ao máximo o terroir da sub-região da Vidigueira”.

Além disso, a bebida, com chancela do enólogo Vasco Moura Fernandes, “distingue-se, ainda, por uma vinificação em lote, com a colheita das três castas em simultâneo, de forma a encontrar ‘o ponto ótimo de maturação das uvas’, seguida de um estágio, com contacto pelicular, por um período de cinco meses”.

A adega adianta também que este vinho é “ideal para beber sozinho, a uma temperatura entre os 18ºC e os 20ºC, ou em harmonia com a gastronomia portuguesa”.

O “Vila de Frades 1656” tem um número limitado de garrafas disponíveis no mercado, 800 garrafas, cada uma com o custo de 33,90 euros. Cada garrafa de vinho foi “cuidadosamente armazenada numa caixa de madeira, que, por trás, conta a história da ‘Talha do Séc. XVII’, reforçando, assim, a singularidade desta edição, especialmente pensada para colecionadores de edições especiais e históricas”.

A aquisição pode ser feita nas lojas da Adega de Vidigueira e Castro Verde, loja online e em alguns pontos de venda mais exclusivos.

José Miguel Almeida, presidente da Adega Cooperativa, afirma, no mesmo comunicado, que o objetivo desta produção foi “pensada, em particular, para bons apreciadores de vinhos de talha e colecionadores de edições especiais e históricas”.

 

Fotografia de facebook.com