Tribuna Alentejo
ta_30_0
Alto Alentejo

Tribunal volta a suspender obras da Barragem do Pisão

As obras da Barragem do Pisão estão novamente suspensas devido a uma decisão do Tribunal Central Administrativo Sul (TCAS), proferida a 8 de maio de 2026. A nova deliberação judicial determinou o regresso do processo ao tribunal de primeira instância. Esta alteração processual reativa de forma imediata a suspensão dos efeitos da Declaração de Impacto Ambiental (DIA), o documento legal que autoriza os trabalhos no terreno.

Esta não é a primeira vez que o empreendimento estratégico sofre um revés nos tribunais. O projeto já tinha enfrentado um forte revés em janeiro de 2025 com a anulação inicial da DIA, culminando numa paragem forçada dos trabalhos em setembro de 2025 através de uma providência cautelar. Posteriormente, em janeiro de 2026, o Tribunal Administrativo e Fiscal de Castelo Branco (TAFCB) havia aceite o pedido de levantamento dessa suspensão apresentado pelas autoridades locais, permitindo que as máquinas voltassem ao terreno de forma imediata. No entanto, a recente decisão do tribunal de segunda instância (TCAS) veio agora revogar essa mesma autorização de janeiro, fazendo renascer a paragem que vigora desde o ano passado.

O acórdão atual foca-se exclusivamente numa falha técnica e processual quanto à fórmula utilizada pelas associações de defesa do ambiente na submissão das suas petições. Desta forma, os juízes não avaliaram nem colocaram em causa o mérito, a legalidade, a segurança ou a qualidade técnica da infraestrutura planeada para o Crato. O processo regressa agora ao tribunal de Castelo Branco para corrigir os trâmites formais exigidos.
A Comunidade Intermunicipal do Alto Alentejo (CIMAA) já confirmou que vai acatar a ordem judicial e paralisar as obras. Contudo, Joaquim Diogo, Presidente do Conselho Intermunicipal da CIMAA, lamenta este novo impasse. O responsável reitera que este investimento estruturante de 222 milhões de euros é vital para garantir água potável às populações, fornecer energia limpa e mitigar a seca severa que afeta os agricultores da região.

Artigos relacionados

Polícia espanhola distingue Comando Distrital da PSP de Portalegre e o agente principal João Aragonez

Redação Alentejo

Nuno Mocinha foi hoje absolvido pelo Tribunal de Portalegre. O autarca estava acusado de crime de prevaricação de titular de cargo público

Redação Alentejo

Portalegre mantém IMI mínimo e IRS nos 3,25% em 2027

Redação Alentejo

Festas do Povo de Campo Maior distinguidas com Prémio de Turismo em Espanha

Redação Alentejo

Alunos do Centro de Formação da GNR em Portalegre voltam às aulas mas praga de percevejos persiste no local

Redação Alentejo

Santa Casa de Campo Maior vai aproximar idosos e crianças, para recuperar laços como os dos avós e dos netos

Redação Alentejo