2 Outubro 2017      10:42

Está aqui

SOCIALISTAS COM MAIORIA DAS CÂMARAS NO ALENTEJO

Pedro do Carmo, Norberto Patinho e Luís Testa, líderes das estruturas distritais do PS de Beja, Évora e Portalegre respetivamente, podem festejar um dos melhores resultados que os socialistas conseguiram no Alentejo.

Se começarmos por Beja, então a festa é tão inequívoca quanto surpreendente. O PS retirou 4 Câmaras à CDU, e com maioria absoluta na Capital de Distrito. Barrancos, Moura, Castro Verde e Beja passaram para as mãos dos socialistas, a juntar a Ferreira do Alentejo, Aljustrel, Mértola, Ourique, Odemira e Almodôvar. O PS soma assim 10 Câmaras Municipais, enquanto que ao PCP restam Serpa, Vidigueira, Cuba e Alvito.

Em Évora e apesar de a CDU manter sem surpresa a maioria absoluta na capital de distrito, perdeu Alandroal para o PS, que recupera assim a maioria das Câmaras Municipais. Vendas Novas, Viana do Alentejo, Portel, Reguengos de Monsaraz e Mourão, totalizam agora para os socialistas 6 Câmaras Municipais, o que lhes dá a maioria no distrito. A CDU mantém Mora, Arraiolos, Évora e Vila Viçosa. Já os movimentos independentes mantêm Estremoz, Borba e Redondo nas mãos.

Em Portalegre o PS conseguiu reforçar a maioria das Câmaras que já detinha, ao ter ganho a Câmara de Sousel ao PSD. PS tem agora 7 concelhos na mão com Nisa, Crato, Gavião, Campo Maior, Elvas, e Ponte de Sor, o que reforça a sua liderança no Distrito cuja capital continua a ser liderada por um movimento de independentes.

A CDU mantém Avis e Monforte, já o PSD detém Fronteira, Castelo de Vide, Arronches e Marvão.