Tribuna Alentejo
copy_of_copy_of_copy_of_copy_of_cronistas_ta_-_2020-12-28t112957
Alentejo Litoral

Sines vai refinar todo o combustível que Portugal precisa

A concentração em Sines de toda a refinação de combustíveis do país não é um risco para a segurança energética nacional, segundo a Entidade Nacional para o Setor Energético (ENSE).

A garantia surge na sequência da decisão da Galp, tomada a semana passada, de acabar com a refinação na segunda refinaria portuguesa que existe em Matosinhos. A ENSE assegurou ainda hoje à TSF que Portugal tem reservas de combustíveis suficientes para um funcionamento e abastecimento normal de todo o país durante 90 dias.

"Isto significa que durante 90 dias poderá não existir refino nem importação de produto que somos autossuficientes, pelo que qualquer disfuncionalidade ou quebra da produção poderá ser sempre substituída pelo lançamento no mercado das reservas estratégias em poder da ENSE que são reservas do Estado", adianta Filipe Meirinho, numa peça assinada por Nuno Guedes.

A refinaria de Matosinhos deixará de refinar os combustíveis como faz há mais de 50 anos, mas continuará a ser um ponto de armazenamento, nomeadamente porque é aí que estão parte das reservas estratégicas nacionais.
Além disso, "toda a avaliação que tem sido feita indica que Sines é autossuficiente para refinar gasolina e combustível para abastecer todo o território nacional".

A Galp vai acabar no próximo ano com a refinação em Matosinhos, concentrando as operações de refinação e desenvolvimentos futuros no complexo de Sines.

Artigos relacionados

Crise na produção de arroz ameaça agricultores de Alcácer do Sal

Redação Alentejo

Sines precisa de 10 milhões € para intervir com urgência na rede de saneamento e distribuição de água. Pedido já foi feito ao Governo

Redação Alentejo

Grândola faz 482 anos com um mês de comemorações

Redação Alentejo

Sobe para 11,5 toneladas a droga apreendida na costa portuguesa. Só ontem em Odemira, Sines e Figueira foram 6,5 toneladas

Redação Alentejo

Mais de meia tonelada de cocaína e haxixe deram à costa em Grândola

Redação Alentejo

Crianças de Odemira inauguram a sua nova biblioteca escolar

Redação Alentejo