Tribuna Alentejo
untitled_design_83
Alentejo Central

QUAL ROUTE 66? O ALENTEJO TEM A EN2 QUE VAI TRAZER RIQUEZA

A histórica rota 66, nos Estados Unidos, berço do primeiro Motel e do primeiro McDonald's do mundo, foi imortalizada por Hollywood. Esta estrada museu norte-americana começa em Chicago, Illinois, e atravessa os estados do Missouri, Kansas, Oklahoma, Texas, Novo México e Arizona terminando em Santa Mónica, na Califórnia, totalizando 3 755 km.

Mas Portugal, e o Alentejo, não devem invejá-la: nós temos a EN2.

A Estrada Nacional 2  tem um total de 738,5 quilómetros, o que faz dela a terceira mais longa do mundo, a seguir à Route 66, nos Estados Unidos e à Ruta 40, na Argentina. A EN2 atravessa 36 concelhos, grande parte alentejanos, vai ter também a sua rota turística, com enfoque para locais de alojamento, património e restauração, além de pontos de interesse histórico. Para o efeito foi constituída formalmente, no passado dia 5 de novembro, a Associação de Municípios da Rota da Estrada Nacional 2 (EN2), por escritura pública, realizada no município de Santa Marta de Penaguião.

Através da criação desta associação pretendem-se explorar as potencialidades de cada Concelho, bem como promover, junto de quem a percorre, a identidade e o património português na sua diversidade de costumes, gastronomias e paisagens, à semelhança do cariz turístico associado à mítica Route 66. 

Para além do âmbito nacional, pretende-se a internacionalização da Estrada Nacional 2, num projeto socioeconómico que visa, entre outros aspetos, combater a desertificação do interior do país e oferecer uma alternativa turística de excelência ao litoral do território.

O Presidente do Município de Viana do Alentejo, Bengalinha Pinto, participou no ato fundacional da Associação de Municípios da Rota da Estrada Nacional 2 (EN2) e considera que se trata de um "projeto importante para o futuro do nosso Concelho e, por isso, a ele aderimos desde a primeira hora”. Bengalinha Pinto acredita “que esta rota turística vai ajudar a criar riqueza em cada um dos concelhos que atravessa, através da divulgação de todo o seu património”.

Artigos relacionados

Alentejo Central aprova orçamento de 18 milhões para 2027, de volta ao edifício sede que esteve em obras de reabilitação

Redação Alentejo

Arrancam obras para a ligação de energia ao novo Hospital Central do Alentejo. Linhas subterrâneas atravessam Évora e têm mais de 14 km de extensão

Redação Alentejo

Estremoz investe 430 mil euros na primeira fase da Mata Municipal

Redação Alentejo

Bloco de Esquerda alvo de quarta tentativa de arrombamento em Évora. Dirigentes locais apontam à extrema-direita

Redação Alentejo

Évora recebe especialistas de todo o País para discutir a inovação tecnológica na topografia

Redação Alentejo

Mercado Mensal de Évora muda para a zona da Horta das Laranjeiras a partir de 13 de Outubro

Redação Alentejo