1 Janeiro 2022      18:10

Está aqui

Programa Incorpora da Fundação ”la Caixa” cria emprego em entidades alentejanas

O programa Incorpora da Fundação ”la Caixa” permitiu, em 2021, a criação de mais de 1.600 postos de trabalho para pessoas em situação de vulnerabilidade em Portugal

Desde janeiro passado, o programa Incorpora conseguiu facilitar um total de 1.644 postos de trabalho a pessoas em risco ou situação de exclusão, graças à colaboração de 695 empresas e a Fundação ”la Caixa” conta agora com uma rede de 58 entidades sociais especializadas em Portugal, para promover junto de empresas a contratação de pessoas em risco de exclusão social.

Estas entidades fazem a ligação entre os candidatos a emprego e as empresas portuguesas disponíveis para empregar, que beneficiarão de assistência especializada na execução do programa e o projeto contou ainda com a colaboração do IEFP - Instituto do Emprego e Formação Profissional colaborou na seleção das entidades envolvidas e apoia a implementação do programa através de um protocolo, no processo de seleção das entidades Incorpora em Portugal e presta apoio no processo de implantação do programa no país.

Nos três distritos alentejanos as entidades apoiadas em 2021 foram: CERCIBEJA. Cooperativa de Educação e Reabilitação de Cidadãos Inadaptados; CERCICOA. Cooperativa de Educação e Reabilitação de Crianças Inadaptadas de Castro; Verde Ourique e Almodôvar; Cáritas Diocesana De Beja; TAIPA, Crl. Organização Cooperativa para o Desenvolvimento Integrado do Concelho de Odemira, no distrito de Beja; APPACDM ÉVORA. Associação Portuguesa de Pais e Amigos do Cidadão Deficiente Mental de Évora e Santa Casa Da Misericórdia De Évora, no distrito de Évora; e Cáritas Diocesana Portalegre - Castelo Branco e Santa Casa da Misericórdia de Campo Maior, no distrito de Campo Maior.

Esta iniciativa da Fundação ”la Caixa”, em Portugal, teve inicio em 2018, com o objetivo de fomentar o emprego entre pessoas em situação de vulnerabilidade, conseguiu facilitar 1.644 postos de trabalho, em colaboração com 695 empresas desde janeiro.

Em 2021, destinou 30 milhões de euros a projetos sociais, de investigação, educativos e de divulgação cultural e científica.

A nível nacional, o Programa Incorpora apoiou 58 entidades sociais com o objetivo de promover a contratação, por parte das empresas portuguesas, de pessoas em risco ou situação de exclusão em diferentes zonas do país. As pessoas em risco abrangem nomeadamente jovens NEET (nem estudam nem trabalham), desempregados de longa duração maiores de 45 anos, ex-reclusos, ex-toxicodependentes, vítimas de violência doméstica e pessoas com deficiência ou incapacidade e, agora, pessoas cuja vida profissional foi afetada pela pandemia.

O programa proporciona às empresas que ofereçam oportunidades de emprego um instrumento para o desenvolvimento da sua responsabilidade social, assessorando- as ainda na identificação de incentivos a que possam ter acesso em função do perfil dos beneficiários.

Incorpora tem como objetivo principal fazer a ligação entre as entidades sociais e as empresas portuguesas com a finalidade de criar um clima de entendimento e colaboração entre ambas, que se traduza na criação de oportunidades de emprego para quem mais necessita.

 

Imagem de incorpora. org