12 Outubro 2017      11:00

Está aqui

O LICEU DE ÉVORA EM LIVRO

O livro Elites e Educação - o Liceu de Évora, da autoria de Fernando Luís Gameiro, investigador do Centro Interdisciplinar em História, Culturas e Sociedades da Universidade de Évora (CIDEHUS), é lançado no próximo dia 20 de outubro, na Pousada Convento dos Loios.

O livro, prefaciado por Helder Fonseca, "examina a relação entre as elites e a educação nos contextos europeu e português, destacando o caso do Liceu de Évora. Este instituto de ensino clássico assegurou uma posição cimeira em matéria de oferta educativa já que permitiu aos estudantes, oriundos maioritariamente das regiões do Alentejo e Algarve, a conclusão do ciclo de estudos secundários. Este facto garantiu, durante quase um século, o estatuto de exclusividade relativamente aos liceus da Região e assegurou à cidade de Évora a centralidade na função educativa abaixo do Tejo".

O livro surge na sequência da tese de doutoramento de Fernando Luís Gameiro, é editado pela Colibri e tem o apoio do CIDEHUS, da Direção Regional de Cultura do Alentejo e do Grupo Pestana.

A apresentação da obra, que encerra o ciclo comemorativo dos 175 anos do Liceu de Évora, estará a cargo dos professores catedráticos da Universidade de Évora Fátima Nunes e Helder Fonseca e a sessão é às 17h30.

Imagem de capa de virtualandmemories.blogspot.pt - Fotobiografia [de] Florbela Espanca. Lisboa: Dom Quixote, 1999, p. 107, com identificação dos seguintes elementos: (esquerda para a direita) Francisco da Cunha Marques, Alice Mendes de Morais Sarmento, Florbela Espanca, Lídia Amélia Nogueira, José Rodrigues Candeias, Joaquim da Cruz Margalho

CAPTCHA
Image CAPTCHA
Escreva o caracteres que vê na imagem do lado direito.