Tribuna Alentejo
duartecarrasquinho
Colunistas

Na Ponta da Navalha

Sempre tive interesse em perceber o último momento em que um acontecimento histórico podia ter sido travado ou desviado do rumo que tomou. Gosto de pensar nesses instantes decisivos em que tudo parece estar à ponta da navalha, onde uma escolha, mesmo pequena, poderia ter mudado o destino de milhões. São momentos quase invisíveis, perdidos na rotina do quotidiano, mas que acabam por se transformar em marcos fundamentais.

Recentemente cruzei-me com o livro Eles pensavam que eram livres, de Milton Mayer. Esta obra é considerada a primeira grande tentativa de análise sobre como foi possível o nazismo crescer e triunfar na Alemanha. O autor não escolhe grandes nomes da política, nem figuras militares de relevo. Mayer prefere olhar para o que chamamos “o homem comum”. O livro baseia-se em dez entrevistas a homens alemães aparentemente normais: homens com empregos banais, rotinas de trabalho, família, preocupações iguais às de qualquer um de nós.

O que mais me perturbou, ao ler o livro, foi perceber como a normalidade, em vez de proteger, pode tornar-se o espaço perfeito para a instalação do mal. Estes homens não eram monstros à partida; eram professores, comerciantes, funcionários. E, no entanto, alguns acabaram por se deixar seduzir pelo regime nazi, enquanto outros resistiram de forma mais tímida ou silenciosa.

Mayer mostra como, passo a passo, o quotidiano destas pessoas foi moldado pelo discurso de Hitler e pela máquina de propaganda que se infiltrava em todos os espaços da vida social. Pequenas concessões, justificações aparentemente inofensivas, a crença de que “não é assim tão grave” ou de que “vai passar” abriram caminho a uma aceitação cada vez mais profunda. A normalidade transformou-se, aos poucos, numa engrenagem que alimentava crimes terríveis.

O que mais impressiona no livro é a forma como cada um destes dez homens lidou, no fim da guerra, com a revelação sobre os campos de concentração e com os julgamentos de Nuremberga. Para alguns, o choque foi total, quase impossível de aceitar; para outros, prevaleceu a tentativa de negar ou relativizar. Essa ambiguidade é talvez a parte mais inquietante: perceber como é fácil, mesmo perante provas claras, encontrar desculpas para não enfrentar a realidade.

A leitura de Eles pensavam que eram livres é, acima de tudo, um alerta. Um retrato instantâneo de um grupo reduzido de alemães na sequência da queda do Terceiro Reich, mas que funciona como espelho universal. Mayer lembra-nos que qualquer sociedade, em qualquer época, pode ver pessoas comuns, muitas vezes sensatas, deixarem-se enredar por demagogos e populistas. E que, quando isso acontece, a linha que separa a vida quotidiana da cumplicidade com um regime criminoso pode desaparecer quase sem ser notada.

No fundo, a grande força deste livro não está apenas em contar o passado, mas em avisar o presente. É uma chamada de atenção para o perigo de acreditar que “isso não pode acontecer aqui” ou que “as pessoas não se deixam enganar outra vez”. A História, como Mayer nos mostra, não é feita apenas por líderes, mas por escolhas individuais, escolhas de gente comum, que, no silêncio dos dias, pode abrir ou fechar a porta à barbárie.

Artigos relacionados

O BCE sobe os juros. E agora?

Martinho Murteira

As democracias

Duarte Carrasquinho

CR7 e mais 10!

Tiago Salgueiro

Nas exéquias dum ido Ministério dos Negócios Estrangeiros

Frederico Carvalho

O 26 de abril

Duarte Carrasquinho

A inflação que não aparece nos discursos

Martinho Murteira