Tribuna Alentejo
comida
Baixo Alentejo

Moura recebe Bandeira de Mérito Social pela medida “Prato Quente”

A Câmara Municipal de Moura acaba de ser reconhecida com a Bandeira de Mérito Social, um reconhecimento atribuído pela Associação ANGES às iniciativas nacionais que promovem a inclusão e o bem-estar social.

Em comunicado, o município refere que esta distinção é concedida pela implementação da medida “Prato Quente”, “uma medida municipal que tem como missão combater a carência alimentar e o desperdício, envolvendo toda a comunidade no processo de recolha diária dos bens alimentares e sua distribuição na comunidade, através da mobilização de um grupo de voluntários, composto, atualmente, por 48 pessoas”.

A medida “Prato Quente” tem como objetivos “reduzir o desperdício alimentar, atenuar as carências alimentares na população e diminuir a quantidade de resíduos que, de outra forma, acabariam nos aterros sanitários, agravando o problema da gestão dos resíduos nas cidades”, acrescenta a mesma fonte.

O programa, promovido pela autarquia, é desenvolvido em parceria com diversas entidades locais, nomeadamente os supermercados Continente, Intermarché e Pingo Doce, bem como os refeitórios escolares, contando também com a colaboração do Centro Paroquial de Moura e as suas instalações para o acondicionamento e distribuição dos bens alimentares.

A medida “Prato Quente” permite “uma resposta eficaz e sustentada às necessidades da população ao nível da subsistência e garante, atualmente, apoio a 44 agregados familiares a que correspondem 85 indivíduos”, garante ainda o município.

Segundo o mesmo comunicado, “a obtenção da Bandeira de Mérito Social representa o reconhecimento do trabalho árduo e do compromisso do município na promoção da coesão social e da solidariedade”, num prémio que “reforça a importância de iniciativas que garantam dignidade e qualidade de vida a todos os cidadãos, especialmente aos mais vulneráveis”.

 

Fotografia de regiaodeleiria.pt

Artigos relacionados

KC-390 vão ser certificados em Beja. Base Aérea vai acolher formação e testes ao EMBRAER militar

Redação Alentejo

Câmara de Ourique transforma edifício municipal em cinco novas habitações para entregar a famílias

Redação Alentejo

Alqueva criou riqueza e modernizou a agricultura mas não fixou população nem combateu as desigualdades regionais, diz novo estudo

Redação Alentejo

Mulheres estrangeiras representam 30% das interrupções voluntárias da gravidez realizadas em Beja

Redação Alentejo

Escavações em Mértola revelam 46 sepulturas e vestígios com 2.700 anos

Redação Alentejo

Pescador ucraniano encontrado morto em tanque do bloco de rega de Rio de Moinhos, em Aljustrel

Redação Alentejo