9 Setembro 2020      10:19

Está aqui

Moura realiza 411 testes à covid-19 em todas as escolas do concelho

A Câmara Municipal de Moura vai fazer 411 testes para despiste da covid-19 a todo o pessoal docente e não docente das escolas do concelho, no âmbito do Programa de Adaptação Educativo do Baixo Alentejo à covid-19.

De acordo com o município, “até ao final da semana serão realizados os testes” à população dos Agrupamentos de Escolas de Moura e Amareleja e das Escolas Secundária e Profissional da cidade.

Este é um investimento da autarquia no valor de 55 mil euros, cujo programa está a ser operacionalizado pelo Centro Académico de Investigação e Formação Biomédica do Algarve-Algarve Biomedical Center, que já foi responsável pela realização de centenas de testes numa cooperação com a Comunidade Intermunicipal do Baixo Alentejo (CIMBAL), que visou, entre outros, bombeiros e utentes de lares.

Ainda segundo a câmara, este programa tem por objetivo “definir e implementar as medidas que visam contribuir para a existência de um ambiente educativo com a máxima segurança em termos de Saúde Pública”, ao maximizarem-se “as possibilidades existentes nos espaços físicos e adotando medidas que minimizem a possibilidade da transmissão” do vírus.

Adicionalmente, a estratégia que está a ser implementada inclui todos os intervenientes, “possibilitando o aproveitamento dos conhecimentos vivenciais e técnicos de todos”.

Entre diversas medidas, será possível “definir grupos para evitar o contágio cruzado, definir regras de entrada no estabelecimento de ensino, definir regras de circulação e utilização dos estabelecimentos de ensino, definir as regras de utilização dos espaços comuns, elaborar os planos de limpeza das instalações e de gestão de resíduos”, assim como construir Códigos de Conduta.

 

Fotografia de cm-moura.pt

CAPTCHA
Image CAPTCHA
Escreva o caracteres que vê na imagem do lado direito.