9 Setembro 2020      09:56

Está aqui

Projeto quer promover Património Cultural Imaterial do Alentejo

No âmbito do projeto “Alentejo, PATRIMÓNIOS”, da Direção Regional de Cultura do Alentejo (DRCAlentejo), vai realizar-se uma visita guiada no próximo dia 26 de setembro no Centro Cultural de Beringel, no concelho de Beja, subjacente ao tema “Do barreiro à cantarinha”.

De acordo com o Diário do Sul, o programa desta visita inclui um itinerário pelos Barros de Beringel, através de uma exposição, visualização de vídeo, visita a oficinas e à Igreja Matriz, prova de vinhos.

O projeto “Alentejo, PATRIMÓNIOS” tem como objetivo promover o Património Cultural Imaterial da Região e contempla, neste ano, quatro visitas temáticas, com o máximo de 14 participantes cada, mediante inscrição prévia através dos contactos gerais da DRCAlentejo.

Os principais objetivos deste projeto passam por mostrar a diversidade cultural da região, dignificar os atores do saber-fazer tradicional, valorizar o património imaterial e o território em todas as suas especificidades diferenciadoras e criar novas dinâmicas que ajudem o turismo e a economia locais. Tudo isto com a colaboração dos municípios e associações da região.

A primeira visita temática teve lugar em Alcáçovas, no mês de agosto, onde esteve em destaque a arte chocalheira, cujo fabrico viu, em 2015, o seu nome inscrito na lista da UNESCO do Património Cultural Imaterial da Humanidade.

Depois dos Barros de Beringel seguem-se, já no mês de outubro, as visitas em torno dos cereais e da molinagem no território do rio Mira, no dia 3, e dos Bonecos de Estremoz, no dia 17.

A iniciativa “Alentejo, PATRIMÓNIOS” está inserida no Programa de Promoção, Programação e Mediação no Património Cultural, da Direção Regional de Cultura, onde está incluído um ciclo anual de visitas guiadas ao património construído, um ciclo de Música nas Igrejas, ações de Sensibilização para a Educação Patrimonial, entre outras ações.

 

Fotografia de seminariodeangra.pt