Tribuna Alentejo
Alentejo Central

João Grilo eleito presidente da Federação Distrital de Évora do PS

O presidente da Câmara Municipal de Alandroal, João Grilo, foi eleito presidente da Federação Distrital de Évora do Partido Socialista, sucedendo no cargo a Luís Dias, atual deputado à Assembleia da República eleito pelo círculo de Évora.

Nas eleições internas realizadas na sexta-feira, o autarca reuniu 268 dos 272 votos expressos, registando-se apenas quatro votos em branco. De acordo com os dados divulgados pela estrutura distrital socialista, participaram no ato eleitoral 580 militantes.

A lista liderada por João Grilo conquistou igualmente a totalidade dos delegados ao Congresso Federativo da Federação Distrital de Évora do PS, agendado para o próximo dia 4 de julho, no Salão Central Eborense, em Évora.

Com 56 anos, João Grilo é professor de profissão e preside à Câmara Municipal de Alandroal desde 2017. Foi reeleito para o cargo nas eleições autárquicas de 2021 e 2025. Anteriormente, já tinha liderado o município entre 2009 e 2013, então eleito por um movimento independente.

Ao apresentar a candidatura à liderança da federação, o autarca defendeu a necessidade de preparar o partido para os desafios políticos dos próximos anos, apostando na mobilização dos militantes e na formação de novos quadros políticos para o distrito.

A eleição marca o início de um novo ciclo na estrutura socialista do distrito de Évora, após a decisão de Luís Dias de não se recandidatar ao cargo. O deputado manifestou publicamente apoio à candidatura de João Grilo, que foi a única apresentada às eleições internas.

Com este resultado, João Grilo reforça a sua influência política no Alentejo Central, assumindo a liderança da principal estrutura distrital do PS numa fase de preparação para futuros desafios eleitorais e de afirmação das prioridades socialistas para o distrito de Évora.

Artigos relacionados

Alentejo Central aprova orçamento de 18 milhões para 2027, de volta ao edifício sede que esteve em obras de reabilitação

Redação Alentejo

Arrancam obras para a ligação de energia ao novo Hospital Central do Alentejo. Linhas subterrâneas atravessam Évora e têm mais de 14 km de extensão

Redação Alentejo

Estremoz investe 430 mil euros na primeira fase da Mata Municipal

Redação Alentejo

Bloco de Esquerda alvo de quarta tentativa de arrombamento em Évora. Dirigentes locais apontam à extrema-direita

Redação Alentejo

Évora recebe especialistas de todo o País para discutir a inovação tecnológica na topografia

Redação Alentejo

Mercado Mensal de Évora muda para a zona da Horta das Laranjeiras a partir de 13 de Outubro

Redação Alentejo