21 Janeiro 2019      10:49

Está aqui

Já viu este sinal? É único no país e está em Évora

O sinal de perigo com um sapo na estrada que liga a A6 a Évora não é indiferente a ninguém, e está ali desde julho de 2018.

Já se viram sinais semelhantes com veados ou touros, como escreve a jornalista Céu Neves, na edição de ontem do DN, mas sapos é a primeira vez e, pelos vistos, a única. E nem sequer está ainda regulamentada, tal como outro sinal de trânsito tão exclusivo como o do sapo, um que tem um lince.

E embora um sinal de perigo signifique um alerta para os condutores, que assinala "condições particularmente perigosas", os sapos não parecem representar perigo para ninguém, excepto para si mesmo e se forem a passar a estrada. Por isso este sinal visa sobretudo chamar a atenção para os condutores que se encontram a circular em zona de charcos povoados por anfíbios (entre sapos e salamandras) e que morrem em grande quantidade naquela estrada, atropelados pelos automobilistas.

António Mira, investigador da Universidade de Évora, é o coordenador do projeto de preservação dos anfíbios, o LIFE Natureza e Biodiversidade, que promoveu a instalação dos sinais de trânsito e também a construção de passagens subterrâneas naquela estrada, para passagem dos pequenos bichos.

 

Siga o Tribuna Alentejo no  e no Junte-se ao Fórum Tribuna Alentejo e saiba tudo em primeira mão

 

 

 

 

CAPTCHA
Image CAPTCHA
Escreva o caracteres que vê na imagem do lado direito.