11 Janeiro 2020      12:30

Está aqui

Incêndios Austrália vs Incêndios Amazónia 

A Austrália viveu recentemente uma das suas piores temporadas de incêndios florestais, alimentados por temperaturas elevadíssimas e meses de seca extrema.

Os incêndios na Austrália consumiram quase 8 milhões de hectares (equivalente a quase a totalidade do território português), provocaram 24 mortos e mais de 1300 casas ardidas.

Esta foi efetivamente uma catástrofe com fortes repercussões. Não foram só os humanos e as suas casas a ser afectadas. Estima-se que morreram milhões de animais, incluindo animais domésticos, para além de centenas de milhares de animais selvagens feridos e deslocados. 

Milhares de australianos chegaram a manifestar-se para pedir a demissão do primeiro-ministro, Scott Morrison, devido à sua inação e insensibilidade em relação aos incêndios florestais e à falta de compromisso para com o clima. 

No entanto, a comunidade internacional tão-pouco condenou quaisquer inações ou insensibilidades do Sr. primeiro-Ministro australiano. Tanto a comunicação social, como os fazedores de opinião e políticos internacionais, pouco ou nada falaram sobre as verdadeiras causas desta problemática. A inação do governo australiano passou totalmente despercebida, deixando a “responsabilidade” desta tragédia à explicação (que agora serve para tudo) que se deve às alterações climáticas. Os governos e os seus governantes não são responsáveis por nada. 

Ainda há pouco tempo esta mesma comunidade internacional, os seus políticos, os seus fazedores de opinião, a sua comunicação social, tinham uma posição completamente diferente, aquando dos graves incêndios na Floresta da Amazónia Brasileira. O seu presidente, Jair Bolsonaro, foi considerado como o grande responsável dos incêndios na Amazónia, foi mesmo denominado de “fachista pirómano”. 

É por estas e por outras que estas entidades e personagens internacionais perdem totalmente a sua credibilidade. Não se pode chamar de “terroristas” a uns e “rebeldes” a outros, conforme as nossas maiores ou menores simpatias políticas. 

Uma coisa é certa, tantos os incêndios na Amazónia ou na Austrália são uma verdadeira barbárie ambiental. Tanto os senhores Morrisons e Bolsonaros, acompanhados de dezenas de péssimos líderes deste planeta, são verdadeiramente incompetentes para ajudarem a solucionar grande parte dos problemas com que nos confrontamos na actualidade.

E para esse mal, não sei qual é o remédio.

CAPTCHA
Image CAPTCHA
Escreva o caracteres que vê na imagem do lado direito.