Tribuna Alentejo
fronteira
Alto Alentejo

Fronteira assina contrato para nova ponte da Ribeira Grande

O contrato para a construção da nova ponte da Ribeira Grande, em Fronteira, vai ser assinado na sexta-feira, num investimento de cerca de cinco milhões de euros.

A informação foi avançada pela Infraestruturas de Portugal (IP) que, citada pela agência Lusa, referiu que a nova passagem vai substituir a ponte destruída pelo mau tempo em 13 de dezembro de 2022, considerada um ‘ex-líbris’ da região.

A IP explica que se encontra em fase de habilitação para assinatura do contrato, que posteriormente será submetido ao visto do Tribunal de Contas, prevendo-se que seja obtido “ainda antes do final deste ano”.

Trata-se de um procedimento de conceção/construção, pelo que, após o contrato ser visado pelo Tribunal de Contas, terá início a fase de elaboração do projeto de execução, “com um prazo previsto de 120 dias e mais 20 dias para aprovação”.

O contrato prevê também, segundo a IP, o desenvolvimento de um estudo ambiental, que será remetido para apreciação e decisão da Agência Portuguesa do Ambiente “sobre a necessidade ou não” de submeter o projeto a Avaliação de Impacte Ambiental, tendo em consideração a solução prevista, os impactos do projeto e a sua localização.

“Assim, não é ainda possível adiantar com rigor a data em que terá início da empreitada de construção, uma vez que está dependente do desenvolvimento destes processos”, pode ler-se em comunicado.

A segunda fase do projeto refere-se à empreitada de construção da uma nova travessia, que restabelecerá a “ligação definitiva” entre os aglomerados urbanos de Fronteira e Alter do Chão, e os acessos da povoação de Vale de Seda, aldeia do concelho de Fronteira, para a sede de concelho.

A futura ponte vai inserir-se “numa variante ao traçado atual”, visando melhorar as condições de circulação e segurança nas zonas marginais ao curso de água.

Vai ser “dimensionada para o aumento dos caudais” da ribeira, em situações de extrema pluviosidade e em linha com o objetivo da IP de incorporar nos projetos das novas infraestruturas os efeitos das alterações climáticas e a correspondente ocorrência, com maior frequência, de situações climatéricas anormais.

 

Fotografia de pinterest.co.uk

Artigos relacionados

Polícia espanhola distingue Comando Distrital da PSP de Portalegre e o agente principal João Aragonez

Redação Alentejo

Nuno Mocinha foi hoje absolvido pelo Tribunal de Portalegre. O autarca estava acusado de crime de prevaricação de titular de cargo público

Redação Alentejo

Portalegre mantém IMI mínimo e IRS nos 3,25% em 2027

Redação Alentejo

Festas do Povo de Campo Maior distinguidas com Prémio de Turismo em Espanha

Redação Alentejo

Alunos do Centro de Formação da GNR em Portalegre voltam às aulas mas praga de percevejos persiste no local

Redação Alentejo

Santa Casa de Campo Maior vai aproximar idosos e crianças, para recuperar laços como os dos avós e dos netos

Redação Alentejo