O Município de Estremoz instalou, no dia 21 de março de 2026, os primeiros sete contentores para recolha de têxteis usados no concelho, no âmbito de um acordo de colaboração com o Projeto Esperança – Cooperativa de Solidariedade Social. Está prevista a instalação de um total de 13 contentores, cuja manutenção e limpeza ficará a cargo do Projeto Esperança.
Os têxteis recolhidos serão encaminhados para famílias e entidades carenciadas. O excedente será destinado à reutilização e reciclagem. Os munícipes devem depositar roupa e calçado usados em sacos fechados dentro dos contentores, não sendo permitido retirar roupa ou abandonar sacos no exterior dos equipamentos.
Os sete contentores já instalados encontram-se nos seguintes locais: Rua Engenheiro André de Brito Tavares (junto ao Intermarché), Rua 20 de Janeiro (junto ao Pingo Doce), Bairro Casais de Santa Maria – Rua Machado dos Santos, Rua Professor Egas Moniz (junto à Escola Secundária Rainha Santa Isabel), Rua José Félix Ribeiro, Rossio Marquês de Pombal e Praça 1.º de Maio (junto ao Parque de Merendas, Arcos).
